A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial."— Transcrição da apresentação:

1

2 Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial

3 Criação|Oratória Arte de bem falar. Como falar em público. Faculdade associada a liderança. Os bons oradores devem ser capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes e não apenas informá-los. Na oratória, como em qualquer forma de comunicação, existem cinco elementos básicos a considerar: "quem diz - o quê - a quem - por que meio - com que efeitos?".

4 Criação Aumentar Vocabulário Leitura|Adaptação e descrição de textos|Palavras – cruzadas. Potenciar a Memória Tomar banho de olhos fechados. Escovar os dentes com a outra mão. Escolher outro percurso pára ir para o trabalho. A rotina pode ser um veneno para o cérebro.

5 Criação | Preparar um Discurso Tema Não escolha um tema que lhe seja estranho. Não leia apenas com os olhos, mas com o lápis. Converse com as pessoas que conhecem o assunto. Preparação Preparação mental, lógica e adequada. É o ouvido que faz o orador. Treinar o improviso todas as manhãs. Uma boa planificação e estruturação do discurso, será uma mais valia. Ensaie frente a um espelho.

6 Preparar um discurso | Introdução Brilhar pela sua sobriedade e lógica. Destina-se fazer o tema entrar no ouvinte e o ouvinte entrar no tema. Linhas mestras do problema e da interrogação induzida pelo tema. Atraente, intelectualmente excitante (é preciso abrir o apetite do ouvinte), brilhante e determinada, decisiva na exposição da razão do tema.

7 Preparar um discurso | Introdução A introdução serve para introduzir o tema. Depois para apresentar o problema, e por fim para formular as questões. Anuncia, sob a forma de interrogação, o que será feito a seguir, no desenvolvimento do tema propriamente dito. É preciso introduzir as palavras nos ouvidos, nos olhos e no cérebro dos que escutam. Precisamos de ser vistos, ouvidos e compreendidos quando falamos.

8 Discurso Fale com uma certa autoridade. Observe o público. Eles mostram- lhe a atenção ou não, que você esta a ser capaz de despertar. Quando terminar cale-se. É preferível falar menos, do que falar demais. Procure deixar na cabeça do público a sensação de que foi pena ter falado tão pouco.

9 Tipos de Discurso Improviso; Discurso preparado; Discurso lido; Discurso com estrutura. Até existir domínio da palavra oral, convém evitar o improviso.

10 Discurso|Orientações Não se deve ler um discurso! O texto interpõem-se entre o orador e o público, perturbando quer um quer outro. Falar de memória é um grave risco e a mesma barreira mantém-se entre o orador e o público, embora mais subtil. Alguns oradores, escrevem os discursos, esquecem-nos de propósito, e quando do momento de falar, estabelecem um equilíbrio entre a memória e o improviso. Um estruturação do discurso, será a melhor opção. Terá liberdade e orientação constante.

11 Discurso|Orientações Procure controlar o sistema nervoso. O nervosismo só transparece se quiser. Uma aparência tranquila inspira confiança. Dê o litro! Um orador não se poupa! Caso tenha de ler o discurso, não dobre ou amarrote as folhas. Assuma naturalmente. Não hesite em utilizar as suas notas. O público não se incomoda com isso, pelo contrario, vê o trabalho que teve para apresentar o discurso.

12 Discurso | Terminar Resumo do que disse. Faça um apelo à acção. Faça um agradecimento sincero. Historia interessante, com piada e ligada ao tema. A primeira impressão é a que vale, mas a ultima é a que fica.

13 Discurso | Avaliação O público reagiu bem quando eu esperava que o fizessem? Senti o interesse do público durante todo o discurso? Quais os pontos onde foi maior esse interesse? Quais os pontos que menos interessaram? O tom da minha voz foi o mais correcto? Os meus gestos foram os correctos? Consultei demais as notas? Comecei bem o discurso? Perdi-me alguma vez? Acabei bem?

14

15 Contacto António Abernú antonioabernu.com


Carregar ppt "Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google