A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma tarde chuvosa, Marita chegara do trabalho inteiramente molhada, como se houvesse saído de uma piscina. Tudo era frio e sombra Ninguém a esperava,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma tarde chuvosa, Marita chegara do trabalho inteiramente molhada, como se houvesse saído de uma piscina. Tudo era frio e sombra Ninguém a esperava,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Uma tarde chuvosa, Marita chegara do trabalho inteiramente molhada, como se houvesse saído de uma piscina. Tudo era frio e sombra Ninguém a esperava, Sozinha estirou-se no leito, procurando recapitular os acontecimentos da véspera, mas o estômago reclamava alimento, pois varara o dia em absoluto jejum.

4 Marita refletia, refletia... O porquê de encontrar-se tão entranhadamente ligada a Gilberto, Marita estava desalentada, insatisfeita. Aspirava a entreter-se, fugir de si mesma. Seu espírito almejava deslocar-se, o corpo não, devido à fadiga.

5 O pai adotivo raramente se atrasava e, desde a véspera, não conseguia recordá-lo sem temor. Apagou então todas as luzes, para que, quando chegasse, acreditasse que ela estava fora. Cláudio veio, de leve, espreitar- lhe o aposento. Ele experimentou a maçaneta, mas não insistiu

6 Eram 23 horas quando André e Neves se dispuseram ao socorro magnético. Oraram, pedindo a bênção do Cristo e o concurso do irmão Félix, a benefício da moça exausta. Marita, a princípio, reagiu negativamente, empenhando- se na vigília, mas depois cedeu. Cautelosos, os amigos espirituais operaram no sentido de reduzir-lhe a capacidade de movimentação, evitando assim o encontro com Gilberto, qual sucedera na véspera. Absorvida na paixão que lhe sugava todas as forças, monologava, ideando alto: "Gilberto! Onde está Gilberto?"

7 Abraçada a Marita, Percília conversava com a jovem, encorajando-a, esforçando-se por descentralizar-lhe a atenção, apontando quadros e ocorrências do trajeto, sem contudo ter resultado, porque a moça tinha o pensamento fixo em Gilberto.

8 Félix, no entanto, ouvia todas as manifestações inconsideradas, com a ternura de um pai. Grave sem aspereza, compreensivo sem atitudes açucaradas que lhe comprometessem a autoridade de educador. Replicava sempre entre a bondade e a atenção devidas a um enfermo, sem deixar de melindrar os sentimentos ou de encorajar as ilusões.

9 Dirigindo-se a André e seus companheiros, Félix explicou, então, que, infelizmente, a intervenção efetuada em favor dela não poderia ultrapassar a superfície, prevalecendo somente para a sustentação do repouso físico, visto que a paixão juvenil se convertera em psicose grave. "perda de contato com a realidade".

10 Marita deixara-se arrastar pelo desvario afetivo, a ponto de cair no pior tipo de possessão, aquele em que a vítima adere, gostosamente, ao desequilíbrio em que se consome.

11 Félix informou ainda que lhe consultara o organismo, no sentido de se impedir a alienação mental começante, com o socorro de alguma enfermidade séria que, ao coloca -la no leito, lhe modificaria a mente, predispondo-a a diferentes impressões. O corpo da jovem, no entanto, não se mostrava habilitado a receber esse gênero de amparo. Extremamente desorientada e enfraquecida, Marita desencarnaria no desajuste orgânico

12 Não restava, pois, outra alternativa, senão a de esperar pela resistência moral dela própria. De volta a casa, reajustada ao corpo denso, Marita passou a repousar sem agitação e pôde dormir profundamente. Quando Percília se despediu de André e Neves, este informou ao amigo que se tratava da mesma Entidade que o socorreu no cabaré, quando, num gesto impensado, agredira o genro.

13 Segundo os tratados de psiquiatria, psicose é um grave transtorno mental, caracterizado por um processo de ruptura na linha de vida do paciente com profundas altera ç ões das suas fun ç ões ps í quicas.

14 Alterações do pensamento delírios; eco do pensamento; inserção ou roubo do pensamento; irradiação do pensamento; interceptações no curso do pensamento resultando em discurso incoerente, alterações da percepção: alucinações- auditivas, visuais alterações afetivas: embotamento, inadequação, labilidade; alterações comportamentais: catatônicas, tais como excitação, flexibilidade cérea, negativismo, mutismo; bizarrices; risos imotivados; solilóquios; alterações das características da consciência do Eu, funções psíquicas que dão à pessoa normal um senso de individualidade, unicidade e de direção de si

15 FIM!


Carregar ppt "Uma tarde chuvosa, Marita chegara do trabalho inteiramente molhada, como se houvesse saído de uma piscina. Tudo era frio e sombra Ninguém a esperava,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google