A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Contraceptivos Métodos de Barreira Trabalho elaborado por: -Bruno Alberto, nº3 -Catarina Ramos, nº4 -José Trindade, nº12 -Pedro Botica, nº21 -Susana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Contraceptivos Métodos de Barreira Trabalho elaborado por: -Bruno Alberto, nº3 -Catarina Ramos, nº4 -José Trindade, nº12 -Pedro Botica, nº21 -Susana."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Contraceptivos Métodos de Barreira Trabalho elaborado por: -Bruno Alberto, nº3 -Catarina Ramos, nº4 -José Trindade, nº12 -Pedro Botica, nº21 -Susana Inácio, nº24

2 Métodos de barreira - evitam a gravidez através do impedimento da ascensão dos espermatozóides ao útero. São métodos que colocam obstáculos mecânicos ou químicos à penetração dos espermatozóides no canal cervical.

3 Métodos Contraceptivos PRESERVATIVO MASCULINO PRESERVATIVO MASCULINO Consiste numa membrana de látex que recobre o pénis durante o acto sexual e retém o esperma aquando da ejaculação. A crescente incidência das doenças sexualmente transmissíveis (DST), em particular a SIDA, levou a uma revalorização do uso deste método de barreira. É o método de barreira mais difundido no mundo.

4 PRESERVATIVO FEMININO PRESERVATIVO FEMININO É um contraceptivo de barreira vaginal. Adequadamente posicionado recobre o cérvix uterino, paredes vaginais e parte da vulva. Devido à grande área genital tanto feminina quanto masculina recobertas, oferece protecção efectiva contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. É mais resistente e durável que o preservativo masculino, com a vantagem de poder ser inserido fora do acto sexual, ficando o seu uso sob controlo feminino.

5 DIAFRAGMA DIAFRAGMA É um método anticoncepcional de uso feminino que consiste num anel flexível, coberto no centro com uma delgada membrana de borracha ou silicone em forma de cúpula que se coloca na vagina cobrindo completamente o colo do útero. A vida média útil do diafragma é de cerca de 2 anos, se observadas as recomendações do produto.

6 Como usar o preservativo masculino a) Usar o preservativo em todas as relações sexuais. b) Colocar o preservativo antes de qualquer contacto do pénis com os órgãos genitais femininos. c) Desenrolar o preservativo sobre o pénis erecto, deixando um espaço da extremidade sem ar, para o sémen. d) Retirar o pénis ainda erecto da vagina, após a ejaculação. Pressionar as bordas do preservativo com dois dedos durante a retirada do pénis para evitar que o sémen extravase ou que o preservativo se desprenda e fique na vagina. Observar se houve rotura. e) Deitar fora o preservativo após o uso; nunca deverá ser reutilizado.

7

8 a) Usar em todas as relações sexuais b) Colocar o preservativo antes da relação sexual c) Introduzir o preservativo na vagina d) Desprezar após o uso e) Não reutilizar Como usar o preservativo feminino

9 Como usar o diafragma Determinar o tamanho adequado do diafragma para cada mulher, por um profissional de saúde treinado. Colocar o diafragma antes de qualquer contacto do pénis com os órgãos genitais femininos. Colocar na vagina cobrindo completamente o colo do útero.

10 Preservativos Vantagens · São práticos, fácil acesso e não dependem de controlo médico · Podem ser obtidos sem prescrição médica · Protegem de doenças sexualmente transmissíveis (DST) Desvantagens · Requerem alto grau de motivação · necessitam de manipulação durante o acto sexual · Podem sofrer ruptura · Podem ocorrer reacções alérgicas

11 Diafragma Vantagens · Diminui o risco de infecções. Não interfere no acto sexual Desvantagens · Requerem alto grau de motivação · Dificuldade na sua utilização · Podem ocorrer reacções alérgicas · Não protegem de doenças sexualmente transmissíveis

12 Taxa de eficácia Preservativo masculino 90 a 95% Preservativo feminino 90% Diafragma 85%

13 Curiosidade Os primeiros registos de artefactos muito semelhantes aos preservativos actuais têm cerca de 5000 anos, cuja representação pode ser encontrada em alguns túmulos de Karnak. Esses registos indicam igualmente que os egípcios recorriam a métodos contraceptivos desde 1850 a.C.

14 BIBLIOGRAFIA nticoncepcao/barreira_content.htm 73 odos-de-barreira.html A7%C3%A3o


Carregar ppt "Métodos Contraceptivos Métodos de Barreira Trabalho elaborado por: -Bruno Alberto, nº3 -Catarina Ramos, nº4 -José Trindade, nº12 -Pedro Botica, nº21 -Susana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google