A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer."— Transcrição da apresentação:

1 Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer possibilidade em face dos fatos,defende a capacidade do ser humano em avaliar, de compreender, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo.

2 A participação dos Alunos Representantes de Turma na construção dos processos de democratização da educação básica: a qualidade da aprendizagem de todos os estudantes. Docente: Maria Madselva F Feiges Direção Geral do CEP Jun /2007

3 Uma sociedade onde caibam todos só será possível num mundo no qual caibam muitos mundos. A educação se confronta com essa apaixonante tarefa: formar seres humanos para os quais a criatividade e a ternura sejam necessidades vivenciais e elementos definidores dos sonhos de felicidade individual e social. (ASSMANN,H.1998,p.29)

4 Não cabe dúvida de que o cérebro necessita do abraço para seu desenvolvimento,e as mais importantes estruturas cognitivas dependem deste alimento para alcançar um nível adequado de competência. Não devemos esquecer, como Leontiev destacou há bastantes anos, que o cérebro é um autêntico órgão social, necessitado de estímulos ambientais seu desenvolvimento. Sem aconchego afetivo o cérebro não pode alcançar seus ápices mais elevados na aventura do conhecimento.(...) (Assmann,citando RESTREPO, p.31)

5 O importante é enxergar muitas esperanças gostosas do nosso dia-a-dia, e acreditar que elas são factíveis,relevantes, geradoras de alegria, embora nunca plenamente satisfatórias.A gente não consegue escapar da pergunta se essas esperanças tópicas valem realmente a pena ou não.

6 Depois de todo esforço de estudo, análise e serena ponderação,ninguém consegue eliminar um certo plano de imponderáveis incertezas, em meio às quais a gente tem que apostar de coração inteiro,acreditando que vale a pena amar a felicidade própria, que não chegará a ser gostosa se não tiver ligada à felicidade dos outros. (ASSMANN,2000,p.15)

7 Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores:

8 "Prezado Professor, Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas.

9 A sala de aula, com todas as limitações, continua sendo um lugar de possibilidades. Nesse campo de possibilidades, temos a oportunidade de trabalhar pela liberdade, de exigir de nós mesmos e de nossos colegas uma abertura de mente e de coração que nos permita enfrentar a realidade no mesmo momento em que, de forma coletiva, imaginamos formas de ir além dos limites, para ultrapassá- los. Isso é educação como prática de liberdade. (Bell Hooks citado por SANTOMÉ,2003, p.215)

10 Depois de todo esforço de estudo, análise e serena ponderação,ninguém consegue eliminar um certo plano de imponderáveis incertezas, em meio às quais a gente tem que apostar de coração inteiro,acreditando que vale a pena amar a felicidade própria, que não chegará a ser gostosa se não tiver ligada à felicidade dos outros. (ASSMANN,2000,p.15)

11 Compreender a natureza do estudo: estudo é um ofício, e muito fatigante, com um tirocínio próprio, não apenas intelectual, mas também nervoso-muscular; é um processo de adaptação, é um hábito adquirido com esforço, dor e aborrecimento. (Manacorda p. 108) (Manacorda p. 108)

12 O estudo exige disciplina que não anula a personalidade e a liberdade anula a personalidade e a liberdade. - sinceridade - espontaneidade - originalidade - sociabilidade O professor precisa conhecer os contrastes entre o tipo de sociedade e a cultura para tomar consciência sobre os contrastes existentes entre os alunos.

13 A aprendizagem não é uma questão de truque Não há como simplificar Exige compreender as relações sociais Pressupõe austeridade pedagógica que não renuncie ao compromisso com a aprendizagem de seus alunos. Requer compreensão da relação intrínseca entre processos de aprendizagem e as relações sociais de produção capitalista.

14 -Exige tirocínio particular próprio, não só muscular nervoso, mas intelectual. - Pressupõe hábito adquirido com esforço, responsabilidade e muita dedicação.

15 A concepção de atenção exige uma adaptação psicofísico A concepção de atenção exige uma adaptação psicofísico DISCIPLINA: regras discutidas coletivamente.

16 A esperança humana, da qual estamos falando, é um horizonte de futuro tecido com desejo. Não o desejo de um único com desejo. Não o desejo de um único indivíduo, nem o desejo de subir na indivíduo, nem o desejo de subir na escada do sucesso,segundo os escada do sucesso,segundo os parâmetros da eficiência do mercado regendo todos os aspectos da vida, regendo todos os aspectos da vida, mas o desejo do reconhecimento mas o desejo do reconhecimento mútuo e respeitoso entre pessoas e grupos sociais, o desejo de uma vida mais digna e prazeirosa para todos /as. O desejo de um mundo onde caibam muitos e muitos mundos. (ASSMANN, 2000, p.103)


Carregar ppt "Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google