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PublicouThalita Rodarte Alterado mais de 9 anos atrás
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XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005
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Política Nacional de Educação a Distância: Impactos Institucionais Profª Sônia Melo (UDESC/SC) Prof. João Vianney Valle dos Santos (UNISUL/SC) Profª Beatriz Ribeiro Gonçalves (PUCMG/MG) Profª. Araci Hack Catapan (UFSC/SC) Painel
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100 anos de EAD no Brasil Contexto
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Contexto Em 2004 mais de um milhão de pessoas concluíram curso a distância.
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1.137.908 em diferentes níveis 309.957 formação do Básico até Pós-Graduação 393.442 em Telecurso 2000 132.223 cursos de formação de professores e reforço escolar só no estado de São Paulo. Sanchez Número de alunos em E@D O SENAC e o SESI formaram em 2004 mais de 48 mil em cursos profissionalizantes.
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166 instituições cadastradas formalmente no Brasil 53% e 54% % de alunos % de instituições 17% e 37% 18,7% e 6% 7,6% e 11,4% 3,7% e 6,6%. Sanchez
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impressa (84%) e-learning (63%) CD-ROM (56%) vídeo (39%) TV (23%) rádio (3%) outros (18%) Mídia E@D Sanchez
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e-mail (66%) telefone (82%) professor presencial (76%) professor on line (66%) fax (58%) carta (50%) reunião presencial (45%) reunião virtual (44%) Suporte E@D Sanchez
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Implicações TCD modo do ser do saber do fazer e a complexificação na formação
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Políticas Universidade Aberta do Brasil Bolsas de Pesquisa Regulamentação Pró-licenciatura
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Pró-licenciaturas Nível de Formação de Professores Até fundamental 1.191 Médio com magistério 118.813 Médio sem magistério 30.054 Superior sem licenciatura 34.295 Superior com licenciatura 514.423
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Sem Licenciatura 26,21% 12,30% % Professores 16,44% 44,07% 28,2% 50,56% Sanchez
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Lei n.º 9.394, 20/12/96 (artigo 80) Decreto n.º 2.494, 10/02/98 Decreto n.º 2.561, 27/04/98 Portaria Ministerial n.º 301, 07/04/98 Portaria nº 4.059, 10/12/04 (Minuta do Decreto)Regulamentação
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Minuta de Decreto para a EAD, regulamentando o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases Consulta pública
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Resistência cultural Falta de estrutura básica Concepção Tecnologia e Competências Fragilidades Zane Berge
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Implicaçõesinstitucionais
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a) Definições de políticas e programas b)Organização em consórcios interinstitucionais c) Regulamentações d) Sistema de acompanhamento e avaliação e) Definição de critérios de qualidade f) Programas de formação das equipes multidisciplinares Ações E@D
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