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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Aula 2: Introdução ao C++ Professor: Sandro Rigo.

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1 Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Aula 2: Introdução ao C++ Professor: Sandro Rigo

2 Roteiro Introdução Estrutura de programas em C++ Variáveis e tipos de dados Comandos Estruturas de controle e seleção Uso de vetores Exercícios

3 Introdução Algoritmo Sintaxe (livre) para a descrição de soluções

4 Introdução Algoritmo Sintaxe (livre) para a descrição de soluções Definição de variáveis e estruturas de dados

5 Introdução Algoritmo Sintaxe (livre) para a descrição de soluções Definição de variáveis e estruturas de dados Organização em blocos de operações

6 Introdução Algoritmo Sintaxe (livre) para a descrição de soluções Definição de variáveis e estruturas de dados Organização em blocos de operações Mapeamento para linguagem de programação

7 Introdução Algoritmo Sintaxe (livre) para a descrição de soluções Definição de variáveis e estruturas de dados Organização em blocos de operações Mapeamento para linguagem de programação Validade: planejamento, teste, comunicação

8 Introdução Linguagem de programação Possui sintaxe própria e rígida Conjunto de palavras reservadas Bibliotecas padrão de funções Ambiente de desenvolvimento

9 Introdução Linguagem de programação Possui sintaxe própria e rígida Conjunto de palavras reservadas Bibliotecas padrão de funções Ambiente de desenvolvimento Permite declaração de variáveis

10 Introdução Linguagem de programação Possui sintaxe própria e rígida Conjunto de palavras reservadas Bibliotecas padrão de funções Ambiente de desenvolvimento Permite declaração de variáveis Permite definições de blocos de comandos

11 Introdução Linguagem de programação Possui sintaxe própria e rígida Conjunto de palavras reservadas Bibliotecas padrão de funções Ambiente de desenvolvimento Permite declaração de variáveis Permite definições de blocos de comandos Permite organização de funções e módulos

12 Introdução Linguagem de programação Possui sintaxe própria e rígida Conjunto de palavras reservadas Bibliotecas padrão de funções Ambiente de desenvolvimento Permite declaração de variáveis Permite definições de blocos de comandos Permite organização de funções e módulos Utilizada para a implementação de algoritmos

13 Introdução Algoritmo => linguagem de programação Exibir o resultado C printf(“\nResultado: %d\n”,valor); Mapeamento para a linguagem de programação C++ Cout<< endl<<“Resultado: “ <

14 Introdução Alguns conceitos compartilhados Variáveis Tipos de dados (e estruturas de dados) (inteiro, caractere, ponto flutuante, lógico,....) Comandos ( e blocos de comandos ) Rotinas (e módulos)

15 Introdução Alguns conceitos compartilhados Definir o número de valores Repetir Ler o valor da nota Somar valor lido a valor total média = valor total / número de valores Exibir média.... cout << “Número de alunos: “; cin >> nro_alunos;... while (contador < nro_alunos){ cout << “Nota: “; cin >> valor; total=total + valor; contador ++; }..... media = total / nro_alunos;... cout << “Média : ” << media;...

16 Introdução Implementação de programas disco Editor de texto Gera arquivo fonte (.cpp) Compilador Lê arquivo fonte (.cpp) Gera arquivo objeto Editor de ligação (linker) Lê arquivo objeto, Lê arquivos de bibliotecas Gera arquivo executável No Visual C++: -File New -File Save -Build compile -Build build.exe

17 Introdução Implementação de programas disco Editor de texto Gera arquivo fonte (.cpp) Compilador Lê arquivo fonte (.cpp) Gera arquivo objeto Editor de ligação (linker) Lê arquivo objeto, Lê arquivos de bibliotecas Gera arquivo executável No Visual C++: -File New -File Save -Build compile -Build build.exe

18 Introdução Implementação de programas disco Editor de texto Gera arquivo fonte (.cpp) Compilador Lê arquivo fonte (.cpp) Gera arquivo objeto Editor de ligação (linker) Lê arquivo objeto, Lê arquivos de bibliotecas Gera arquivo executável No Visual C++: -File New -File Save -Build compile -Build build.exe // teste in C++ #include int main() { std::cout << "Bem vindo C++!\n"; return 0; } LZ ø+A2L k.drectve b $.debug$S „ † H B.CRT$XCU – 0À.text = À ý % P`.rdata = N N œ HB.text Ö ° †# ¨$ P`.text$x D% W% P`.xdata$x ` u% Õ% & '( HB.text N Ÿ( í( ) P`.debug$S ± ) È) HB.text * Ü) * P`.debug$S Ž * š* HB.text 5 ®* ã* ÷* P`.debug$S w H B-defaultlib:libcpd -defaultlib:LIBCD -defaultlib:OLDNAMES -editandcontinue -include:___pfnBkCheck J ptrdiff_t __exString exception u size_t y _s__CatchableType ! wchar_t 6 _TypeDescriptor J FILE f _PMFN p + D + X \ k o ƒ P ‡ P œ ¯ § ³ § á å F š ¸ÌÌÌÌó«h h è ‹å]à # 1 5 ! *, Bem vindo

