A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDER."— Transcrição da apresentação:

1 EDER

2 CONTEXTO HISTÓRICO SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Mudança a forma de governo Substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado Primeiras indústrias se instalaram. O Rio de Janeiro, era uma cidade heterogênea, com mansões e palacetes ao lado de bairros miseráveis. -Nos palacetes de Laranjeiras falava-se francês nas noites de gala, enquanto não longe dali, nos cortiços, a fome e a miséria faziam estragos na população.

3 CARACTERÍSTICAS - A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. - Descrições minuciosas e linguagem simples - Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público. - Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.

4 O CORTIÇO A obra apresenta toda a sorte de patologias sociais, um mundo doentio de traíções sórdidas, violências sexuais,relacionamento lésbico e homosexual. Não se concentra em um único personagem central, mas várias personagens.

5 MOMENTO HISTÓRICO Romantismo
A chegada da família real portuguesa em 1808. Transformações de ordem política, econômica e social. O eixo político-econômico-cultural do Brasil sai então de Minas Gerais para ganhar as portas da realeza no Rio de Janeiro, onde nasce um público consistente de leitores principalmente formado de mulheres e jovens estudantes, provenientes da classe burguesa em ascensão.

6 CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO
SUBJETIVISMO IMAGINAÇÃO CRIADORA EXAGERO DESEJO DE MORTE LIBERDADE CRIADORA

7 INOCÊNCIA Inocência é uma história de amor impossível, envolvendo Cirino, prático de Farmácia que se auto promoveu médico, e Inocência, uma jovem do Sertão de Mato Grosso, filha de Pereira, pequeno proprietário típico da mentalidade vigente entre os habitantes daquela região. A realização amorosa entre os jovens é invisível porque Inocência fora prometida em casamento pelo pai de Manecão, um rústico vaqueiro da região; e também porque Pereira exerce for vigilância sobre a filha, pois, de acordo com seus valores, ele tem de garantir a integridade de Inocência até o dia do casamento. Ao lado dos acontecimentos, que constituem a trama amorosa, há também o choque de valores entre Pereira e Meyer, um naturalista alemão que se hospedara na casa de Pereira à procura de borboletas, evidenciando as contradições entre o meio rural brasileiro e o meio urbano europeu. A atração pelo pitoresco e o desejo de explorar e investigar o Brasil do interior fizeram o autor romântico se interessar pela vida e hábitos das populações que viviam distante das cidades. Abria-se assim, para o Romantismo, o campo fecundo do romance sertanejo, que até hoje continua a fornecer matéria à nossa literatura.

8 Características da obra
Sofrimento – A caminhada do sertanejo em busca de seus objetivos através de longas distâncias, sendo que no percurso, existe a dificuldade do abrigo. Simplicidade – É claramente observada através do comportamento e diálogos entre as personagens típicas. Contradições – Comprava-se entre o jeito de ser do sertão e a forma avançada da Europa (Pereira e Meyer). Amor – Um amor tão puro e verdadeiro que por falta de condições de existência preferiu a morte, ou pelo menos, foram levados a ela. Honra – Pereira para manter a honra familiar, sacrificava sua própria filha, já que sua palavra estava acima de tudo. Beleza – É retratada através da paisagem do sertão e da jovem Inocência. Escravidão – ë representada por Maria Conga e outros.


Carregar ppt "EDER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google