A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como apresentar um trabalho num Congresso Científico:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como apresentar um trabalho num Congresso Científico:"— Transcrição da apresentação:

1 Como apresentar um trabalho num Congresso Científico:
ELABORAÇÃO DE RESUMO Profa. Dra. Luciene Simões – fonte

2 Por que se consolidou a prática de divulgar resumos?
Em congressos científicos, o número de trabalhos submetidos e apresentados é enorme: as comissões precisam selecionar os trabalhos e cada participante tem que montar sua própria programação; tudo será feito a partir da leitura dos resumos. O volume da pesquisa realizada internacionalmente é enorme: o resumo é o ponto de partida da pesquisa bibliográfica

3 RESUMO ESTRUTURADO resumo de 250 palavras
deve ser dividido em sessões separadas: objetivos, métodos, resultados e conclusões abreviações e referências a números e tabelas não devem ser utilizadas no resumo The American Journal of Gastroenterology

4 Lições do Resumo Estruturado
Os congressos e publicações limitam a extensão do resumo CONCISÃO E OJETIVIDADE (conceber o resumo como um parágrafo coeso e contar palavras) O resumo é a porta de entrada para seu trabalho: “isca” O assunto é o trabalho que VOCÊ fez, não os antecedentes, a justifi-cativa, as referências ou mesmo os dados

5 Conteúdos Fundamentais do Resumo:
Objetivos (o que, para quê?) Métodos (como?) Resultados (a que chegamos?) Conclusões (como o que obtivemos conversa com os objetivos?)

6 Perguntas freqüentes E se meu trabalho não é “experimental”?
Você também deverá ter objetivos, método de trabalho, resultados e conclusões: essas são palavras bem amplas Talvez seja mais importante para você mencionar referências: elas poderão ser os dados ou limitar a abordagem e o método E se ainda não tenho resultados? Seu trabalho está “em andamento”: dê destaque a esse fato Apresente resultados preliminares ou parciais, se os tiver Se não, descreva as etapas já cumpridas, avalie o trabalho e sinalize seus rumos

7 QUALIDADES DO TEXTO CLAREZA: não seja pomposo, nem rebuscado; inclua terminologia específica Procure utilizar frases pouco extensas e em ordem direta Prefira pessoas do discurso neutras: o resumo versa sobre o trabalho, o trabalho é o “personagem” SIMPLICIDADE aliada à RELEVÂNCIA e SABER ESPECÍFICO CAPRICHO: revise o texto!

8 ASPECTOS FORMAIS DO RESUMO PARA O SIC
TÍTULO DO TRABALHO (em negrito e letras maiúsculas) Autor (es) (em itálico e caixa baixa) Professor orientador (em itálico e cx baixa) (Unidade e universidade a que o aluno está vinculado) (redondo, entre parênteses) Texto (novo parágrafo, num único bloco justificado) (Fonte financiadora) (se houver, entre parênteses)

9 MODELO DE RESUMO VIABILIDADE DO SÊMEN SUÍNO ARMAZENADO A 5ºC APÓS INCUBAÇÃO A 17ºC OU RESFRIAMENTO LENTO. Luiz F. Lecznieski, Lia H. Katzer, Adriana Padilha, Ivo Wentz, Fernando P. Bortolozzo, Mari L. Bernardi (Setor de Suínos, FAVET; Deptº de Zootecnia, FAGRO- UFRGS).

10 OBJETIVOS Um problema considerável na inseminação artificial de suínos com sêmen resfriado é o de como prolongar a viabilidade espermática além de três dias de armazenamento a 17ºC. Teori-camente, a redução da temperatura possibi-litaria um aumento do período de conservação das doses de sêmen, devido ao seu efeito de desaceleração dos processos metabólicos celulares. O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito da incubação por 24h a 17ºC e da descida lenta da temperatura sobre a viabilidade do sêmen armazenado a 5ºC.

