A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTO E O SÁBADO Lição 5 3 de maio de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTO E O SÁBADO Lição 5 3 de maio de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 CRISTO E O SÁBADO Lição 5 3 de maio de 2014

2 Tempo de descanso e adoração
JESUS E O SÁBADO CRIADOR GUARDADOR Tempo de descanso e adoração Tempo de alegria Tempo de cura REDENTOR

3 A ORIGEM DO SÁBADO “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus… Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado” (Deuteronomio 5:12-15) O quarto mandamento (a diferença dos outros nove) tem dupla razão para guardá-lo: Libertação do pecado (sair de Egito, Dt. 5:12- 15) e lembrança da Criação (Êxodo 20:11) “Porque em seis dias fez... portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” (Éxodo 20:11) O sábado foi dado à raça humana na Criação e, depois do pecado, se converteu também em um símbolo da Redenção obtida por Cristo.

4 E.G.W. (O Desejado de todas as nações, cp. 29, pg. 255)
“E o Senhor diz: “Se desviares o teu pé de profanar o sábado, e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, [...] então te deleitarás no Senhor”. Isaías 58:13, 14. A todos quantos recebem o sábado como sinal do poder criador e redentor de Cristo, ele será um deleite. Vendo nele Cristo, nEle se deleitam. O sábado lhes aponta as obras da criação, como testemunho de Seu grande poder em redimir. Ao passo que evoca a perdida paz edênica, fala da paz restaurada por meio do Salvador. E tudo na natureza Lhe repete o convite: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”.” E.G.W. (O Desejado de todas as nações, cp. 29, pg. 255)

5 TEMPO DE DESCANSO E ADORAÇÃO
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” (Génesis 2:2-3) A Bíblia nos apresenta a Jesus como o Criador: “por ele foram criadas todas as coisas”(Col. 1:16) Como Criador, descansou no sábado e convidou a Adão e Eva a unir-se com Ele no descanso e na adoração. Seu convite se estende até o século XXI, convidando-nos a desfrutar do repouso e adoração.

6 TEMPO DE DESCANSO E ADORAÇÃO
Em que dia consideravam os apóstolos que deviam reunir-se a adorar juntos? Se reuniram no domingo, como homenagem a ressurreição, ou seguiram reunindo-se no sábado, como homenagem a Criação e a Redenção? “no sábado entraram na sinagoga e se sentaram” (Atos 13:14) “os gentios lhes rogaram que no sábado seguinte lhes falassem destas coisas” (Atos 13:42) “No sábado seguinte, se reuniu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus” (Atos 13:44) “E no sábado saímos fora da porta, junto ao rio, onde supomos haver um lugar de oração” (Atos 16:13) “E Paulo, como de costume, foi a eles, e por três sábados discutiu com eles” (Atos 17:2) “E discutia na sinagoga todos os sábados, e persuadia a judeus e a gregos” (Atos 18:4)

7 TEMPO DE ALEGRIA “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” (Marcos 2:27-28) Os rabinos prepararam uma lista de 39 categorias de atividades proibidas no sábado. Cada uma delas estava protegida com múltiplas normas. Jesus observou que a preocupação por observar estas inumeráveis leis faziam do sábado um dia de angustia, em lugar de um dia de alegria e comunhão com o Criador. Jesus disse que o sábado havia sido feito para o benefício dos humanos, e não o inverso. É dizer, o sábado não foi feito para ser adorado, mas a fim de dar oportunidades para adorar. É um dom para todos os humanos, e não tem a intenção de oprimir, mas de proporcionar libertação e alívio.

8 E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol 2, pg. 516)
“Para santificar o sábado não é necessário encerrar-nos entre paredes, afastados das belas cenas da natureza e do ar livre e revigorador do céu. Não devemos em caso algum permitir que encargos e transações comerciais nos desviem a mente do sábado do Senhor, que Ele santificou. Nem devemos permitir que nossa mente se demore em coisas de caráter mundano. Mas a mente não pode ser refrigerada, vivificada e enobrecida sendo confinada quase todas as horas do sábado entre paredes, ouvindo longos sermões e orações tediosas, formais. O sábado do Senhor é mal-empregado se for assim celebrado. O objetivo para o qual foi criado não é atingido. O sábado foi feito para o homem, para lhe ser uma bênção mediante o desviar-lhe a mente do trabalho secular para a contemplação da bondade e glória de Deus. É necessário que o povo de Deus se reúna para falar sobre Ele, para trocar pensamentos e idéias a respeito das verdades contidas em Sua Palavra, e dedicar uma parte do tempo à devida oração. Esses períodos, porém, mesmo no sábado, não devem ser tornados tediosos por sua extensão e falta de interesse.” E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol 2, pg. 516)

9 TEMPO DE CURA Lucas 13:10-17 “E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.” (Marcos 3:4) “E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado” (Lucas 13:14) Marcos 3:1-6 Esperar o domingo para ser curado para não transgredir o sábado? Em resposta a acusação dos fariseus de que Jesus estava quebrando o sábado com a curac, lembrou-lhes: “Meu Pai até agor trabalha, e eu trabalho” (João 5:17). Se Deus não houvesse permitido a cura, esta não haveria ocorrido. Quando se trata de aliviar a miséria humana, Deus não descansa. João 9:1-14 João 5:1-9

10 O FUTURO DO SÁBADO Deus deu o sábado ao homem antes do pecado
“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” (Isaías 66:22-23) Deus deu o sábado ao homem antes do pecado Deus fez do sábado um sinal de Criação e Redenção Deus dará o sábado ao homem redimido

11 E.G.W. (¡Maranatha, o Senhor vem, 29 de dezembro)
“No princípio, o Pai e o Filho repousaram no sábado após Sua obra de criação. Quando “os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados” (Gênesis 2:1), o Criador e todos os seres celestiais se regozijaram na contemplação da gloriosa cena. “As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam.” Jó 38: Quando se der a “restauração de todas as coisas, as quais Deus falou por boca dos Seus santos profetas, desde o princípio do mundo” (Atos dos Apóstolos 3:21, TF), o sábado da criação, o dia em que Jesus esteve em repouso no sepulcro de José, será ainda um dia de descanso e regozijo. O Céu e a Terra se unirão em louvor, quando, “desde um sábado até ao outro” (Isaías 66:23), as nações dos salvos se inclinarem em jubiloso culto a Deus e o Cordeiro” E.G.W. (¡Maranatha, o Senhor vem, 29 de dezembro)


Carregar ppt "CRISTO E O SÁBADO Lição 5 3 de maio de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google