A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEM-VINDO AO JOGO DAS MALETAS!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEM-VINDO AO JOGO DAS MALETAS!"— Transcrição da apresentação:

1 BEM-VINDO AO JOGO DAS MALETAS!
PRESSIONE A TECLA F5 PARA INICIAR O MODO DE APRESENTAÇÃO EM SEGUIDA, PRESSIONE O BOTÃO PLAY

2

3 FIM

4 Considerando um DER genérico, a ordem
correta de criação das tabelas do modelo lógico é apresentada na alternativa: 1 n B A H I C . D E F G A, B, C, D, E, F, G, H, I A, B, D, C, E, F, G, I, H A, I, B, D, H, G, E, F, C A, B, D, E, F, H, I, C, G A, B, D, C, E, G, F, H, I

5 Com relação ao diagrama ER abaixo é possível afirmar:
Um departamento pode não ter nenhuma disciplina associada a ele. Uma disciplina pode estar associada a um único curso. Pode ter cursos sem alunos. Um aluno pode estar inscrito em mais de um curso. Um departamento precisa ter no mínimo uma disciplina.

6 [CESGRANRIO-PETROBRÁS] Uma empresa de geração de energia deseja armazenar um
conjunto de dados importantes sobre os tipos de energia com que trabalha e os seus campos de geração. Cada tipo de energia possui um código (identificador único), um nome e uma descrição. Além disso, cada campo de geração possui um código (identificador único), um nome, uma região e um valor médio por kW. Assume‐se que: cada campo de geração de energia é de um, e somente um, tipo de energia; pode existir mais de um campo de geração para cada tipo de energia; podem ser previstos alguns tipos de energia para os quais ainda não existem campos de geração. Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito anteriormente: TipoEnergia (codigo, nome, descricao) CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW) Observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração. Qual diagrama de entidade relacionamento é adequado para modelar o problema?

7 TipoEnergia (codigo, nome, descricao)
[CESGRANRIO-PETROBRÁS] Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito anteriormente: TipoEnergia (codigo, nome, descricao) CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW) observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração. Qual comando SQL padrão apresenta, para cada tipo de energia, seu código, seu nome e o valor mínimo do conjunto de valores médios por kW (valorMedioPorkW) dos campos de geração associados a esse tipo de energia? SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia GROUP BY te.codigo, te.nome; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg HAVING te.codigo=cg.codigoTipoEnergia; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg GROUP BY te.codigo, te.nome HAVING te.codigo=cg.codigoTipoEnergia; SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia GROUP BY te.codigo, te.nome HAVING MIN (cg.valorMedioPorkW)= cg.valorMedioPorkW;

8 [CESGRANRIO-PETROBRÁS] Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito
anteriormente: TipoEnergia (codigo, nome, descricao) CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW) observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração. Qual comando SQL padrão retorna o código e o nome (somente) de todos os tipos de energia que possuem, pelo menos, um campo de geração em uma região chamada 'Santos'? SELECT * FROM TipoEnergia WHERE codigo IN (SELECT codigoTipoEnergia FROM CampoGeracao WHERE regiao = 'Santos'); SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te WHERE te.codigo IN (SELECT cg.codigo FROM CampoGeracao cg WHERE cg.regiao = 'Santos'); SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigo AND cg.regiao = 'Santos'; SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia AND cg.regiao = 'Santos'; SELECT DISTINCT te.* FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE e.codigo=cg.codigoTipoEnergia AND cg.regiao = 'Santos';

9 a chave primária da tabela Amostra precisaria ser composta.
[CESGRANRIO – INEA] Com base nas informações a seguir, responda a questão. Um órgão ambiental realiza periodicamente uma série de análises de diferentes tipos nos animais de uma região. Para isso, os técnicos ambientais coletam amostras, de tempos em tempos, de células de animais. Cada amostra é um conjunto de células de um mesmo animal. Sabe‐se que a mesma amostra pode ser utilizada para mais de um tipo de análise e que cada tipo de análise precisa de um conjunto de instrumentos. As tabelas apresentadas a seguir foram propostas pelo Analista de Sistemas do órgão ambiental. Animal ( codigo, nome, especie, regiaoGeografica ) Amostra ( codigo, codigoAnimal, dataColeta, volume ) TipoAnalise ( codigo, nome, instrumentos, procedimento ) ResultadoAnalise ( codigoAmostra, codigoTipoAnalise,percentualAgua, percentualCarbono, dataResultado ) Suponha que uma amostra pudesse ser composta por peles de mais de um animal. Nessa situação, a chave primária da tabela Amostra precisaria ser composta. a chave primária da tabela Animal precisaria ser composta. a tabela Animal precisaria ser alterada para indicar quais animais pertencem a uma determinada amostra. o modelo ER ficaria inalterado, mas o relacional seria alterado. uma nova tabela precisaria ser criada.

