A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O REGIME DE JUROS COMPOSTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O REGIME DE JUROS COMPOSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
A característica do regime dos juros compostos é que os resultados obtidos em cada período são incorporados ao capital nas próximas operações de capitalização. Neste regime os juros formados no período anterior são incorporados na definição dos valores no próximo período. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

2 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Os juros apresentam incidência sobre o capital inicial e sobre os valores dos juros do período anterior. Assim tomemos um capital inicial (P) de $1.800, prazo (n) de três meses e taxa (i) de 5% ao mês. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

3 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Para o primeiro mês 1.800 x (1,05) = 1.890,00 Para o segundo mês 1.890 x (1,05) = 1.984,50 Para o terceiro mês 1.984,50 x (1,05) = 2.083,73 Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

4 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Chegamos à conclusão de que para a capitalização composta o valor final da operação – montante – é definido por: Adequando melhor a expressão: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

5 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Independente do regime adotado, o valor final da operação é sempre definido como os juros acrescidos (j) ao capital inicial (P). Podemos concluir que: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

6 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo P, n e i, definir S Um capital de $3.000,00 foi aplicado a juros de 20% ao mês durante 4 meses. Determina-se o capital final da operação da seguinte forma: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

7 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo P, n e i, definir j Um capital de $6.500,00 foi aplicado a juros de 20% ao mês durante 5 meses. Determina-se o valor dos juros da operação da seguinte forma: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

8 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo S, n e i, definir P Determina-se o capital que no período de 2 meses à taxa de juros de 4% quinzenal reproduzem o valor de $1.169,86 da seguinte forma: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

9 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo P, S, e i, definir n Determina-se o prazo para que o capital de $2.500,00 à taxa de juros de 4% ao mês reproduza o valor de $2.757,55 da seguinte forma:

10 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo P, n e S, definir i Determina-se a taxa de juros que consegue transformar o capital de $ em $39.900,30 durante o período de 7 meses, da seguinte forma:

11 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo j, n e i, definir P Um comprador deseja adquirir um veiculo. Ele sabe que o mercado opera com juros de 12% ao ano e que o valor do automóvel é de $ Determina-se quanto deve dispor para comprar o automóvel em 12 meses com os juros da operação, da seguinte forma: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

12 O Fluxo de Caixa em Juros Compostos
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS O Fluxo de Caixa em Juros Compostos Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

13 Valor Nominal e Valor Atual
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS Valor Nominal e Valor Atual Na data definida para a aplicação diz-se que o capital final obtido também pode ser definido por valor nominal (N).De outro modo, quando o valor final (S) ou Nominal (N) quando descapitalizado no mesmo prazo (n) e a mesma taxa periódica (i) representa o valor principal (P) ou, alternativamente, o valor atual (V). Ou seja, valor principal (P) e valor atual (V) são sinônimos como também o são valor final (S) e valor nominal (N). Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

14 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo N, n e i, definir V Um título cujo valor nominal (N) é de $ ,00 pode ser descontado durante 60 dias à taxa de 5% ao mês. Com base nessas informações determina-se o valor Atual (V) da seguinte forma: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

15 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Conhecendo V, n e i, definir N Um título cujo valor atual (V) é de $ ,00 foi descontado no prazo de 60 dias à taxa de 15% ao mês. Com base nessas informações determina-se o valor Nominal (N) da seguinte forma: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

16 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
O Fracionamento do Prazo nos Juros Compostos Em juros a formação do montante da operação está associada à definição da taxa (i) e do prazo da operação (n). Em juros compostos há incidência da taxa sobre o capital inicial (P) e os juros dos períodos anteriores, de forma que podemos fracionar o prazo uma vez que estaríamos permitindo a incidência de juros sobre juros. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

17 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
O Fracionamento do Prazo nos Juros Compostos Para exemplificar melhor, tomemos a possibilidade de um empréstimo, no valor de $ ,00 a ser pago após 7 meses, acrescido de juro compostos à taxa de 200% ao ano. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

18 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
O Fracionamento do Prazo nos Juros Compostos Digamos, agora, que o titular deste título, negocie para um terceiro à mesma taxa, no quinto mês. Qual deve ser o valor pago por este terceiro? Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

19 O Fracionamento do Prazo nos Juros Compostos
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS O Fracionamento do Prazo nos Juros Compostos Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

20 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
A equivalência de Compromissos A substituição de compromissos refere-se à equivalência de capitais. A questão gravita na definição dos prazos de pagamento. As propriedades da exponenciação garantem que a equivalência financeira no regime de juros compostos é permanente em qualquer data. Ou seja, se um conjunto de capitais é equivalente em uma dada data, será equivalente em qualquer outra. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

21 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Podemos dizer que se o conjunto de capitais S é equivalente ao conjunto de capitais N em uma determinada data qualquer (por exemplo, data 5), apresentam, portanto, valores iguais em outras datas. Assim, quando avaliados em outra data qualquer, o novo valor a ser definido manterá nova igualdade para o outro conjunto. Vale lembrar que isto só ocorre no regime de juros compostos. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

22 A equivalência de Compromissos
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS A equivalência de Compromissos Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

23 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Digamos que uma dívida de $5.000,00 possa ser quitada em dois pagamentos, um de $3.900,00 para três meses e outro valor para 45 dias. Se essa operação atende ao principio da equivalência de capitais e foi realizada com taxa de 10% ao mês, determine o valor do pagamento: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

24 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Atividades Uma câmara digital é comercializada por $429,00 à vista ou em 2 parcelas de $229,45 com pagamentos para 30 e 60 dias. Com base nos juros de 4,61% ao mês, verifique se a operação é regida pelo princípio da equivalência de capitais. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

25 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Atividades O valor de um produto à vista é de $12.000,00. Para pagamento a prazo paga-se uma entrada mais três parcelas mensais consecutivas de $2.000,00 cada. Com base no princípio da equivalência de capitais, e sabendo que a taxa de juros é de 5% ao mês, determine o valor da entrada. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

26 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Atividades Um capital foi aplicado a juros de 20% ao ano. Ao término deste prazo, um terço do valor total foi aplicado a taxa de 35% ao ano, durante igual período. Sabe-se que os juros desta última operação foram de $210. Determine o capital inicial da operação. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

27 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Atividades Uma dívida de $15.000,00 foi contraída para ser paga em 6 meses. Se a taxa de juros é de 7% ao bimestre, caso o devedor queira liquidar com 20 dias de antecedência, determine o valor a ser pago.

28 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Atividades Uma pessoa necessita de $20.000,00 daqui a 7 meses. Sabe que as instituições financeiras operam com taxas de 3% ao período quinzenal. Determine quanto deve aplicar hoje para obter o capital desejado.

29 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Atividades Pretende-se daqui a 8 meses comprar um veículo no valor de $30.000,00. Determinar a aplicação necessária a ser realizada num investimento que remunera a 15% ao mês, de modo que a compra possa ser realizada apenas com os juros obtidos na aplicação.

30 O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Atividades Determine a taxa de juros compostos anual que consegue transformar o capital de $4.000,00 em $4.096,46 durante o período de 6 meses.


Carregar ppt "O REGIME DE JUROS COMPOSTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google