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Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada Novembro de 2009 FÓRUM EMPRESARIAL DA INTEGRAÇÃO SULAMERICANA A importância da infraestrutura logística.

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1 Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada Novembro de 2009 FÓRUM EMPRESARIAL DA INTEGRAÇÃO SULAMERICANA A importância da infraestrutura logística da América do Sul

2 APRESENTAÇÃO A construção pesada responde por significativa parcela do PIB e é dos mais importantes segmentos empresariais brasileiros, fomentador de tecnologia, exportador de serviços, gerador de milhões de empregos e parceiro em todas as iniciativas do Governo.

3 APRESENTAÇÃO O SINICON é a mais antiga organização que representa, em caráter nacional, as empresas da atividade econômica da construção pesada no Brasil. Fundado em 1959, o SINICON possui cerca de 450 empresas filiadas, das quais 154 são associadas mantenedoras, todas de capital nacional. O desempenho do SINICON tem garantido às empresas associadas um suporte permanente na abordagem dos assuntos estratégicos do setor. Como órgão atuante, o SINICON promove uma série de ações que buscam seu fortalecimento junto ao Governo e à iniciativa privada.

4 O POTENCIAL DO BRASIL É o núcleo econômico, geográfico e histórico de um MEGAESTADO em formação na América do Sul Os investimentos em Infraestrutura não geram produtos, geram produtividade O PIB do Brasil representa 57% do PIB da América do SUL e 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento, incluindo a China. (dados 2005)

5 A dimensão continental do Brasil ofereceu condições de desenvolvimento para as construtoras, que a partir da década de 70 se tornaram exportadoras de serviços de engenharia e construção assim como nos anos 90 ingressaram nas concessões de serviço público, passando a atuar no Brasil e internacionalmente como construtor e investidor em concessões de transporte, saneamento e energia. ENGENHARIA NO BRASIL

6 Argentina Uruguai Venezuela Chile Peru Equador Colômbia Bolívia México EUA Rep. Dominicana Portugal Costa Rica Argélia Iraque Mauritânia Tanzânia China Paraguai Congo Bahamas Angola Panamá Emiratos Árabes Líbia Sud Africa Inglaterra Alemania 1970 – – 1990 Dijbouti Mozanbique 1990 – – 2007 PRESENÇA DA ENGENHARIA BRASILEIRA NO MUNDO

7 O Comércio Internacional, hoje, é feito entre grandes BLOCOS: Nafta, União Européia, Bloco Asiático e União Africana. Apesar da dimensão e representatividade do Brasil, uma Comunidade SUL AMERICANA teria um potencial comercial muito maior. O POTENCIAL SUL AMERICANO

8 Mercado = 350 milhões de pessoas PIBs somados = US$ 1,5 trilhões Riqueza e desenvolvimento para toda região = vantagem econômica para todos = vantagem econômica para todos

9 Produto Int. Bruto6,010,0 PIB per capita3,47,5 Emprego efetivo2,53,6 Produtividade média3,46,2 Inversão bruta7,410,0 Inversão/PIB23,834,0 CRESCIMENTO DA AMÉRICA DO SUL

10 AMÉRICA DO SUL DENSIDADE DEMOGRÁFICA (1985)

11 AMÉRICA DO SUL DENSIDADE DEMOGRÁFICA (2020)

12 DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTINENTE SUL AMERICANO Criar uma ligação econômica permanente entre os diversos setores da economia, que produza uma adequada alocação do excedente econômico entre os centros urbanos e a área rural Proporcionar emprego produtivo para o grande número de desempregados já existentes e atender, anualmente, a grande massa de jovens que ingressa no mercado de trabalho

13 MERCOSUL - COMUNIDADE ANDINA – Plano territorial de integração física centrado nos setores de transporte, energia e telecomunicações. Pretende criar canais multimodais de fluxo. IIRSA – Plano territorial de integração física centrado nos setores de transporte, energia e telecomunicações. Pretende criar canais multimodais de fluxo. – une os dois blocos e integra o IIRSA, visando contemplar todo o território UNASUL – une os dois blocos e integra o IIRSA, visando contemplar todo o território HISTÓRICO DE INTEGRAÇÃO

14 HISTÓRICO DE INTEGRAÇÃO (IIRSA)

15 O Brasil crescerá a medida que a América do Sul cresça como Bloco Comercial ( MEGAESTADO ) e isso dependerá de uma integração que começa pela infraestrutura: AÇÕES EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES no transporte (rodoviário, aéreo, fluvial e marítimo) na construção de portos, redes ferroviárias, rodovias na interconexão eficiente dessas redes com armazéns e instalações de carga e descarga em geral Metrô Santiago - Chile

16 Construir uma moderna rede de rodovias; Tornar navegáveis e integradas as redes fluviais mais importantes; Melhorar o transporte aéreo; Construir amplas redes ferroviárias retificadas, de via dupla, que logo seriam eletrificadas; Construir portos para navios de grande calado; Ter um amplo programa de reaparelhamento da marinha mercante. PROJETOS DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

17 RODOVIAS TRONCAIS

18 FERROVIAS EXISTENTES E PROJETOS

19 1 1.LITORAL ATLÂNTICO 2.PLANALTO BRASILEIRO 3.BACIA DO PRATA 4.CORDILHEIRA 5.LITORAL PACÍFICO 6.BACIA AMAZÔNICA 7.ORENOCO / CARIBE conexões estratégicas ESPAÇOS DE TRÁFEGO E CONEXÕES ESTRATÉGICAS

20 Há um relativo consenso no mercado brasileiro sobre o papel estratégico da construção da infraestrutura sul-americana na consolidação do processo de integração do continente Esta meta une os países sul-americanos CONCLUSÃO BENEFÍCIOS AUMENTO DO INTERCAMBIO COMERCIAL ENTRE OS PAÍSES FORMAÇÃO DE UM CENÁRIO PROPÍCIO A PARCERIAS ENTRE AS EMPRESAS SUL-AMERICANAS FORTALECIMENTO ECONÔMICO NAS RELAÇÕES BILATERAIS COM DEMAIS BLOCOS

21 O BRASIL SÓ PODERÁ SE TORNAR UMA NAÇÃO DESENVOLVIDA, PRÓSPERA, JUSTA E DEMOCRÁTICA EM UMA AMÉRICA DO SUL QUE TAMBÉM O SEJA. O PROJETO NACIONAL BRASILEIRO E SUA ESTRATÉGIA TEM QUE CONTRIBUIR DE FORMA DECISIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA DO SUL A IMPLEMENTAÇÃO DESTE PROJETO É URGENTE CONCLUSÃO

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