A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
Psicologia do Jogo Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira Introdução

2 Todos nós sabemos que a brincadeira infantil é divertida e excitante!
Os sorrisos e gargalhadas que acompanham um episódio de brincadeira atestam o fato que este é um acontecimento divertido.

3 E existem diferentes opiniões para esta questão.
Menos óbvia é a idéia de que a brincadeira é uma forma de desenvolvimento infantil. E existem diferentes opiniões para esta questão. Para muitos teóricos da Psicologia, a brincadeira é uma forma de contribuição para o desenvolvimento, não deixando por isso de ser prazerosa e divertida.

4 Existem dois grupos de teorias sobre o brincar:
As teorias clássicas – originárias do século XIX As teorias modernas – desenvolvidas depois de 1920 e entre as quais estão as teorias psicológicas

5 Teorias clássicas da brincadeira
AUTOR FUNÇÃO DA BRINCADEIRA Energia extra Schiller & Spencer Eliminar energia Recreação Lazarus Regenerar energia gasta no trabalho Recapitulação Hall Eliminar instintos Prática Gross Aperfeiçoar habilidade para a vida adulta

6 As teorias clássicas deixaram marcas importantes que influenciam até hoje o que se pensa sobre a brincadeira Algumas delas têm um forte apelo e são atualmente aceitas pelo senso comum

7 Mas como as teorias psicológicas trabalham estas idéias sobre o brincar?
Que contribuições a psicologia deu ao estudo da brincadeira e à forma como esta é tratada? O quadro a seguir mostra as principais teorias psicológicas sobre o brincar e sua idéia-chave.

8 As teorias modernas da brincadeira
PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Psicanalítica Lidar com experiências traumáticas; lidar com frustrações Cognitiva / Piaget Praticar e consolidar habilidades e conceitos Vygotsky Promover o pensamento abstrato; gerar zona de desenvolvimento proximal; auto-regulação Bruner / Sutton-Smith Gerar flexibilidade no comportamento e no pensamento; imaginação e narração Singer Modular a taxa de estimulação interna e externa Bateson Promover uma habilidade de compreensão de múltiplos níveis de significado

9 Na nossa interdisciplina, vamos explorar as três principais teorias psicológicas que abordaram a brincadeira infantil: Psicanálise Piaget Vygotsky

10 Teoria Psicanalítica Fundada por Freud, é uma teoria de personalidade de caráter clínico, ou seja, estuda o ser humano preocupando-se com suas patologias e formas de cura. Acredita que a brincadeira desempenha uma função importante no desenvolvimento emocional das crianças. Freud acreditava que a brincadeira permite que a crianças trabalhe sentimentos negativos associados a eventos traumáticos.

11 Por exemplo, uma criança brincando de faz-de-conta consegue suspender temporariamente algumas regras da vida real e repensar o episódio que aconteceu com ela. Brincando de boneca, a crianças consegue elaborar situações da sua vida real ao se colocar no lugar da mãe, pai, médico etc. Para a psicanálise, repetindo uma história ruim num faz-de-conta, a criança consegue lentamente assimilar emoções negativas que foram de fato vivenciadas.

12 Teoria de Piaget O psicólogo suíço Jean Piaget (1962) propôs uma teoria detalhada sobre o desenvolvimento intelectual das crianças. Segundo Piaget, as crianças crescem passando por uma série de estágios cognitivos durante os quais o seu processo de pensamento se torna gradativamente mais complexo. As crianças engajam-se em brincadeiras de acordo com seu estágio de desenvolvimento cognitivo (o que veremos a seguir).

13 Para a teoria de Piaget, a brincadeira não só reflete o nível de desenvolvimento cognitivo da criança, mas ela também estimula o desenvolvimento. No entanto, este estímulo se da na medida em que a criança exercita habilidades recentemente adquiridas, o que seria perdido se não fosse consolidada.

14 Teoria de Vygotsky Vygotsky (1976) foi um psicólogo russo que acreditava que a brincadeira tem um papel direto no desenvolvimento cognitivo. Para Vygotsky, é a partir da brincadeira que as crianças desenvolvem o pensamento abstrato. Ou seja, quando elas conseguem pensar no significado das coisas sem ver tal coisa em si. Por exemplo, a criança começa a fazer um representação do que é um carro sem precisar ver um carro real na sua frente.

15 O ponto de vista de Vygotsky sobre a brincadeira é holístico
O ponto de vista de Vygotsky sobre a brincadeira é holístico. Ele acreditava na importância da brincadeira para o desenvolvimento social e emocional tanto quanto cognitivo. Além disso, Vygotsky via na brincadeira uma forma de a criança entrar em contato com conteúdos e desafios além da sua capacidade atual, o que também estimula o seu desenvolvimento. Vygotsky via a brincadeira como uma lente que revela potenciais futuras habilidades antes que estas se tornem atuais em outras situações, como na escola.

16 Volte para a nossa página e siga a ordem proposta!!!
Agora que você já conhece as principais teorias sobre a brincadeira, vamos aprofundar? Volte para a nossa página e siga a ordem proposta!!! Divirta-se!!!!!!


Carregar ppt "Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google