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Neste seminário, você vai conhecer benefícios do exercício físico, segundo Ellen White. Vamos estudar o tipo, a freqüência, a intensidade e a qualidade.

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2 Neste seminário, você vai conhecer benefícios do exercício físico, segundo Ellen White. Vamos estudar o tipo, a freqüência, a intensidade e a qualidade do exercício físico capaz de condicionar e revigorar a mente e o espírito.

3 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (I Cor. 9:24 e 25).

4 A vida de um atleta requer uma severa preparação. Só assim é possível vencer e ganhar o prêmio. A vida de um cristão também deve ser assim.

5 Precisamos ter moderação nos alimentos e nas bebidas, praticar atividades físicas a fim de fortalecer o corpo. A partir daí, estaremos habilitados para uma comunhão plena com Deus.

6 O vigor mental e o espiritual dependem do exercício. Fazer uma atividade física é um dos recursos de saúde que tem maior impacto no corpo na mente e no espírito.

7 Quais são os benefícios do exercício físico regular?

8 No organismo

9 - Favorece a digestão;

10 No organismo - Favorece a digestão; - Melhora a circulação do sangue;

11 No organismo - Favorece a digestão; - Melhora a circulação do sangue; - Melhora a secreção de todas as substâncias reguladoras do organismo;

12 No organismo - Favorece a digestão; - Melhora a circulação do sangue; - Melhora a secreção de todas as substâncias reguladoras do organismo; - Fortalece os músculos, os ossos e o sistema imunológico;

13 - Diminui o colesterol negativo e a pressão arterial; - Contribui para a redução de peso e manutenção do peso ideal.

14 Na mente

15 - Dá uma sensação de bem-estar, tira a sonolência e o cansaço;

16 Na mente - Dá uma sensação de bem-estar, tira a sonolência e o cansaço; - Melhora as atitudes ante a vida; acondiciona a mente para o estudo;

17 Na mente - Dá uma sensação de bem-estar, tira a sonolência e o cansaço; - Melhora as atitudes ante a vida; acondiciona a mente para o estudo; - Alivia o estresse, combate a depressão, aumenta o nível de energia psicológica;

18 - Predispõe a mente para a meditação e produz um sono reparador;

19 - Predispõe a mente para a meditação e produz um sono reparador; - Aumenta a vigor sexual e reduz os níveis de ansiedade

20 Na vida espiritual

21 - Predispõe o espírito para o estudo da Bíblia e para a oração;

22 Na vida espiritual - Predispõe o espírito para o estudo da Bíblia e para a oração; - Cria as condições apropriadas para o jejum e a meditação;

23 Na vida espiritual - Predispõe o espírito para o estudo da Bíblia e para a oração; - Cria as condições apropriadas para o jejum e a meditação; - Predispõe a mente para entrar em contato com o Espírito Santo, realizando uma atividade devocional de qualidade.

24 Qual o impacto do exercício na postura do ser humano? O exercício estimula nosso cérebro a produzir endorfinas. Elas são são importantes para controlar a dor e regular a pressão do sangue e a temperatura corporal.

25 Além disso, durante o estresse a pessoa que segrega endorfina apresenta uma reação baixa da pulsação cardíaca. Antes e durante o período de recuperação do estresse, o produtor de endorfina tem menor pressão arterial.

26 As endorfinas são dezenas de vezes mais poderosas que a heroína e a morfina. Em termos de poder estimulante têm um impacto tremendo na atitude, na vontade e na perspectiva mental.

27 As endorfinas nos fazem sentir bem. Dá uma sensação de bem- estar e paz, ajudando a diminuir nossos problemas à sua verdadeira dimensão.

28 Se as endorfinas são tão importantes como podemos produzi-las? A oração, a meditação, o amor, o sorriso e a atitude positiva são estimúlos que produzem endorfina. Além disso, o exercício aeróbico feito regularmente é capaz de produzir quantidades significativas de endorfinas

29 Alguns exemplos de exercícios aeróbicos:

30 - Trabalhar no campo, isto é, cultivar sistematicamente a terra

31 Alguns exemplos de exercícios aeróbicos: - Trabalhar no campo, isto é, cultivar sistematicamente a terra - Caminhar

32 Alguns exemplos de exercícios aeróbicos: - Trabalhar no campo, isto é, cultivar sistematicamente a terra - Caminhar - Subir colinas

33 Alguns exemplos de exercícios aeróbicos: - Trabalhar no campo, isto é, cultivar sistematicamente a terra - Caminhar - Subir colinas - Pular corda

34 Alguns exemplos de exercícios aeróbicos: - Trabalhar no campo, isto é, cultivar sistematicamente a terra - Caminhar - Subir colinas - Pular corda - Andar de bicicleta.

35 O exercício do tipo aeróbico produz grande quantidade de consumo de oxigênio, o que favorece a produção de endorfinas.

36 Quais são as condições para transformar um exercício comum em exercício aeróbico?

37 Freqüência. Pelo menos quatro vezes por semana. Uma vez por semana ajuda, mas é insuficiente.

38 Tempo do exercício aeróbico. Faça um pré-aquecimento e depois faça pelo menos 35 minutos de exercício.

39 Curiosidade: Durante os primeiros sete minutos de exercício você consome glicose circulante. Daí em diante, se continuar o exercício, você consumirá a gordura armazenada. Esse processo completo ocorre com o consumo abundante de oxigênio.

40 Intensidade. O exercício deve ser pelo menos com intensidade moderada.

41 O exercício aeróbico deve produzir suor em abundância. Isto é sinal seguro de secreção de endorfina.

42 Depois de tudo isso observe os resultados. O normal é a pessoa após uma ducha sentir-se bem relaxado. Assim, os problemas da vida aparecerão menos avassaladores.

43 A endorfina ajuda a ver os problemas na sua verdadeira dimensão ao passo que provem energia suficiente, força e entusiasmo para continuar as tarefas da vida diária.

44 Uma dica importante aos estudantes: O exercício aeróbico provê a oportunidade de relaxar facilitando o estudo sem tensões nem pressões emocionais. Além disso, o efeito da endorfina produz energia para enfrentar todos os desafios acadêmicos.

45 Ao introduzir o exercício aeróbico não deixe nada atrapalhar. Faça com perseverança, de maneira progressiva, e os resultados virão como conseqüência.


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