A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Questão Indígena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Questão Indígena."— Transcrição da apresentação:

1 A Questão Indígena

2 O que é? Questão Indígena: É tudo que se relaciona com a vida do indígena, o jeito que vive, as condições, as moradias, a alimentação, a saúde, os costumes etc. Mas afinal, o que é um indígena? Povos nativos ou indígenas são aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo. A expressão povo indígena é muito ampla, pois se refere a povos muito diferentes que estão presentes em todo o mundo. Cada povo se identifica com uma comunidade própria e, culturalmente diferente da do colonizador. Pouco mais de 200 grupos étnicos vivem no Brasil. Falam 180 línguas diferentes e são mais de 350 mil indivíduos. Sua disposição sobre o território brasileiro é bastante ampla, mas aproximadamente 60% deles estão na Amazônia.

3 Onde é aplicado? Segundo a ONU "As comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos.” Então essa questão indigena é aplicada em todo o mundo, em comunidades que se consideram diferentes dos povos que invadiram seus territorios e que querem conservar essa diversidade para as gerações futuras.

4

5 Estudo do caso Uma carta escrita por 170 índios Guarani-Kaiowás, as vésperas da anunciada remoção determinada pela Justiça, da terra em que habitam, no Mato Grosso do Sul, recolocou em um destaque pungente o drama da questão indígena no país. “Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui”. A morte precoce, aliás, tem sido uma companheira frequente dos Guarani-Kaiowás: quase mil, a maior parte deles jovens, se suicidaram nas últimas duas décadas. Outras dezenas vêm sendo assassinadas em ações que têm como pano de fundo o interesse pelas terras que habitam.

6 A Constituição Federal de 1988 consagrou o direito congênito dos índios às terras tradicionais, determinando a demarcação delas em cinco anos. Vinte e quatro anos depois, a demarcação está longe de ser concluída. A grande polêmica formada pela demarcação da Raposa Serra do Sol e os gigantescos esforços necessários para remoção de invasores, tem mostrado a enorme resistência em se cumprir a determinação constitucional. Até mesmo a Advocacia Geral da União - AGU, que deveria ser a salvaguarda dos indígenas, tutelados pela União, chegou a editar portaria que reduziria na prática a aplicação de vários desses direitos dos índios.

7 Mas a ânsia pelo desenvolvimento e a ganância pelo lucro não podem justificar o desprezo pela sobrevivência e cultura dos índios. Os índios, convêm lembrar, não são estrangeiros nessa terra, pois aqui estavam quando nossos chamados descobridores aportaram. Foram quase dizimados no contato com o colonizador. Desenvolvimento sustentável também deve significar a preservação da diversidade e da dignidade dos índios, pois afinal de contas representam o que é mais de genuíno em nossa cultura, mesmo quando pretendamos nos desfazer dela.

8 Mortes estão acontecendo aos borbotões e o silêncio das autoridades, dos partidos e da mídia parece indicar que se trata apenas de pessoas dispensáveis ou inúteis. Os Kaiowás, na outra ponta, demonstram que passaram desta fase: “Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos, mesmo, em pouco tempo”.

9 Vantagens e Desvantagens
Preservação da cultura e costumes indígena Preservação do direito dos índios Aumento do número de índios Preservação das terras indígenas protegendo dessa forma o meio ambiente Desvantagens Maior número de conflito por terras indígenas Exploração comercial das terras indígenas por latifundiários inescrupulosos Concessão das terras para exploração de riquezas minerais e madeira de lei

10 Estudo do caso fora do Brasil
Um dos casos mais conhecido da questão indígena fora do Brasil e ate hoje estudado e comentado e o extermínio maia, asteca e inca. Por volta do século XIV-XV foi presenciado um dos maiores genocídios indígena. Os espanhóis ao descobrirem as novas terras, vieram explorar-la mais a fundo, para ver se encontravam ouro, prata, etc... E assim descobriram três impérios indígenas: Inca, Asteca e Maia. Como todos os povos guerreiros e de nenhum interesse para os conquistadores eles decidiram eliminar um por um. Eles primeiro faziam amizade com o império para depois atacar, mesmo com a desvantagem numérica eles conseguiam vencer, graças à falta de conhecimento do ferro da parte dos índios. Ele não só utilizavam a guerra para conquistar as terras, mas também se aproveitavam das guerras internas, envenenavam a água. E graça a ação desses colonizadores ate hoje se notam as cicatrizes deixadas na história e na cultura universal

11

12 Trabalho de Geografia do Brasil
Professor Adrian THEODOR Classe – II° Liceo Alunos Giulia Castro Rodrigo Salgueiro


Carregar ppt "A Questão Indígena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google