A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

2 QUESTÃO AMBIENTAL A preocupação com o estado do meio ambiente não é recente, mas foi nas três últimas décadas do século XX que ela entrou definitivamente na agenda dos governos de muitos países e de diversos segmentos da sociedade civil organizada;

3 QUESTÃO AMBIENTAL Questiona nossa relação com a natureza;
Propõem um reordenamento de prioridades; Utilização mais racional dos recursos naturais e humanos; Estimula tecnologias alternativas; Estimula políticas e práticas de planejamento e gerenciamento ambiental;

4 QUESTÃO AMBIENTAL Questiona o modelo “hegemônico” de desenvolvimento;
Ecodesenvolvimento; Desenvolvimento Sustentável;

5 Desenvolvimento Sustentável
No ano de 1987, a Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), presidida por Gro Harlem Brundtland e Mansour Khalid, apresentou um documento chamado “Nosso Futuro Comum”, mais conhecido por relatório Brundtland. Relatório Brundtland “Nosso Futuro Comum” (1987): “É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”.

6 Desenvolvimento Sustentável
Ele contém dois conceitos-chave: O de “necessidades, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a máxima prioridade”; e “a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras”.

7 Desenvolvimento Sustentável
A estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre esses e a natureza. Para tanto, são necessários: sistema político com efetiva participação dos cidadãos no processo de decisão; sistema econômico competente para gerar excedentes e conhecimentos técnicos em bases confiável e constante; sistema social capaz de resolver as diferenças causadas por um desenvolvimento desigual; sistema de produção que preserve a base ecológica do desenvolvimento; sistema tecnológico que busque novas soluções; sistema internacional com padrões sustentáveis de comércio e financiamento; sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se.

8 Desenvolvimento Sustentável
Segundo o Relatório da Comissão Brundtland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Entre elas: limitação do crescimento populacional; garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) a longo prazo; preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias com uso de fontes energéticas renováveis; aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas; controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores; atendimento das necessidades básicas (saúde, escola, moradia).

9 Desenvolvimento Sustentável
Em âmbito internacional, as metas propostas são: adoção da estratégia de desenvolvimento sustentável pelas organizações de desenvolvimento (órgãos e instituições internacionais de financiamento); proteção dos ecossistemas supra-nacionais como a Antártica, oceanos, etc, pela comunidade internacional; banimento das guerras; implantação de um programa de desenvolvimento sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU).

10 Desenvolvimento Sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável deve ser assimilado pelas lideranças de uma empresa como uma nova forma de produzir sem degradar o meio ambiente, estendendo essa cultura a todos os níveis da organização, para que seja formalizado um processo de identificação do impacto da produção da empresa no meio ambiente e resulte na execução de um projeto que alie produção e preservação ambiental, com uso de tecnologia adaptada a esse preceito.

11 Desenvolvimento Sustentável
Algumas outras medidas para a implantação de um programa minimamente adequado de desenvolvimento sustentável são: uso de novos materiais na construção; reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais; aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a geotérmica; reciclagem de materiais reaproveitáveis; consumo racional de água e de alimentos; redução do uso de produtos químicos prejudiciais à saúde na produção de alimentos.

12 Desenvolvimento Sustentável
O DS tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas: a satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc); a solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); a participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); a preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc); a elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios); a efetivação dos programas educativos.

13 Desenvolvimento Sustentável
Sobre o conceito de Des. Sustentável: Marco Fundamental no posicionamento ambiental; Referencia para empresas e governos; Novas Propostas para a defesa do meio ambiente; Ações estratégicas de organismos de fomento a projetos ambientais Fortalecimento de Legislações Ambientais (Ex. Conama 1986);

14 Desenvolvimento Sustentável
O Desenvolvimento Sustentável é também um compromisso voluntário por parte da população e requer convencimento e motivação. Trata-se de uma idéia mobilizadora, da criação coletiva de uma utopia, com a plena consciência da dificuldade que isso pressupõe. Além disso, desenvolvimento sustentável introduz uma dimensão ética e política que considere o desenvolvimento como um processo de mudança social, com conseqüente democratização do acesso aos recursos naturais e distribuição eqüitativa dos custos e benefícios do desenvolvimento.

15 Desenvolvimento Sustentável
O Desenvolvimento sustentável é uma referência de desenvolvimento que tem como fundamentos: 1. Econômico: Economicamente viável; 2. Social - Ético: Socialmente justo; Culturalmente eqüitativo e sem discriminação de gênero. 3. Ambiental: Ecologicamente apropriado; Prudência ecológica;

16 Desenvolvimento Sustentável
Não é apenas desenvolvimento econômico e sim o resultado social de interações entre: Estoques de recursos naturais (renováveis e não renováveis); Crescimento das populações humanas; Eficiência produtiva; Impactos ambientais locais e globais; Capacidade de suporte dos ecossistemas; Limitações ao desenvolvimento humano.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google