19 Estrutura de programas em C++ Conceitos básicos Código fonte Bibliotecas de recursos Compilação e ligação Estrutura geral Cabeçalho: comentários, bibliotecas e definições Bloco principal (em geral: int main() ) Blocos auxiliares (classes, rotinas ou funções)

20 Estrutura de programas em C++ Exemplo de estrutura geral #include /* impressão de uma mensagem simples */ int main() { printf(“\n Mensagem inicial em c! \n”); return 0; }

21 Estrutura de programas em C++ Exemplo de estrutura geral #include /* impressão de uma mensagem simples */ int main() { printf(“\n Mensagem inicial em c! \n”); return 0; } Biblioteca utilizada linha de comentário Bloco principal

22 Estrutura de programas em C++ Outro exemplo de estrutura geral /* Nome: imprime.cpp */ /* Autor: Sandro Rigo */ /* Data de criação: 18/09/2004 */ /* Descrição: teste simples de impressão... */ // bibliotecas básicas : entrada e saída #include // protótipos de rotinas ou classes utilizadas // estruturas de dados e variáveis // definições utilizadas int main() { // trecho do programa principal // return 0; } //definições de rotinas auxiliares

23 Estrutura de programas em C++ Inclusão de bibliotecas Indicação de módulos a serem utilizados Uso da diretiva “#include” (para o pré-processador) Formato geral: #include (busca arquivo ”nome” no diretório padrão) #include “nome” (busca arquivo ”nome” no diretório atual)

24 Estrutura de programas em C++ Inclusão de bibliotecas Exemplos //para suporte em operações de e/s de “streams” #include // para inclusão de biblioteca particular #include “minha_biblioteca.h”

25 Estrutura de programas em C++ Inclusão de bibliotecas Lista completa (Standard C++ Library Reference) (a ser vista durante o curso) · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

26 Estrutura de programas em C++ Bloco de código Bloco principal Indica um nome (main, _tmain) Indica um tipo de dado de retorno (int) Pode receber parâmetros Início e fim delimitados por chaves ( “{“ e “}” )

27 Estrutura de programas em C++ Variáveis Posições de memória referenciadas no programa Declaradas com nome e tipo de dados Opcionalmente recebem valor inicial Exemplos: int valor; // variável do tipo inteiro com nome “valor” Int total = 0; // variável “total”, inicializada com “0” Formato geral: ; = ;,,... ; =, = ;

28 Estrutura de programas em C++ Variáveis //declaração: int a, b; char c; float d; int e; Memória: Endereço| Conteúdo | a 101 | a 102 | b 103 | b 104 | c 105 | d 106 | d 107 | d 108 | d 109 | d 110 | e 111 | e 112 | 113 | 114 | Inteiro (int): 2 bytes Caractere (char): 1 byte Ponto flutuante (float): 4 bytes

29 Estrutura de programas em C++ Variáveis //declaração: int a, b; char c; float d; int e; Memória: Endereço| Conteúdo | | | | | 33 (“!”) 105 | d 106 | d 107 | d 108 | d 109 | d 110 | | | 113 | 114 | Inteiro (int): 2 bytes Caractere (char): 1 byte Ponto flutuante (float): 4 bytes Exemplo de uso: a = 0; b = 1; c = “!”; e = 2; } } } } Caractere Código ASCII

30 Estrutura de programas em C++ Variáveis Vetores: estrutura unidimensional Declaradas com nome e tipo de dados Opcionalmente recebem valor inicial Adicionalmente recebem número de elementos Exemplos: int valor[10]; // vetor (tipo inteiro) com nome “valor” e 10 elementos Int total[3] = {0, 1, 2}; // vetor (tipo inteiro) com nome “total” e inicializado com os valores “0”, “1”, “2” Formato geral: [ ]; [ ] = {,,... };

31 Estrutura de programas em C++ Variáveis //declaração: int a[2], b; char c[4]; Memória: Endereço| Conteúdo | | | | | | | 79 (“O”) 107 | 105 (“i”) 108 | 33 (“!”) 109 | 63 (“?”) Inteiro (int): 2 bytes Caractere (char): 1 byte Exemplo de uso: a[0] = 1; a[1] = 2; b = 10; c[0] = ‘O’; c[1] = ‘i’; c[2] = ‘!’; c[3] = ‘?’; cout<< c; cout<< c[3]; cout <

