A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUÇÕES DE PESQUISA NO CATÁLOGO ON-LINE BIBLIOTECA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUÇÕES DE PESQUISA NO CATÁLOGO ON-LINE BIBLIOTECA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS."— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUÇÕES DE PESQUISA NO CATÁLOGO ON-LINE BIBLIOTECA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

2 Pesquisa no catálogo É necessário clicar na palavra status para ver o disponibilidade dos itens

3 Catálogo On-Line [Como fazer buscas] Todas as palavras Busca registros que contenham TODOS os termos procurados. Todas as palavras Busca registros que contenham TODOS os termos procurados. Na primeira página temos as seguintes opções de busca: Qualquer palavra Busca registros que contenham UM OU OUTRO termo pesquisado. Qualquer palavra Busca registros que contenham UM OU OUTRO termo pesquisado. Expressão Busca registros com uso de EXPRESSÕES determinadas. Expressão Busca registros com uso de EXPRESSÕES determinadas. Frase exata Busca registros com termos que são CONTROLADOS previamente pela biblioteca. Frase exata Busca registros com termos que são CONTROLADOS previamente pela biblioteca.

4 Resultados

5 Todas as palavras Os resultados localizam itens que contenham todos os termos fornecidos em qualquer campo: título, autor, resumo, etc.

6 Qualquer palavra Faz a pesquisa de todos os registros que contenham qualquer um dos termos fornecidos. Ou seja, que contenham ou um termo ou outro, resultando numa busca bastante abrangente. Resultado

7 Frase exata Resultado

8 Expressão Permite buscas específicas a partir de uma expressão lógica que é chamada de booleana com operadores de união, intersecção, exclusão (AND, OR, AND NOT) Operadores lógicos são utilizados para relacionar termos numa expressão de pesquisa. Combinam um ou mais termos de um ou mais campos do registro. Operadores lógicos são utilizados para relacionar termos numa expressão de pesquisa. Combinam um ou mais termos de um ou mais campos do registro.

9 Termos a serem utilizados Exemplo: ECONO$ ECONOMIA – ECONOMIAS - ECONÔMICO – ECONÔMICOS - ECONOMICAMENTE Exemplo: HISTóRIA – HISTORIA – História - Historia – historia -hiStOria Exemplo: POLíTICA SOCIAL - POLíTICA ECONÔMICA

10 Operadores booleanos Exemplo: política and sociedade = política*sociedade. Resultado: Registros que tenham no mesmo registro os termos política e sociedade Exemplo: política or sociedade, = política+sociedade. Resultado: Registros com termos que tenham a soma de registros que contenham tanto o termo política quanto sociedade. Exemplo: política and not sociedade. Resultado: Registros que tenham o termo política e que não tenham o termo sociedade.

11 Prefixos de busca INFORMAÇÃO PREFIXOEXEMPLOS DE BUSCA Classificação (Primeira parte que forma a expressão de localização) CLA=CLA= TombosTBO=TBO= EditoraEDT=EDT=Abril Cultural Data de Publicação Padronizada DTP=DTP=1998 País de PublicaçãoPAP=PAP=costa rica Descritores de conteúdo, localidades DES= DES=Meio ambiente DES=bacia do rio amazonas DES=HISTÓRIA DO BRASIL Notação de Autor (Segunda parte que forma a expressão de localização) NAU=NAU=M392c Primeiras palavras do títuloITI=ITI=Zero ITI=Capitães$

12 O formulário também apresenta opções para configuração da rotina de buscas através de Preferências. Para acioná-lo, basta clicar sobre o link [Preferências] que fica na parte direita do catálogo, que será apresentada a tela ao lado. Preferências

13 Como utilizar as Preferências Em geral, quando se faz a busca sem clicar em preferências, a busca é geral sem restrições. Mas, o uso de preferências se faz necessário para melhor definição da pesquisa. BIBLIOTECA Permite restringir a busca em uma biblioteca específica da Unifesp. ÍNDICE É possível escolher o índice para que uma lista estabelecida apareça, conforme digitação, de acordo com o campo escolhido: assuntos, autores, periódicos e títulos. COLEÇÃO Permite restringir as buscas em uma coleção específica no Acervo Geral, Coleção Alice Camargo, Periódicos, DVDs, etc. CAMPOS DE DADOS Permite restringir as buscas em campos de dados específicos, tais como autor, título, data, assunto, etc. FORMATO DE EXIBIÇÃO Permite a escolha de um formato de apresentação para os resultados de buscas: completo, curto, como referência, etc. BIBLIOTECA Permite restringir a busca em uma biblioteca específica da Unifesp. ÍNDICE É possível escolher o índice para que uma lista estabelecida apareça, conforme digitação, de acordo com o campo escolhido: assuntos, autores, periódicos e títulos. COLEÇÃO Permite restringir as buscas em uma coleção específica no Acervo Geral, Coleção Alice Camargo, Periódicos, DVDs, etc. CAMPOS DE DADOS Permite restringir as buscas em campos de dados específicos, tais como autor, título, data, assunto, etc. FORMATO DE EXIBIÇÃO Permite a escolha de um formato de apresentação para os resultados de buscas: completo, curto, como referência, etc. Outras preferências: Registros por página; Idiomas; Tipo de documento; Tipo de suporte; Tipo de conteúdo. Outras preferências: Registros por página; Idiomas; Tipo de documento; Tipo de suporte; Tipo de conteúdo.

14 Serviços utilizando login O link [Serviços/Renovações/ Reservas] permite o acesso, mediante login e senha, aos serviços de reserva, renovações e sugestões de compra. Renovação As renovações são realizadas exclusivamente pela internet e é realizado ao se logar no sistema. Os itens emprestados aparecem ao clicar em [Extrato & Renovação] e é só clicar em [Renovar] e o item será renovado, caso os itens não estejam atrasados. Renovação As renovações são realizadas exclusivamente pela internet e é realizado ao se logar no sistema. Os itens emprestados aparecem ao clicar em [Extrato & Renovação] e é só clicar em [Renovar] e o item será renovado, caso os itens não estejam atrasados. Reservas Caso não exista exemplares disponíveis para empréstimo, pode-se incluir a reserva para uma obra. A lista será monitorada pelo sistema e atenderá os alunos de acordo com a ordem de realização da reserva. Ao ser atendido o aluno recebe o aviso por e tem o prazo de um dia para retirar o material. É possível acompanhar as reservas pelo link [status].

15  Telefones:   Diretamente na Biblioteca Dúvidas, críticas e sugestões


Carregar ppt "INSTRUÇÕES DE PESQUISA NO CATÁLOGO ON-LINE BIBLIOTECA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google