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Francisco Mariani Guariba Filho RA:826391 Ivo Rodrigues de Freitas Neto RA:721531 Orientador: Eduardo Morgado.

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1 Francisco Mariani Guariba Filho RA: Ivo Rodrigues de Freitas Neto RA: Orientador: Eduardo Morgado

2 A tecnologia avança com o passar do tempo, novos tempos requerem respostas imediatas, facilidade de interação com os dispositivos e claro, uma resposta audiovisual que agrade e corresponda a expectativa das novas gerações.

3  “Entre os seres humanos o jogo não se limita apenas à infância; ao contrário, o ser humano aprecia o jogo e as brincadeiras até o fim de sua vida, até a morte. Os jogos têm finalidade de nos ajudar na adaptação à realidade, além de facilitar sobremaneira o aprendizado, o comportamento cognitivo” Ivan Bystrina.

4 Desenvolvimento Mobile:  Funcionamento do Android OS;  Desenvolvimento para Android OS;  Linguagem Java;  Eclipse, Monodevelop e SDK Android.

5 Programação para jogos eletrônicos:  Física e GA;  Colisão;  Corpos rígidos (massa, gravidade, velocidade e atrito);  Tratamento da imagem (tiles);  Inteligência Artificial.

6  Criada exclusivamente para o desenvolvimento de jogos para Android;  Conta com várias extensões, dentre elas:  Textures (imagens);  Engine Box2D (física);  Formato TMX (XML).

7  Tempo e Espaço: Japão antigo;  Tema: conflitos que haviam entre os clãs de senhores feudais;  Protagonista: Samurai;  Antagonista: Senhor feudal de um clã inimigo;  Escolha realizada através de uma pesquisa histórica.

8  Produção com o auxílio do estudante de Design, Henrique Fernandes.

9  Estruturação e mecânica (Ivo Rodrigues de Freitas Neto);  Controle de eventos (Francisco M. Guariba Fº);  Ilustração (Henrique Fernandes).

10 (1) Estudo do Android; (2) Definição da game engine; (3) Definição do enredo, espaço, tempo, personagens; (4) Apresentação Parcial – Fundamentação Teórica do TCC; (5) Implementação do protótipo; (6) Apresentação Final – Trabalho desenvolvido no 1º Semestre de 2012, segundo cronograma proposto;

11 (7) Implementação oficial; (8) Testes; (9) Apresentação do Trabalho com a presença dos Orientadores; (10) Entrega da monografia; (11) Apresentação do Projeto para Banca Examinadora; (12) Mostra de TC.

12 Ativi dades MarAbrMaioJunJulAgoSetOutNovDez 1XX 2XX 3XX 4X 5XX 6X 7XXXX 8XXXX 9X 10X 11X 12X

13 Referências:  ALÍPIO, Douglas: Máquina Virtual Dalvik. Mai Disponível em:. Acesso em: 08 abr http://www.euandroid.com.br/iniciante-android/2011/05/maquina-virtual- dalvik/  VIANA, Thiago Campos. Projeto e implementação de um jogo de Futebol 3D com uso de software livre. Monografia de conclusão de curso apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC-USP. São Carlos-SP. Junho de  DOS SANTOS, Maikon Cismoski. Renderização de Cenas Tridimensionais Interativas em Computadores com Recursos Gráficos Limitados. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre. Programa de pós-graduação em Informática, Universidade Federal do Paraná. Curitiba– PR  SCHEMBERGER¹, E. Elder; FREITAS, Ivonei¹; VANI, Ramiro². Plataforma Android..¹UNIOESTE- Universidade Estudal do Oeste do Paraná – Cascavel- PR. ²UNIVEL- Uniaão Educacional de Cascavel – Cascavel- PR


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