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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM INDIVIDUAL

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Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM INDIVIDUAL"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM INDIVIDUAL

2 EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
CONHECIMENTO INDIVIDUAL Aprendizagem Individual CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL Aprendizagem Organizacional CONHECIMENTO SOCIAL Aprendizagem de um todo

3 APRENDIZAGEM INDIVIDUAL

4 Aprendizado Individual
Mussak diz: “Conhecimento não se transfere, mas se constrói” A aprendizagem individual não é mais do que a capacidade de reter a informação e gerar nova a partir desta. É a memória trabalhando para traduzir as imagens mentais em conhecimento tácito, implícito ou explícito.

5 Aprendizado Individual
Olhar para dentro de sí mesmo QUERER MUDAR Refletir criticamente sobre o comportamento DESENVOLVER ATITUDES E HABILIDADES Mudar a conduta AGIR DE FORMA NOVA Analisar como era, como ficou e tentar melhorar novamente ANÁLISE DO TODO

6 Formas de aprendizado Ciclo único (single loop learning)
Sem questionamento na ação que funciona normalmente Ciclo duplo (double loop learning) Raciocínio aplicado no planejamento e execução da ação

7 Trabalhador do Conhecimento
Profissional especializado Eficácia no trabalho Relacionamento construtivo Reflexão organizacional Domínio técnico Saber trabalhar em equipe Com clientes e parceiros Agir de maneira crítica e alterar quando necessário

8 Dificuldades do aprendizado
Profissionais especializados dificilmente aceitam os erros Em um processo de mudança não se sentem à vontade Acham que estão ameaçados e com sentimento de culpa Desenvolvem a reflexão do baixo desempenho

9 Valores básicos para aprender a aprender
Preservar o controle unilateral; Maximizar as “vitórias” e minimizar as “derrotas”; Reprimir os sentimentos negativos; Ser tão racional quanto possível. Definir objetivos claros e avaliar o próprio comportamento em termos de consecução ou não desses objetivos Esses valores servem para evitar embaraços, ameaças, vunerabilidade ou incompetência.

10 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

11 O Conceito de Aprendizagem Organizacional
O Termo WeicK e Westley (1996) Aprender ≠ Organizar Reestruturar Planificar Desorganizar Estruturar Inovar Padronizar Mudar Diferentes Terminologias Organizational learning : Peter Senge (1990) Learning organization: Argyris e Schön (1978), Fiol e Lyles (1985), Huber (1991) e Cohen & Sproull (1996) Learning Company: Pedler et al. (1997) Organizational learning systems: Nevis et al. (1995) Organizacões qualificantes: Stahl et al. (1993)

12 O Conceito de Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem organizacional é um processo social que ocorre em uma comunidade de prática. (SCHEIN, 1996). Para Garvin (2005), aprendizagem organizacional é uma organização que aprende e que possui habilidades na criação, aquisição e transformação do conhecimento, assim como na modificação de seu comportamento para refletir os novos conhecimentos e insights. Forma adotada pelas organizações para construir, suplementar e organizar o conhecimento e as rotinas e adaptar e desenvolver a eficiência organizacional através das capacidades da sua força de trabalho (DODGSON, 1993) Para BiBella et all (2005), Aprendizagem organizacional é a capacidade (ou processo) em uma organização que mantém ou aumenta o desempenho baseado na experiência. O conceito inclui a aquisição, o compartilhamento e a utilização de conhecimento.

13 A organização que aprende
Ação Organizacional Objetivo traçado Resultado desejado Mudança Contínua

14 Conhecimento Organizacional
É a capacidade de executar coletivamente tarefas que as pessoas não conseguem fazer atuando de forma isolada. Explícito Tácito O conhecimento tácito é fundamental para tornar o conhecimento explícito útil. Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeguchi

15 A organização que aprende
Tácito (Subjetivo) Explícito (Objetivo) Conhecimento da experiência Conhecimento simultâneo Conhecimento analógico Conhecimento da racionalidade Conhecimento seqüencial Conhecimento digital Prática Teoria

16 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Como as Organizações Aprendem Não acontece por acaso Resulta do desempenho/habilidades específicas Necessita ações disciplinadas Necessita ambiente propício O papel do aprendizado organizacional é ajudar as Organizações a superarem seus limites e tornarem-se melhores

17 A organização que aprende
“A organização que aprende é a que dispõe de habilidades para criar, adquirir e transferir conhecimentos, e é capaz de modificar seu comportamento, de modo a refletir os novos conhecimentos e idéias.” Garvin As Organizações que Aprendem se desenvolvem pela ação e intenção humana e não pelo acaso.

