A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Wireless O que é Wireless? Wireless na tradução literal significa "COMUNICAÇÃO SEM FIO", e o utilizamos para tornar mais cômodo o acesso as redes de comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Wireless O que é Wireless? Wireless na tradução literal significa "COMUNICAÇÃO SEM FIO", e o utilizamos para tornar mais cômodo o acesso as redes de comunicação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Wireless O que é Wireless? Wireless na tradução literal significa "COMUNICAÇÃO SEM FIO", e o utilizamos para tornar mais cômodo o acesso as redes de comunicação (Internet, LAN e WAN). O que é Wireless? Wireless na tradução literal significa "COMUNICAÇÃO SEM FIO", e o utilizamos para tornar mais cômodo o acesso as redes de comunicação (Internet, LAN e WAN). A aplicação da Tecnologia Wireless pode ser feita através da computação móvel (celulares e palmtops), LANs que não usam fios e Internet via rádio. A aplicação da Tecnologia Wireless pode ser feita através da computação móvel (celulares e palmtops), LANs que não usam fios e Internet via rádio. Entre os vários tipos de redes de computadores que existem atualmente, este não é muito usado mas promete se expandir num futuro próximo. Entre os vários tipos de redes de computadores que existem atualmente, este não é muito usado mas promete se expandir num futuro próximo. A primeira aproximação entre comunicação móvel e Internet aconteceu por meio do SMS, o serviço de mensagens curtas via celular. O SMS, que começou a funcionar no país no ano passado, acrescentou ao celular as funções do pager. As pessoas passaram a ler recados, notícias e extratos bancários no visor do aparelho. Entre as operadoras que oferecem esse serviço estão a ATL, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a Telemig, em Minas Gerais, a Telet, no Rio Grande do Sul e a Telesp, em São Paulo. Agora, o SMS passa a ser bidirecional e novas aplicações estão surgindo. A primeira aproximação entre comunicação móvel e Internet aconteceu por meio do SMS, o serviço de mensagens curtas via celular. O SMS, que começou a funcionar no país no ano passado, acrescentou ao celular as funções do pager. As pessoas passaram a ler recados, notícias e extratos bancários no visor do aparelho. Entre as operadoras que oferecem esse serviço estão a ATL, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a Telemig, em Minas Gerais, a Telet, no Rio Grande do Sul e a Telesp, em São Paulo. Agora, o SMS passa a ser bidirecional e novas aplicações estão surgindo.

3 LANs Wireless e Wireless Bridges Tradicionalmente, ligar prédios significava passar dados sob a terra. Mas agora, existe mais uma opção: a informação pode ser transmitida via rádio. Essa maneira de transmitir informações reduz os custos associados com contas telefônicas e com a passagem de fibras sob a terra, especialmente em áreas onde há "direito de passagem". Vejam que a comunicação sem fio pode ser usada tanto para ligar prédios quanto para redes internas, sendo bastante útil em redes que crescem rapidamente, uma vez que as wireless são mais fáceis de expandir do que as comuns, pois não exigem que a fiação seja modificada. Apesar disso, as desvantagens também são consideráveis, como por exemplo, custo maior para aquisição de equipamento que opera com velocidade equiparável à de aparelhos modernos com fio. Outro item importante são os padrões, que apenas recentemente atingiram um bom nível, como o IEEE b e o Bluetooth, que ainda não está tão difundido.

4 LANs Wireless e Wireless Bridges Dos produtos que se utilizam dessa tecnologia, destacam-se os seguintes, que obtiveram boa classificação em testes nos EUA. Dos produtos que se utilizam dessa tecnologia, destacam-se os seguintes, que obtiveram boa classificação em testes nos EUA. - Wireless Campus BridgeLink (RadioLAN): Usa uma tecnologia proprietária (da própria RadioLAN) chamada 10BaseRadio que aumenta a velocidade mas diminui um pouco o alcance. Graças também à facilidade de configuração, foi escolhido como melhor aparelho dos testes. - Wireless Campus BridgeLink (RadioLAN): Usa uma tecnologia proprietária (da própria RadioLAN) chamada 10BaseRadio que aumenta a velocidade mas diminui um pouco o alcance. Graças também à facilidade de configuração, foi escolhido como melhor aparelho dos testes. - Tsunami Wireless Ethernet Bridge (Western Multiplex): Atingiu a maior velocidade, mas não tem muitas facilidades de configuração. - Tsunami Wireless Ethernet Bridge (Western Multiplex): Atingiu a maior velocidade, mas não tem muitas facilidades de configuração. - AIR-BR340 (Cisco): A Cisco adquiriu a Aironet Wireless Communications em março de 2000, para, além de ser uma das dominantes do mercado de LANs internas, competir no mercado Wireless. Este equipamento foi o terceiro na classificação, com boas características gerais. - AIR-BR340 (Cisco): A Cisco adquiriu a Aironet Wireless Communications em março de 2000, para, além de ser uma das dominantes do mercado de LANs internas, competir no mercado Wireless. Este equipamento foi o terceiro na classificação, com boas características gerais. Os testes foram feitos nos laboratórios Syracuse University e concluíram que os equipamentos são bons para LANs de pequeno e médio porte. Os testes foram feitos nos laboratórios Syracuse University e concluíram que os equipamentos são bons para LANs de pequeno e médio porte.

