A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Mercado Exterior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Mercado Exterior"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Mercado Exterior

2 O Papel do Comércio Internacional no desenvolvi- mento do Brasil.
Período 1990 a 2008; O objetivo da matéria é mostrar que o desenvolvimento econômico de um país possui uma ligação direta com o comércio internacional. Oferecendo mais oportunidades e melhores rendas, mediante a política comercial do país.

3 - O Brasil é um dos países em desenvolvimento de maior presença em foros internacionais, participação pacífica, não ideológica, não excludente e de política externa universal, sempre cooperando com o desenvolvimento; Até 1990 o Brasil pouco importava devido a desvalorização da moeda; Mediante a desvalorização a importação tornava-se cada vez mais cara e desnecessária. Para adquirir um produto/serviço era necessário grande quantidade de moeda.

4 Além da desvalorização da moeda o país sofria com resquícios de uma economia fechada imposta pela ditadura militar. A cobrança do Imposto de Importação ( II ) com valores elevados e a exigência do pgto da licença de importação impedia o país de importa. Somente no final dos anos 80 e início dos anos 90 o Brasil começou a praticar uma política de rebaixa tarifária, estimulando a entrada de produtos estrangeiros no país, a inovação tecnológica, barateamento dos preços internos via política comercial de abertura da economia.

5 Com o presidente Collor no comando a postura de política externa e comercial brasileira foi a de favorecer a entrada de produtos na economia, como tentativa de provocar um choque de competitividade e modernização; Com a economia fechada o resultado que predominava na balança comercial era referente as exportações até início dos anos 90;

6 Segundo Morini, “ A Balança Comercial registra o valor das movimentações de mercadorias que entram (importações ) e saem ( exportações ) do país. O movimento das mercadorias é o inverso quando o país exporta, contabiliza-se entrada de capital, quando o país importa contabiliza-se saída de capital. Se o resultado das exportações for maior que as importações o resultado é superavitário, caso contrário, se importamos mais que exportamos o resultado será deficitário( sai mais dinheiro do que entra).”

7 Desde o final dos anos 90 o governo brasileiro praticou políticas públicas estimulando e sensibilizando os empresários a prática de exportação; O resultado foi o crescimento significativo do país de 2003 a 2008, quando o comércio mundial passou por uma das fases mais prósperas ; ( á partir de 2008 crise nos EUA ); O Brasil soube aproveitar essa boa fase aumentando suas exportações em aproximadamente 21,9% em cada período. O principais resultado da época próspera foram: geração de empregos, crescimento da economia e a diminuição do risco país.

8 Benefícios do Comércio Internacional
1- Diversidades de Produtos; 2 – Diversificação dos riscos: empresas que possui parte das receitas geradas pelas as exportações, fica menos suscetível a problemas de caixa; 3 – Concorrência ilimitada: a alta concorrência estimula a inovação e o advento de novas tecnologias; 4 – Superação da sazonalidade: produtos sazonais e dependentes de clima, podem ser comprados ou vendidos para outro hemisfério, ex: exportação de biquinis;

9 5 – Mercado maior e mais exigente: divulgação dos produtos para todo o mundo;
6 – Aumento da riqueza mundial: o comércio proporciona o aumento do PIB de cada país; 7 – Estímulo a um ambiente pacífico: a prática do comércio estimula a paz, ao longo da história da humanidade as relações internacionais são marcadas por guerra; 8 – Aumento da cooperação internacional e formação de regimes econômicos internacional: estímulo da formação de acordos entre países com intuito de facilitar o fluxo comercial ;

10 Os maiores países exportadores são:
1 – Alemanha; 2 – China; 3 – Estados Unidos; 4 - Japão; 5 – Países Baixos; 6 – França; 7 – Itália; 8 – Bélgica; 9 – Rússia; 10 – Reino Unido; 11 – Canadá; 12 – Coréia do Sul.

11 Os países com elevado percentual de relação entre valor exportado e PIB são países mais internacionalizados e mais presentes no comércio internacional. A demanda global estimula o crescimento econômico desses países, assim como, em épocas de crise internacional são os mais atingidos . O Brasil apresenta uma importante característica, a de global trader . Tal expressão refere-se a um país que participa do comércio internacional com uma ampla pauta de produtos importados e exportado. Além de realizar comércio com grande número de países não sendo dependente de um único país como fonte ou destino de comércio. ( Exportações maiores que Importações a 2008)

12 Com o comércio internacional foram criados acordos de comércio, multilaterais, regionais e bilaterais. Multilaterais: acordo entre vários países, ex: redução do CO2 no mundo; GATT – OMC; Bilaterais: quando dois países entram em consenso, ex: acordo entre a previdência social e o Chile, Cabo Verde, Espanha etc ... Multilaterais: são os acordos na qual participam somente os países membro, ex: Mercosul, Mercado Comum do Sul ( Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai ( está suspenso) e Venezuela )

13 O comércio internacional também evoluiu com a inserção de novos temas na
agenda internacional como a questão ambiental, a cooperação científica e tecnológica, ascensão de novos países tomadores de decisão e foco de novos interesses, como os países componentes do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China até 2011 incluindo a África do Sul em 14/04/11 sendo alterado a sigla para BRICS.


Carregar ppt "Administração de Mercado Exterior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google