32 Estrutura de programas em C++ Variáveis Tamanhos de alguns tipos de dados TipoTamanhoValores possíveis unsigned char1 byte char1 byte unsigned int2 bytes0 – int2 bytes – float4 bytes3.4E-38 – 3.4e+38 double8 bytes1.7E-308 – 1.7E+308

33 Estrutura de programas em C++ Variáveis TipoTamanhoValores possíveis unsigned char1 byte Programador Uso de memória Forma de representação Exemplo:BinárioDecimal (3bits) ou 0 (2bits)

34 Estrutura de programas em C++ Comandos Sempre terminam com ponto e vírgula (“;”) Podem ser colocados na mesma linha Exemplos: cout << “mensagem!”; count > valor; Agrupados em blocos com chaves (“{“ e “}”)

35 Estrutura de programas em C++ Comandos Expressões: atribuição Permite armazenar em uma variável um resultado de uma expressão Formato geral: = ; Exemplo: a = 10; b = 5; b = a + (5 * b);

36 Estrutura de programas em C++ Comandos Expressões: operadores aritméticos Resumo: Adição +Subtração - Multiplicação*Divisão/ Módulo% Exemplos: a = 10; b = a % 5; b = a + (5 * b); m = (a + b + c) / 3; Y = m * x + b; Precedência: () mais interno, esq. para dir. */% da esquerda para direita +- do esquerda para direita

37 Estrutura de programas em C++ Comandos Expressões: operadores relacionais e de igualdade Resumo: Igualdade >, =, <= (maior, menor, maior ou igual, menor ou igual) Relacionais ==, != (igual, diferente) Exemplos: (a > b) (a maior que b) (b != a) (b diferente de a) (a <= b) (a menor ou igual a b)

38 Estrutura de programas em C++ Comandos Expressões: operadores relacionais e de igualdade Estrutura de seleção: if - else Formato geral: if ( ){ } if ( ){ } else{ } if ( ){ } else if (condição){ } else if (condição){ }

39 Estrutura de programas em C++ Comandos Expressões: operadores relacionais e de igualdade Estrutura de seleção: if - else Exemplo: if (valor == 15){ cout <, “valor igual a quinze!”; }

40 Estrutura de programas em C++ Comandos Expressões: operadores relacionais e de igualdade Estrutura de seleção: if - else Exemplo: if (nota >= 70){ cout << “Aprovado!”; } else{ cout << “Reprovado!”; }

41 Estrutura de programas em C++ Comandos Estrutura de seleção: if - else Exemplo: if (nota >= 70){ cout << “Aprovado!”; } else if (nota >=60){ cout << “Em recuperação!”; } else { cout << “Reprovado!”; }

42 Estrutura de programas em C++ Comandos Estrutura de seleção: if - else Exemplo: if (nota >= 70){ cout << “Aprovado!”; } else if (nota >=60){ cout << “Em recuperação!”; } else { cout << “Reprovado!”; } Nota >=70 “Aprovado” Sim Não... Nota >=60 “Recuperação” fim Sim Não “Reprovado”

43 Estrutura de programas em C++ Comandos Estrutura de repetição: while Formato geral: while ( ){ } Exemplo: cin >> nro; contador = 0; while ( nro < valor_maximo){ nro = nro + 1; contador = contador + 1; }

44 Estrutura de programas em C++ Comandos Estrutura de repetição: while Formato geral: while ( ){ } Exemplo: cin >> nro; contador = 0; while ( nro < valor_maximo){ nro = nro + 1; contador = contador + 1; } Inicialização de contador número < máximo Incrementa número Incrementa contador fim Sim Não Leitura de número

45 Uso de vetores Declaração Definição de tipo, nome e tamanho Opcional: inicialização de valores Indexação: início sempre em zero Exemplos char letras[30], c; int i=0; while (i<30){ cout<<“digite uma letra:”; cin>>c; letras[i] = c; i = i + 1; }

46 Uso de vetores Declaração Definição de tipo, nome e tamanho Opcional: inicialização de valores Indexação: início sempre em zero Exemplos char letras[30], c; int i=0; while (i<30){ cout<<“digite uma letra:”; cin>>c; letras[i] = c; i = i + 1; } Inicializa contador Contador < 30 Obtém letra Incrementa contador fim Sim Não

47 Exercícios Mapa conceitual Variáveis Expressões Algoritmos (cálculo de médias)


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