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UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem

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Apresentação em tema: "UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem"— Transcrição da apresentação:

1 UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Prof: Ivan Fontainha Aula 8 Site:

2 Bibliografia BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML: guia do usuário. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, c2006. MELO, Ana Cristina. Desenvolvendo aplicações com UML 2.2: do conceitual à implementação. 3.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Porto Alegre: Bookman, 2007.

3 UML – Diagramas de Interação
O que é interação? “Interação é a ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, duas ou mais pessoas.” Corresponde a um conjunto de mensagens trocadas entre objetos, com o objetivo de alcançar um determinado propósito, respeitando-se o contexto do sistema

4 UML – Diagramas de Interação
Diagrama de Interação: Mostra as interações por meio de uma visão dinâmica do sistema Pode representar um sistema , subsistema, operação, classe ou cenário de um caso uso (sendo esta última representação a mais frequente)

5 UML – Diagramas de Interação
Tipos de Diagramas de Interação: Veremos 2 tipos de diagramas de interação: Diagrama de Seqüência -> enfatiza a seqüência de mensagens dentro de uma linha de tempo Diagrama de Comunicação (ou Colaboração) -> enfatiza o relacionamento estrutural entre os objetos, sem se preocupar com o tempo determinado para cada interação

6 UML – Diagramas de Interação
Diagrama de Seqüência: Mostra a colaboração dinâmica entre os vários objetos de um sistema A partir dele percebe-se a seqüência de mensagens enviadas entre os objetos Mostra a interação entre os objetos, alguma coisa que acontecerá em um ponto específico da execução de um sistema

7 UML – Diagramas de Seqüência
Representação: A representação gráfica de um diagrama de seqüência é baseada em duas dimensões A primeira dimensão é vertical e representa as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida (eixo Y) A segunda dimensão é horizontal e representa os objetos participantes das interações (eixo x) As mensagens correspondem a chamadas de serviços dos objetos, ou seja, a chamada de suas operações

8 UML – Diagramas de Seqüência
Representações - Objetos: Os objetos em um diagrama de seqüência é feita com um retângulo alinhado no topo do diagrama, partindo dele uma linha vertical tracejada denominada linha de vida, que é desenhada até o fim do diagrama. A linha de vida representará a vida deste objeto dentro de um determinado período de tempo

9 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Objetos: Um objeto, que já existe quando a transação do diagrama tem inicio, é mostrado alinhado ao topo do diagrama, de forma a ficar acima da primeira seta de mensagem Um objeto que continuará a existir, mesmo após a finalização da transação do diagrama, tem sua linha de vida estendida para além da última seta da mensagem

10 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Objetos:

11 UML – Diagramas de Seqüência
Representações - Objetos: A criação ou destruição de um objeto dentro do período de tempo total representado pelo diagrama são mostrados desenhando-se o início ou fim da linha de vida do objeto no ponto determinado pela criação e destruição

12 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Objetos (criação): A seta que representa a mensagem de criação é desenhada de forma a apontar sua cabeça para o símbolo do objeto

13 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Objetos (destruição): A seta que carrega a mensagem de destruição é direcionada a um “X” colocado no fim da linha de vida

14 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Mensagens: As mensagens são enviadas de um objeto para outro, por meio de setas que partem de uma linha de vida para outra São identificadas com o nome da operação que está sendo chamada Podem carregar a solicitação de um processamento, a comunicação de um evento ou outras informações relevantes para o cumprimento de responsabilidades

15 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Ativação: A mensagem da inicio à ativação, que corresponde ao período de tempo durante o qual um determinado método de um objeto esta sendo executado A ativação é mostrada graficamente como um retângulo fino, branco ou cinza, que tem sua parte superior alinhada ao final da seta ativadora e se estende até o fim do processamento, que pode ter uma representação extra como uma mensagem de retorno (não é obrigatória)

16 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Ativação:

17 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Condições de Guarda: Representamos as decisões do nosso diagrama de seqüência como condições de guarda, isto é, uma condição que deve ser atendida para a mensagem ser executada As condições de guarda são representadas dentro de colchetes “ [ ] ”

18 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Condições de Guarda:

19 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Auto-chamada: Auto-chamadas são mensagens que um objeto envia para si mesmo No caso de auto-chamadas as mensagem parte do objeto e atinge o próprio objeto

20 UML – Diagramas de Seqüência
Representações – Iteração: As Iterações (repetições) de uma mensagem são representadas com um “ * ” (asterisco) antes da condição (que é representada entre “ [ ] ” (colchetes)

21 UML – Diagramas de Seqüência
Exemplo:

22 UML – Diagramas de Seqüência
Dicas para a construção de um diagrama de seqüência: Escolher um caso de uso Identificar os objetos que fazem parte da interação Identificar o objeto que começa a interação Identificar as mensagens trocadas entre os objetos Identificar a sequência destas mensagens


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