5 Internet via Rádio A Internet via Rádio está se tornando uma alternativa aos modens para aqueles que desejam uma outra opção de acesso para a Internet, pois a via linha telefônica não está acompanhando o desenvolvimento das novas tecnologias (afinal, o telefone foi feito para voz, não para dados). Também está se tornando muito lenta devido ao uso de conexões pouco apropriadas à transmissão de dados. Assim como as LANs via rádio, uma antena é instalada no prédio e a conexão aos computadores é feita por placas de rede. Isso dispensa linha telefônica e pode diminuir as despesas dos usuários. Outro provedor que oferece comunicação Wireless na nossa cidade de José Bonifacio é a NetNew e Oquei.

6 Bluetooth Padrão de comunicação sem fio apoiado por mais de 1000 empresas que acreditam que tornará comum em alguns anos. Serve para ligar equipamentos móveis como telefones, computadores e até aparelhos de som, usando uma freqüência de rádio de 2,4 GHz, que não necessita de licença e está disponível quase no mundo todo. As empresas fundadoras do Bluetooth Special Interest Group foram IBM, Ericsson, Nokia, Intel e Toshiba. O dispositivo Bluetooth é um pequeno rádio de baixa potência que se comunica com outros aparelhos equipados com ele. No caso de dispositivos móveis ainda deve ser feito um trabalho para evitar que haja consumo excessivo de baterias, mas isso não desmerece a tecnologia. Algumas maneiras dentre as várias de utilizar o Bluetooth são: - Envio e recebimento de arquivos diretamente de um computador para outro; - Sincronizamento fácil de agendas no computador e no telefone móvel; - Conexão de impressoras.

7 Padrão IEEE O Padrão IEEE 802 é um conjunto de padrões para ligação, manutenção e segurança de LANs e MANs, sendo que o refere-se à comunicação wireless. O Padrão IEEE foi desenvolvido para garantir a interoperabilidade entre dispositivos LAN Indoor sem fio. Ironicamente, IEEE pode diminuir a performance porque introduz um intervalo um tanto grande entre pacotes de dados. O uso de Bluetooth próximo a uma LAN IEEE b pode causar interferências, o que pode ser um desafio ao administrador da LAN. Qual dessas duas tecnologias prevalecerá no futuro ainda não é previsível, já que ambas compartem semelhanças e diferenças.

8 Apple investe em Wireless A Apple decidiu investir na tecnologia de redes sem fio, por isso desenvolveu o AirPort, que é a alternativa da empresa para ligar os computadores as novas gerações das linhas iMac, G4, iBook e o PowerBook. Baseado no Padrão IEEE b, o AirPort é composto de uma estação base e de cartões adaptadores. Além do acesso simultâneo à Web, os computadores em rede podem trocar arquivos compartilhar periféricos como impressoras e scanner. O AirPort foi considerado a solução mais rápida e estável da categoria.

9 WAP A WAP (Wireless Application Protocol) é uma série de especificações que descrevem como a comunicação é feita e como a informação é codificada e apresentada em dispositivos móveis. WAP é uma especificação global aberta. A WAP (Wireless Application Protocol) é uma série de especificações que descrevem como a comunicação é feita e como a informação é codificada e apresentada em dispositivos móveis. WAP é uma especificação global aberta. O dispositivo móvel mais usado para acesso à Internet é, de longe, o telefone celular. Depois dele vêm os palmtops, handhelds e notebooks equipados com modem sem fio. O dispositivo móvel mais usado para acesso à Internet é, de longe, o telefone celular. Depois dele vêm os palmtops, handhelds e notebooks equipados com modem sem fio. Atualmente existem vários sites e portais que podem ser acessados por telefones celulares WAP. Atualmente existem vários sites e portais que podem ser acessados por telefones celulares WAP.