10 [CESGRANRIO ‐ BNDES] Seja o seguinte grupo de tabelas de um sistema:
fabricante (idfabricante, nome, endereço) peça (idmodelo, nome, descrição) constrói (idmodelo (FK), idfabricante (FK), data, quantidade, cor) Um programador monta a seguinte consulta SQL: Qual o retorno dessa consulta? Os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade total de peças construídas na cor vermelha, desde que, em cada data, a quantidade construída seja maior que 10; o relatório estará ordenado de forma descendente pela quantidade de peças construídas. Os nomes dos fabricantes que já construíram mais de 10 modelos diferentes de peças na cor vermelha e a quantidade de modelos diferentes, mostrando a lista ordenada de forma descendente pela quantidade. Os nomes dos fabricantes que já construíram pelo menos uma peça na cor vermelha; o relatório estará ordenado de forma descendente na quantidade de modelos diferentes construídos. Todos os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade de modelos diferentes de peças vermelhas que já construíram; se um fabricante nunca construiu uma peça na cor vermelha, a contagem mostrará zero. Todos os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade de modelos diferentes construídos, não importando a quantidade de peças, cor ou a data da construção; o relatório estará ordenado de forma descendente na quantidade de peças.

11 é a mais adequada para descrevê-lo?
Considerando o diagrama entidade-relacionamento, qual a descrição apresentada é a mais adequada para descrevê-lo? Emp cd_Emp Maquina cd_Maquina Depto cd_Depto (0,n) (1,1) Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas, cada máquina é utilizada por um empregado ou fica ociosa. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas que podem ser utilizadas por vários empregados independentemente de onde estão lotados, mas existe uma máquina específica para cada empregado, o que pode ocorrer é um revezamento de horário para utilização da máquina. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas que podem ser utilizadas por todos empregados independentes de onde estão lotados, não existe uma máquina específica para cada empregado. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas, onde cada máquina pode ser utilizada por apenas um empregado, independentes de onde estão lotados. Um departamento é lotado por vários empregados e possui diversas máquinas , sendo que as máquinas podem ser utilizadas por mais de um departamento, podem se tratar de computadores móveis e com softwares específicos. Um empregado pode utilizar diversas máquinas, mas uma máquina só é utilizada por um único empregado ou fica ociosa.

12 São características dos modelos conceitual, lógico e físico, respectivamente:
Representado pelo DER, Transforma o DER em tabelas, Independe totalmente do SGBD. Independe do SGBD utilizado na implementação, Transforma o DER em tabelas, Depende totalmente do SGBD. Representado pelo DER, Transforma o DER em tabelas, Segunda etapa do Projeto de banco de dados. Depende do SGBD utilizado na implementação, Transforma o DER em tabelas, Independe totalmente do SGBD. Representado pelo DER, Segunda etapa do Projeto de banco de dados, Independe totalmente do SGBD.

13 100

14 100

15 50

16 50

17 175

18 175

19

20

21 75

22 75

23 150

24 150

25 25

26 25

27 225

28 225

29 200

30 200

31 Ajuda F5 – Inicia o jogo – – botão Play – botão Ajuda – Maleta
– botão Retornar – botão FIM A finalidade do jogo é pontuar 1000 pontos. O jogo tem início quando a tecla F5 é pressionada. O Power Point entra no modo de Apresentação de Slides. Em seguida o jogador deve pressionar o botão Play, disponível na tela inicial do jogo. Ao pressioná-lo será solicitado que digite seu nome. Um tabuleiro com 9 maletas será apresentado. Cada uma tem uma cor e corresponde a um valor em pontos. Ao clicar sobre uma maleta, será aberto o conteúdo da maleta contendo uma questão com 5 alternativas. O jogador deve ler atentamente a questão e suas alternativas e escolher a mais adequada. Ao escolher a resposta certa o jogador fará o número de pontos que vale a maleta, se escolher a resposta errada deixa de ganhar os pontos. O Jogo pode ser finalizado a qualquer momento, ao pressionar o botão FIM será exibida uma mensagem com o total de pontos.


Carregar ppt "BEM-VINDO AO JOGO DAS MALETAS!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google