11 METODOLOGIA Foram coletados 5 ejaculados de cada um dos 6 machos, sendo o sêmen diluído a 35ºC, em BTS. Os 30 ejaculados diluídos foram fracionados em amostras de 100mL, contendo 3 x 109 espermato-zóides, que foram distribuídas nos seguintes trata-mentos: T1- armazenamento direto a 17ºC; T2- in-cubação por 24h a 17ºC e posterior armazenamen-to a 5°C; T3- armazenamento a 5ºC, sendo as amostras colocadas em recipiente com água a 20ºC, dentro de uma incubadora a 5ºC, de modo a obter uma queda lenta de temperatura. As amos-tras foram avaliadas, em termos de motilidade (Mot), integridade de membrana (IM) e acrosso-mas normais (NAR), a cada 24h, a partir de 48h de armazenamento, durante 120h.

12 RESULTADOS Apesar do NAR ter sido similar para todos os tratamentos, a Mot e a IM foram superiores (P<0,05) para o armazenamen-to a 17ºC, não havendo diferença entre os tratamentos cujas amostras foram arma-zenadas a 5ºC. Isto mostra que, quando armazenado a 5ºC, o sêmen pode ser incubado a 17°C por 24h ou ser resfriado lentamente.

13 CONCLUSÕES A constatação de que a viabilidade do sêmen mantido a 17ºC é superior à do mantido a 5ºC indica a necessidade de otimizar o resfriamento até 5ºC ou de se investigar a viabilidade do armaze-namento em temperaturas entre 5 e 17ºC. (PIBIC-CNPq/UFRGS)

14 MODELO: dúvidas freqüentes
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA CRIAÇÃO OU RECRIAÇÃO COTIDIANA. Débora R. da Silva Neto, Ivane R.C. Hernández, Jocelyne Bochese, Elaine T. Faria, Marlene Correro Grillo, Délcia Enricone. (Faculdade de Educação, PUCRS)

15 OBJETIVOS Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a transposição didática na ação pedagógica universitária, que mudanças o professor efetua no conhecimento ao tratar pedagogicamente os conteúdos e como possibilita ao aluno a construção do conhecimento.

16 METOLOGIA É utilizada uma abordagem qualitativa, com análise das respostas dos docentes a entrevistas semi-estruturadas sobre o cotidiano da sala de aula. Participam da investigação quinze professores universitários com, no mínimo, cinco anos de docência.

17 RESULTADOS (???) Nesta etapa do projeto, as informações estão sendo submetidas a uma análise de conteúdo e apontam, ainda que provisoriamente, a emergência de três categorias de análise: conhecimento profissional docente, bases lógico-psico-sociológicas da organização do conteúdo e construção do conhecimento discente.

18 CONCLUSÕES (???) A investigação está, ao mesmo tempo, indicando que, no processo de transposição didática, o professor tem um decisivo papel mediador, caracterizando-se como um profissional reflexivo, reconstruindo e reavaliando permanen-temente sua prática.

19 EM RESUMO: Um bom resumo permite aos leitores identificar rápida e precisa-mente o conteúdo de um documento, determinar sua pertinência para seus interesses e, assim, decidir se têm que ler o trabalho em sua totalidade. O resumo deve a) indicar os objetivos principais e o alcance da investigação, b) descrever os métodos empregados, c) resumir os resultados e d) enunciar as conclusões principais.

20 O resumo NÃO deve exceder 250 palavras, apresentar informação e conclusão que não figurem no trabalho ou citar referências bibliográficas (a não ser em casos raros, bem motivados). Ao escrevê-lo, PENSE em cada palavra. Se você pode expor o que fez em 100 palavras, não há razão para usar 200. O uso de construções prolixas, a verbosidade, não são úteis no resumo. Robert May Como escribir y publicar trabajos científicos. Washington, PAHO


Carregar ppt "Como apresentar um trabalho num Congresso Científico:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google