A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB"— Transcrição da apresentação:

1 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
133º ENCOMEX: ENCONTRO DE COMÉRCIO EXTERIOR PALESTRA EXPORTAÇÃO, DESAFIO OU OPORTUNIDADE ? JOSÉ AUGUSTO DE CASTRO Belém, 13 de maio de 2009

2 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
Exportação representa desafio ou oportunidade para as empresas ?

3 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
3 - DESAFIOS DO MERCADO MUNDIAL  A GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL É UMA REALIDADE CRESCENTE  A GLOBALIZAÇÃO ELIMINA BARREIRAS E ABRE MERCADOS  FUSÕES E INCORPORAÇÕES MUNDIAIS CRESCEM DIA A DIA  EXPORTADORES MUNDIAIS SÃO CADA VEZ MAIS AGRESSIVOS  HÁ MAIS EMPRESAS EXPORTADORAS QUE IMPORTADORAS  DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO AVANÇA MUITO RÁPIDO  NO FUTURO, EXPORTAÇÃO EQUIVALERÁ A VENDA INTERNA

4 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
4 - EXPORTAÇÃO: ATIVIDADE INTEGRADA SETOR TRANSPORTES SETOR COMERCIAL TRANSPORTE VENDAS MARKETING DEFINIÇÃO DE VENDA POLÍTICA DE VENDA (prazo,condição,preço) FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO SETOR PRODUÇÃO SETOR FINANCEIRO ACC / ACE PROEX BNDES- exim ÁREA INDUSTRIAL QUALIDADE PRODUTIVIDADE KNOW-HOW PRAZOS SETOR FISCAL SETOR CONTÁBIL SETOR EMBALAGEM EMBALAGEM - PRODUTO - TRANSPORTE PIS/COFINS ICMS IPI REGISTROS BÁSICOS

5 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
5 - MANDAMENTOS DA EMPRESA EXPORTADORA  EXPORTAÇÃO NÃO É DECISÃO TAPA- BURACO MOMENTÂNEO  EXPORTAR NA CRISE FALTA PLANEJAMENTO, SOBRA DESESPERO  DEFINIR PRÉVIOS OBJETIVOS E MERCADOS-ALVOS. RADAR COML  FIXAR PREÇO EXPORTAÇÃO APÓS ANALISAR MERCADOS-ALVOS MERCADOS EXTERNOS SÃO DIFERENTES ENTRE SI, PREÇOS EXPORTAÇÃO PODEM VARIAR CONFORME MERCADO-ALVO  PREÇO EXPORTAÇÃO TEM BASE EM CUSTOS, NÃO PREÇO INTERNO  EXPORTE REGULARMENTE PELO MENOS 1% DA PRODUÇÃO. AUMENTAR DE 1% PARA 10% MAIS FÁCIL QUE DE 0% PARA 1%  CONQUISTAR MERCADO EXTERNO É DIFÍCIL. MANTER MAIS DIFICIL. PERDER MUITO FÁCIL  AGENTE EXPORTAÇÃO PROFISSIONAL. CARTÃO VISITA EMPRESA

6 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
6 - MANDAMENTOS DA EMPRESA EXPORTADORA – CONT.  INCENTIVOS EXPORTAÇÃO SÃO IGUAIS. DETALHE GERA LUCRO  VENDER MERCADO INTERNO REQUER CADASTRO COMPRADOR. EXPORTAR PRECISA CADASTRO DO IMPORTADOR E DO PAÍS  DESONESTO HÁ MUNDO TODO. NORMAL PEDIR CARTA CRÉDITO  FALAR INGLÊS É IMPORTANTE E AJUDA. NÃO É INDISPENSÁVEL  RESPONDER CARTAS DEMONSTRA INTERESSE, SERIEDADE, CREDIBILIDADE E PASSA CONFIANÇA NA EMPRESA  EMBARQUE PRODUTO IGUAL AMOSTRA E NO PRAZO COMBINADO  NÃO PROMETA SE NÃO PODE CUMPRIR. DIGA NÃO INVÉS TALVEZ  EXPORTAR GERA RACIONALIZAÇÃO, CRIA PRODUTOS ESPECIAIS, MELHORA CONTROLE QUALIDADE, ALTERA MÉTODO PRODUÇÃO, GERA RESISTÊNCIA, CIÚME E CONCORRÊNCIA DENTRO EMPRESA  RESULTADO NA EXPORTAÇÃO NÃO É IMEDIATO. PERSISTÊNCIA.