10 Há pessoas que não concordam com o desenvolvimento da tecnologia WAP, suas justificativas são: O protocolo WAP é flexível o suficiente para permitir diferentes implementações de diferentes aparelhos celulares e diferentes browsers, significando um aumento dramático no número de interfaces com que os desenvolvedores da web terão de trabalhar. WAP é apenas um arranjo temporário, uma parada de apenas poucos anos de duração, antes que cheguem bandas mais largas e maior poder de processamento (redes 3G). Uma incompatibilidade entre protocolo sem fio e de segurança da Internet expõe transações encriptadas no meio de seu caminho, tornando o sistema arriscado para transações seguras como pagamento de contas ou operações bancárias. WAP

11 Internet via Rede Elétrica - PLC Em 1997 ocorreram as primeiras tentativas de conexão entre computadores para troca de dados pela rede elétrica, a empresa NorWeb ligada à companhia de energia britânica foi a responsável pelos primeiros testes. Não é muito diferente da tecnologia de banda larga, a internet via rede elétrica trabalha no mesmo padrão. É usado um equipamento semelhante ao modem para decodificar os sinais que viajam pelos fios da rede elétrica. Uma das grandes vantagens neste sistema é a economia na implementação da infra-estrutura uma vez que não existem gastos com cabos e demais matérias relacionadas à conexão, pois a rede já esta pronta. Já é comprovada a viabilidade neste tipo de tecnologia e possivelmente em alguns anos este será mais um serviço comum aplicado em nossa rotina de trabalho.

12 Alguns testes devem ser iniciados em 2009, em parceria com a Aptel. Dos 58 milhões de domicílios existentes no Brasil, 20 milhões não têm rede de telefonia fixa. Já a energia elétrica está em 99% das casas. Os modens da Panasonic são fabricados na Malásia e no Japão. No Brasil, entretanto, "a tecnologia é nova e ainda desconhecida do consumidor final. A partir de 2009 começa a existir uma certa demanda, e quando ela o justificar, a empresa poderá nacionalizar a sua produção. "É preciso ter volume para justificar a fabricação". A companhia já vende modens para conexões pela rede elétrica em seu próprio país de origem, além de nos Estados Unidos, México e algumas nações da Europa. No Japão, o modem PLC já é vendido nas prateleiras das lojas. A empresa também planeja a conexão de equipamentos através desta tecnologia. No Japão, por exemplo, um interfone é conectado a uma TV de plasma e, com a conexão via PLC, permite ao morador ver a imagem da pessoa que está batendo em sua porta. Como admite que "a escassez de energia é uma preocupação, isso pode ajudar no controle de gastos de cada eletrodoméstico se estiverem conectados aos medidores de consumo da concessionária de energia.

13 Bibliografia YURI, Flávia. Info Exame; Mundo WAP. No. 172 São Paulo, Abril, jul p. YURI, Flávia. Info Exame; Mundo WAP. No. 172 São Paulo, Abril, jul p. GREGO, Maurício. Info Exame; O velho e o novo em tecnologia. No. 171 São Paulo, Abril, jun p. GREGO, Maurício. Info Exame; O velho e o novo em tecnologia. No. 171 São Paulo, Abril, jun p. MOREIRA, Isabel. Info Exame; Com Mac, rede é wireless. No. 171 São Paulo, Abril, jun p. MOREIRA, Isabel. Info Exame; Com Mac, rede é wireless. No. 171 São Paulo, Abril, jun p. GREGO, Maurício. Info Exame; Nasce a Internet sem fio. No. 170 São Paulo, Abril, maio p GREGO, Maurício. Info Exame; Nasce a Internet sem fio. No. 170 São Paulo, Abril, maio p

14 Grupo Abiqueila Castilho Fernandes Abiqueila Castilho Fernandes Bruna Granato Carneiro Bruna Granato Carneiro Éder Reis Dias Éder Reis Dias Elionai Mazzucca Mendes Elionai Mazzucca Mendes Felipe José Pretti Prates Felipe José Pretti Prates Marcos Alexandre Vicentini Marcos Alexandre Vicentini Osvaldo Lomba Alvarez Neto Osvaldo Lomba Alvarez Neto Wesley Chrystian da Cruz Wesley Chrystian da Cruz


Carregar ppt "Wireless O que é Wireless? Wireless na tradução literal significa "COMUNICAÇÃO SEM FIO", e o utilizamos para tornar mais cômodo o acesso as redes de comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google