18 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Porquê Aprender? Porque aprender mais rápido que os concorrentes é uma significativa vantagem competitiva Porque o conhecimento é o principal ativo das organizações Porque os negócios estão mais complexos e dinâmicos Porque as organizações precisam manter-se em evolução

19 Renovação do Conhecimento
Realizar novas tarefas e dar conta das antigas com mais rapidez e eficácia.

20 Renovação do Conhecimento
O aprendizado nas organizações é normal, ele ocorre ciclicamente, porem dificilmente é planejado e administrado para que aconteça processos alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.

21 Processos do Conhecimento
Processos coletivos Processos Individuais Aquisição de conhecimentos Partilha de conhecimentos Memória organizacional Utilização de conhecimentos Resolução sistémica dos problemas Experimentação com novos enfoques Aprendizagem com a experiência passada Aprendizagem com experiência de outros Transferência de conhecimentos Domínio pessoal Modelos Mentais Visão compartilhada Aprendizagem em equipe Pensamento sistêmico Leithwood et al Huber Garvin Senge

22 Perfil das Organizações que aprendem
O aprendizado não é meramente reativo mas sim intencional, eficaz e conectado ao objetivo e à estratégia da organização. O aprendizado é oportuno, prevendo os desafios, as ameaças e as oportunidades, e não simplesmente reagindo às crises. O aprendizado cria flexibilidade e agilidade para que a organização possa lidar com a incerteza. Mais importante ainda, as pessoas se consideram capazes de gerar continuamente novas formas de criar os resultados que mais desejam. Por isso, as mudanças que caminham lado a lado com o aprendizado criam raízes, em vez de ser transitórias.

23 Perfil das Organizações que aprendem
Para atingir o perfil apresentado é necessário: Visão holística; Participação ampla na geração do conhecimento; Aperfeiçoamento contínuo; Processos específicos e esforço contínuo para melhorar.

24 Aperfeiçoamento do Conhecimento
Como é obtido: Aprender a melhorar o conhecimento organizacional existente; Aprender a criar um novo conhecimento organizacional; Saber disseminar ou transferir o conhecimento para as áreas da organização. INOVAÇÃO

25 Processos de Aprendizagem Organizacional
4 estágios: Conscientização Compreensão Ação Análise Necessariamente estes estágios são de carater coletivo e não somente criado por um grupo de elite como gerentes e diretores.

26 Aprendizado Organizacional
O maior benefício de tornar explícitos os processos de aprendizado é que, a partir daí, a organização pode melhorar e acelerar sua capacidade de aprender. Garvin

27 Processos de Aprendizagem Organizacional
REFLEXÃO A Reflexão do processo de aprendizagem revela oportunidades para aperfeiçoar o ciclo “aprender a agir” tais como: Tornar o ambiente externo mais saudável para o aprendizado. Melhorar a infra-estrutura de aprendizado. Aperfeiçoar o conhecimento e as habilidades de aprendizado das pessoas.

28 Como saber se a Organização está aprendendo
Melhoria de desempenho Aumento de visão dos empregados Qualidade dos diálogos Coletividade prevalece sobre a individualidade Fluxo do Conhecimento regulado

29 Referências Bibliográficas
ARGYRIS, CHRIS. ENSINANDO PESSOAS INTELIGENTES A APRENDER. In: Gestão do Conhecimento HBR, Editora Câmpus, R.J. 2000 DAVENPORT, THOMAS e PRUSAK, LAURENCE. CONHECIMENTO EMPRESARIAL. R.J. Câmpus. DIBELLA, ANTONY. e NEVIS, EDWIN. COMO AS ORGANIZAÇÕES APRENDEM. Ed. Educator, p GARVIN, DAVID. Et all. APRENDER A APRENDER. Hsm Management, julho-agosto 1998 GARVIN, DAVID. CONSTRUINDO A ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE. HBR. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Editora Câmpus. DAVENPORT & PRUSSAK. CONHECIMENTO EMPRESARIAL. Ed. Campus, 1998 MUSSAK, EUGÊNIO. METACOMPETÊNCIA. Ed. Gente, p.63, 64 RUAS, R. L. et al. OS NOVOS HORIZONTES DA GESTÃO. Porto Alegre, Bookman, 2005 SEQUEIRA, BERNARDETE. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCPLINAR. VI congresso portugês de sociologia, julho, 2008. SENGE, P A. A QUINTA DISCIPLINA, Editora Futura, 1999 SVEIBY, KARL. A NOVA RIQUEZA DAS OGANIZAÇÕES. S.P. Câmpus, 1998. WEICK, K. E., WESTLEY, F. “Organizational Learning: Affirming na Oxymoron”. In: CLEGG, S.R.,HARDY, C., NORD., W. R. (Eds.) Handbook of Organization Studies. Londres: Sage, p


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