A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe das Aves Reino Animal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe das Aves Reino Animal."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe das Aves Reino Animal

2 Características Gerais São endotérmicos (mantém a temperatura do corpo constante). Presença de bico, asas e penas. Possuem fecundação interna. Colocam ovos (ovíparos).

3 O voo das aves O voo é uma característica marcante nas aves. Emas e pinguins não voam, mas todas as aves possuem quatro apêndices locomotores (pernas e asas) Fatores que auxiliam o voo das aves:  Sistema respiratório.  Ausência de bexiga urinária e dentes (o que reduz sua massa corpórea)  Ossos pneumáticos (imagem).

4 Revestimento do Corpo Coberto basicamente por penas que se desenvolvem a partir da pele. Também é da pele que saem as ‘escamas’ que recobrem as pernas, e as garras das pontas dos dedos. Uma secreção produzida em glândulas da região traseira do animal, impedem que as penas fiquem encharcadas e que sua secagem seja rápida. Essas glândulas são chamadas uropigianas.

5 Modos de locomoção Para se locomover as aves, voam, caminham, nadam e até correm. Quiuí – ave que não voa.

6 Respiração As aves respiram por pulmões ligados aos sacos aéreos (que aumentam a entrada de ar para os pulmões), garantindo assim uma respiração eficaz mesmo durante o voo.

7 Reprodução Assim como os répteis, os ovos das aves tem a mesma estrutura, uma casca que protege o embrião e dentro do ovo há material nutritivo. A casca dos ovos das aves permite a passagem de ar. Ao menos um dos pais cuida dos ovos (choca) e quando os filhotes nascem eles precisam ser alimentados porque são indefesos e ainda não conseguem voar. O canto, ‘dança da corte’ e a construção do ninho são característicos na fase da reprodução.

8 Alimentação O bico das aves é determinante para o tipo de alimentação que ela apresenta. O alimento faz o seguinte caminho: BICO  ESÔFAGO  ESTÔMAGO  INTESTINO. Obs: Em muitas espécies, o esôfago se dilata formando o PAPO, onde o alimento fica armazenado. O estômago é dividido em duas regiões: uma que fornece substâncias para a digestão (proventrículo), e outra que que tritura o alimento (A MOELA). O intestino termina em um CLOACA (bolsa na qual desembocam também os ductos urinários e reprodutivos) Ler texto da página 284 sobre alimentação das aves


Carregar ppt "Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe das Aves Reino Animal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google