A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS

2 RESUMO DO CURSO Este curso visa a qualificação de profissionais das áreas de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, vinculados ao CREFITO5/RS, que pretendam abrir uma clínica; àqueles que ocupam cargos de gerência ou assessoria junto a clínicas ou instituições de saúde correlatas; àqueles que pretendem expandir o seu negócio, no que diz respeito à estruturação e processo de gestão do empreendimento, capacitando-os para tomada de decisão gerencial.

3 OBJETIVO DO CURSO Ampliar os conhecimentos e fornecer ferramentas e conceitos que possibilitem um direcionamento para que os profissionais ligados ao CREFITO5/RS possam iniciar seu próprio negócio ou gerir com maior eficiência um empreendimento já existente.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao final do curso, os participantes deverão conhecer conceitos básicos de finanças, marketing, sistemas de qualidade e recursos humanos que os capacitarão para a implementação de planos de melhoria de seus negócios, potencializando as decisões estratégicas vinculadas ao negócio.

5 JUSTIFICATIVA Em pesquisas realizadas pelo SEBRAE, constata-se que 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação e que 71% delas não conseguem chegar ao quinto ano de vida. Umas das causas mais frequentes do fracasso está ligada, diretamente à dificuldade de utilização de ferramentas de gestão, à falta de habilidade administrativa, financeira, tecnológica e mercadológica. No campo da saúde, em especial da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, há o registro de profissionais no RS (CREFITO5/RS, Dez./2008). Somente em Porto Alegre, há profissionais registrados, contando com cerca de 615 empresas e/ou consultórios que prestam serviços especializados na área. Este curso justifica-se pela necessidade sempre presente de que o empreendedor e/ou gestor faça a estruturação do negócio e planejamento prévio de suas estratégias, adquirindo conhecimentos que possam auxiliá-lo na elaboração de planos futuros de negócio.

6 PÚBLICO ALVO Profissionais registrados junto ao CREFITO5/RS, empreendedores (reais ou potenciais), além de profissionais ligados ao gerenciamento de clínicas ou empresas ligadas ao ramo da Fisioterapia e/ou da Terapia Ocupacional. Pré-Requisito: Ter concluído graduação em Fisioterapia ou em Terapia Ocupacional

7 METODOLOGIA O curso será desenvolvido em momentos didáticos distintos com formato de módulos. As aulas seguirão o programa proposto a seguir, e serão ministradas pelo coordenador do curso de extensão e demais docentes integrantes da equipe de trabalho. Algumas aulas poderão ser expostas por colaboradores convidados. Carga horária: 40 horas/aula.

8 1º MÓDULO – 06 horas/aula FINANÇAS E TRIBUTOS PARA ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: - GERENCIAMENTO FINANCEIROS; - GERENCIAMENTO FINANCEIROS; - FLUXO DE CAIXA; - FLUXO DE CAIXA; - FORMAS DE FINANCIAMENTO; - FORMAS DE FINANCIAMENTO; - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FINANCEIRO; - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FINANCEIRO; - TRIBUTOS. - TRIBUTOS.

9 2º MÓDULO – 06 horas/aula RECURSOS HUMANOS PARA ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS; - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS; - NOVA LEI DE ESTÁGIOS; - NOVA LEI DE ESTÁGIOS; - TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO TRABALHISTA; - TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO TRABALHISTA; - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL; - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL; - PLANO DE CARGO E SALÁRIOS. - PLANO DE CARGO E SALÁRIOS.

10 3º MÓDULO – 06 horas/aula OPERAÇÕES E FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM SAÚDE: - PROCESSOS OPERACIONAIS EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE; - PROCESSOS OPERACIONAIS EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE; - PROCESSOS DA QUALIDADE. - PROCESSOS DA QUALIDADE.

11 4º MÓDULO – 06 horas/aula MARKETING ORGANIZACIONAL E PESSOAL EM SAÚDE: - PRINCÍPIOS DE MARKETING; - PRINCÍPIOS DE MARKETING; - MARKETING MIX; - MARKETING MIX; - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING; - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING; - MARKETING PESSOAL; - MARKETING PESSOAL; - ENDOMARKETING. - ENDOMARKETING.

12 5º MÓDULO – 06 horas/aula ECONOMIA DA SAÚDE: - SAÚDE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; - SAÚDE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; - DEMANDA POR SERVIÇOS EM SAÚDE; - DEMANDA POR SERVIÇOS EM SAÚDE; - CONCEITOS DE CUSTOS E TECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE. - CONCEITOS DE CUSTOS E TECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE.

13 6º MÓDULO – 06 horas/aula EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO PARA A SAÚDE: - ATIVIDADE EMPREENDEDORA NO BRASIL; - ATIVIDADE EMPREENDEDORA NO BRASIL; - PERFIL DO EMPREENDEDOR; - PERFIL DO EMPREENDEDOR; - METODOLOGIA DE ANÁLISE E SELEÇÃO DE NEGÓCIOS; - METODOLOGIA DE ANÁLISE E SELEÇÃO DE NEGÓCIOS; - ESTRUTURA SINTÉTICA DO PLANO DE NEGÓCIOS - ESTRUTURA SINTÉTICA DO PLANO DE NEGÓCIOS

14 7º MÓDULO – 04 horas/aula PALESTRAS E AVALIAÇÃO : –PALESTRAS COM ESPECIALISTAS CONVIDADOS SOBRE TEMAS EMERGENTES DA GESTÃO DE SAÚDE; –AVALIAÇÃO DO CURSO.

15 DIFERENCIAIS UFRGS CERTIFICAÇÃO IFRS (ampla validade em concursos públicos e no meio empresarial) ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO (salas climatizadas, dispondo de recursos multimídia, em área central de POA) QUALIFICAÇÃO E EXPERTISE DO CORPO DOCENTE

16 LOCAL DAS AULAS IFRS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA Av. Ramiro Barcelos, Auditório 1 Fone: (51) Professor Coordenador: Sérgio Wesner Viana


Carregar ppt "PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google