7 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
7 - ESTÍMULOS FISCAIS E FINANCEIROS À EXPORTAÇÃO  MODALIDADES DE PAGAMENTO  FINANCIAMENTOS À EXPORTAÇÃO (ACC/ACE/PROEX/BNDES)  ISENÇÃO DE TRIBUTOS ( IPI / ICMS / PIS / COFINS ) IMPORTAÇÃO SOB REGIME DRAWBACK DRAWBACK VERDE-AMARELO  MAIOR PRODUTIVIDADE DO CAPITAL  EXPORTAÇÃO FINANCIA PAGAMENTO IMPOSTOS INTERNOS

8 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
8 - PRODUTIVIDADE DO CAPITAL 1 - MERCADO INTERNO VENCIMENTO/ M. PRIMA PRODUÇÃO VENDA RECEBIMENTO 20 dias 25 dias 30 dias 75 dias 2 - EXPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO/ M. PRIMA PRODUÇÃO RECEBIMENTO VENCIMENTO 20 dias 25 dias 45 dias 3 – PRODUTIVIDADE DO CAPITAL MERCADO INTERNO 360 dias : 75 = 4,8 GIROS capital/ano x $ 20 lucro/giro = $ 96 LUCRO FINAL EXPORTAÇÃO 360 dias : 45 = 8 GIROS capital/ano x $ 15 lucro/giro = $ 120 LUCRO FINAL

9 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
9 - EXPORTAÇÃO FINANCIA TRIBUTOS INTERNOS MERCADO INTERNO CAUSAS  VENDAS A PRAZOS DE 30, 60, 90 DIAS OU MAIS  PAGAMENTO DE TRIBUTOS NO MÁXIMO EM 30 DIAS  EMPRESA PAGA TRIBUTOS COM RECURSOS PRÓPRIOS  EMPRESA IMOBILIZA CAPITAL DE GIRO EM IMPOSTOS  EMPRESA RECORRE A BANCO E PAGA JUROS ELEVADOS A CONSEQÜÊNCIAS  ELEVAÇÃO DE CUSTOS E/OU REDUÇÃO DE LUCROS  ATRASA PAGAMENTO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES  FALTA CAPITAL DE GIRO E REDUÇÃO DE ATIVIDADES  DIFICULDADE EM ELEVAR NÍVEL DE EMPREGO  RESISTÊNCIA A NOVOS INVESTIMENTOS  ATRASO NA AQUISIÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS B

10 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
10 - EXPORTAÇÃO FINANCIA TRIBUTOS INTERNOS (Cont.) EXPORTAÇÃO  EXPORTAÇÃO NÃO PAGA TRIBUTOS DIRETOS  EMPRESA NÃO IMOBILIZA CAPITAL EM TRIBUTOS  PRAZO RECEBIMENTO EXPORTAÇÃO PODE SER MENOR  MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PERMITEM ANTECIPAR RECEBIMENTO DE FATURAS, FINANCIANDO PRODUÇÃO E / OU REDUZINDO CUSTOS FINANCEIROS  EXPORTAÇÃO GERA RECURSOS PARA PAGAR TRIBUTOS INTERNOS, SIGNIFICANDO REDUÇÃO CUSTOS FINANCEIROS INTERNOS, MAIOR LUCRO E/OU MAIOR LUCRATIVIDADE

