A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato."— Transcrição da apresentação:

1 18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato dos Santos

2 18/04/2004 Andreia I. Santos Enfoque  Avaliação online: o que envolve?  Avaliação como abordagem de ensino & avaliação como força disciplinar  O ensino colaborativo e as suas implicações na avaliação  Estudo de caso  Considerações finais

3 18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação: o que envolve? Decisões governamentais Práticas institucionais Disponibilidades tecnológicas Objetivos do processo ensino- aprendizagem

4 18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação como força disciplinar & abordagem de ensino  Design de curso Força disciplinar  Voltado para a avaliação e resultados  Vigilância (Land and Bayne 2001) conceito baseado em Foucault

5 18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação como força disciplinar & abordagem de ensino Abordagem de ensino  Foco no processo  Oportunidade

6 18/04/2004 Andreia I. Santos O ensino colaborativo e práticas de avaliação online Construtivismo: a aprendizagem é um processo social “ Aqui é a Raquel de novo. Eu estou começando a me desesperar por nao ter notícias de vocês. Eu não consegui acessar os meus s no endereço da universidade e por causa disso não sei o que está acontecendo no grupo. Vocês já decidiram quem faz o quê? Vocês podem me atualizar, por favor, eu quero contribuir.” Aluna em curso online

7 18/04/2004 Andreia I. Santos Alternativas… Weller (2000) sugere: “Portfolios”, avaliação anônima entre alunos, foco no processo (qualidade da participação  Triangular os processos de avaliação  Negociação entre professor (tutor) – aluno  Auto-avaliação (aprendizagem reflexiva)

8 18/04/2004 Andreia I. Santos Estudo de Caso (MSc) “Teaching Methods as Social Practices: a virtual learning environment experience” Orientação: Dra. Mary Lea Curso de pós-graduação oferecido em 2003 na faculdade de educação e estudos da linguagem da Open University - UK (FELS) Objetivo: identificar os discursos que constituem os discursos de ensino da instituição

9 18/04/2004 Andreia I. Santos Discursos  Discurso do capitalismo  Discurso da globalização  Discurso de qualidade  Discurso de abertura (openness) Filosofia da aprendizagem independente

10 18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação….  Aprendizagem com foco em resultados e não no processo (controle de qualidade?)  Trabalhos pré-estabelecidos Palavra-chave na maximização de cursos com recursos tecnológicos: negociação

11 18/04/2004 Andreia I. Santos Em resumo…  Análise dos objetivos institucionais e do público-alvo  Design de curso reflexivo  Princípios andragógicos  Aculturamento

12 18/04/2004 Andreia I. Santos … Andreia Inamorato dos Santos The Open University IET – Institute of Educational Technology


Carregar ppt "18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google