A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAFÉ COM LETRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAFÉ COM LETRA."— Transcrição da apresentação:

1 CAFÉ COM LETRA

2 Colcha de retalhos “caminhos que se completam"
Formadora Débora Gil Formadora Luana

3 Cada qual com sua história...
Como uma colcha de retalhos, tudo começou com recortes, desenhos, fotografias, objetos, histórias... a colcha foi crescendo, tornando-se mais bela, e terminou gerando muito, muito calor humano! Este bem que poderia ser um jeito de narrar a caminhada do PROFA, no ano passado. Como foi um fato significativo na vida de todas nós, e para nos aprofundarmos no PROFA, as formadoras contemplaram-nos com o “Café com Letra”. Aula 26/05/2009

4 RELATANDO... Iniciamos com a leitura de fruição do livro “Colcha de Retalhos” de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro da Silva. Ed. Brasil, 26 páginas.

5 Em seguida, assistimos a um trecho do filme “Lado a Lado”
DIVIDINDO... Após retiramos dúvidas sobre o Webfólio, retomamos os pontos de observação. Em seguida, assistimos a um trecho do filme “Lado a Lado” O filme nos emocionou bastante. Nos remetemos a frase entregue no encontro anterior: “ O artista que se despede entrega sua obra prima ao artista que se apresenta. E o oleiro jovem não guarda esta peça perfeita para comtemplá-la e admirá-la: a espatifa contra o solo, a quebra em mil pedacinhos, recolhe-os e os incorpora à sua própria argila. (Transcrito por Eduardo Galeano, 1994)”. Pudemos notar que a essência do livro quanto a do filme foca a SAUDADE!

6 SOMANDO

7 COMPARTILHANDO EXPECTATIVAS
E SONHOS

8 Uma colcha de retalhos que ativa a memória e aquece corações.
DIMINUINDO ANSIEDADES Uma colcha de retalhos que ativa a memória e aquece corações.

9 MULTIPLICANDO AMIZADES...
MARCELLY ANA MARIA ADRIANA ANA CAROLINA CLÁUDIA GABRIELA ANDRÉIA JANAÍNA KAREN KAREN KÁTIA MILENA

10 LEALDADES. VANESSA MIRIAM NÁDIA RENATA NATÁLIA ROSANA TACIANA TEREZA Para completar a nossa colcha só falta as fotos das amigas que não estavam presentes..... ANA PAULA ANDRÉIA

11 COMPANHERISMOS. Escolhemos diversos textos que achamos interessantes para a reflexão da aula, os mesmos se encontram no Webfólio do curso em Dowloods. * DINÂMICA DA COLCHA DE RETALHOS * DINÂMICA COMO UTILIZAR EM SUAS DISCIPLINAS. * RECEITA PARA VIDA (TELMA REIS). * SAUDADE (EDY MORAES).

12 O QUE SENTIMOS AO ESCREVERMOS AS CARTAS PARA OS (AS) CURSISTAS DO PROFA DE 2009
As surpresas não param. Antes de começar a oficina da colcha de retalhos, observamos as avaliações de nossas adotadas do Profa (2009) e as formadoras pediram para escrevemos uma carta que seria nossa próxima tarefa. Difícil? Muito! E como sempre, como pessoas distintas que somos, cada uma de nós focou aquela atividade de maneira diferente. Algumas se tivessem a oportunidade reescreveriam a carta, outras comparavam a sua carta com as das colegas, a maioria muito insegura a respeito do que escrever, afinal era uma carta para pessoas que agora ocupam um lugar importante em nossas vidas, mesmo que profissional. Entre outros murmúrios que podiam ser ouvidos entre a sala e o lanche.

13 COMO SEMPRE... Uma manhã focada em aprimoramento e fortalecimento profissional e pessoal nosso e de nossas adotadas e sempre acompanhadas de uma boa literatura. Conclusão: formação + profissionalismo = qualidade na educação. É isso que o curso Café com letras vem nos apresentando. Temas simples, noites divertidas, aprendizados fascinantes. Agora diz: __ Nossa vida é ou não uma colcha de retalhos? Uma história aqui, uma experiência ali, e uma coisa costurada na outra transforma tudo o que vivemos nessa palavra muitas vezes inexplicável... vida!

14 TEXTOS E FORMATAÇÕES: VANESSA ESCOBAR, MARCELLY, NATÁLIA e GABRIELA
MAS ACIMA DE TUDO... TRABALHANDO E AMANDO. TEXTOS E FORMATAÇÕES: VANESSA ESCOBAR, MARCELLY, NATÁLIA e GABRIELA

15 REFERÊNCIAS SILVA, Nye. “Colcha de Retalhos”,Ed. Brasil, 1ª ed, SP, LOBATO, Monteiro. “A colcha de retalhos”, Ed. Brasiliense, 12a ed, SP, Filme: Lado a Lado. Texto: Encruzilhada (Eyd Moraes). Texto: Saudade (Machado de Assis). Dinâmica: Colcha de Retalhos. Receita para a vida (Telma Reis). DVD: Colcha de Retalhos.


Carregar ppt "CAFÉ COM LETRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google