11 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
11 - BENEFÍCIOS EXPORTAÇÃO PARA EMPRESA E MERCADO A - MELHORIAS FINANCEIRAS PODE RECEBER EXPORTAÇÃO À VISTA OU ANTECIPADA (ACC/ACE) PROPORCIONA ESTABILIDADE NAS RECEITAS OPERACIONAIS FINANCIA PAGAMENTO INDIRETO DE TRIBUTOS INTERNOS REDUZ OU ELIMINA INADIMPLÊNCIA MAXIMIZA CAPITAL DE GIRO REDUZ CUSTO FINANCEIRO MELHORA FLUXO DE CAIXA B - MARKETING, STATUS E ESTRATÉGIA DEMONSTRA QUALIDADE DA EMPRESA E DOS PRODUTOS INDICA QUE EMPRESA TEM PREÇOS COMPETITIVOS REPRESENTA MARKETING E STATUS CONSTITUI DECISÃO POLÍTICA E ESTRATÉGICA C - QUALIDADE E OPERACIONALIDADE DESENVOLVE CONSCIÊNCIA DE CONTROLE DE QUALIDADE MELHORA OPERACIONALIDADE DE TODA A EMPRESA ELEVA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA

12 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
12 - BENEFÍCIOS EXPORTAÇÃO PARA EMPRESA E MERCADO D – REDUÇÃO DA INSTABILIDADE E DILUIÇÃO DE RISCOS CONCENTRAR ATIVIDADES ÚNICO MERCADO REPRESENTA RISCOS DILUI RISCOS COMERCIAIS E ECONÔMICOS ENTRE MERCADOS REDUZ INSTABILIDADE EVENTUAL ALTERAÇÃO POLÍTICA ECONÔMICA GERA MAIOR SEGURANÇA NA PROGRAMAÇÃO DA EMPRESA PERMITE PLANEJAR LONGO PRAZO E FAZER NOVOS INVESTIMENTOS E – AMPLIAÇÃO DE MERCADO E ECONOMIA DE ESCALA CRIA MERCADOS ALÉM FRONTEIRAS TORNA MERCADOS INFINITOS PERMITE CRIAR ECONOMIA DE ESCALA POSSIBILITA REDUZIR CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO REDUZ CUSTOS FIXOS UNITÁRIOS DE INSUMOS E PRODUTOS PODE AUMENTAR LUCROS MERCADOS MAIOR PODER AQUISITIVO F – IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA OCULTA PROPORCIONA ALTERAR PRODUTO (DESIGN, EMBALAGEM, ETC) GERA IMPORTAÇÃO INDIRETA TECNOLOGIA OCULTA, SEM CUSTO

13 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
FLUXOGRAMA CAUSAL DE EXPORTAÇÃO  EXPORTAÇÃO significa DIVISA  DIVISA significa INVESTIMENTO  INVESTIMENTO significa TECNOLOGIA  TECNOLOGIA significa PRODUTIVIDADE  PRODUTIVIDADE significa COMPETITIVIDADE  COMPETITIVIDADE significa REDUÇÃO DE CUSTOS  REDUÇÃO DE CUSTOS significa MAIS VENDAS  MAIS VENDAS significa MAIS PRODUÇÃO  MAIS PRODUÇÃO significa MAIS LUCROS

14 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
REALIDADE NENHUMA EMPRESA EXPORTA POR PATRIOTISMO, MAS PARA ATENDER SEUS INTERESSES ECONÔMICOS E FINANCEIROS.

15 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
15 - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS COM A GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL, EMPRESA QUE NÃO SE INTEGRAR, VAI SE ENTREGAR

16 Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
16 - CONCLUSÃO A EXPORTAÇÃO REPRESENTA DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS.

17 Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB
JOSÉ AUGUSTO DE CASTRO VICE - PRESIDENTE Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB Avenida General Justo, º andar – Centro Rio de Janeiro – Cep: Fone: (21) – Fax: (21)


Carregar ppt "Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google