A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Conhecendo Guarapuava

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Conhecendo Guarapuava"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Conhecendo Guarapuava
D:\Minhas imagens\logo alianca.jpg Projeto Conhecendo Guarapuava

2 Projeto Conhecendo Guarapuava
Livro virtual Projeto Conhecendo Guarapuava 3º ano A

3 Introdução O presente projeto tem por finalidade resgatar as memórias, cultura, tradição, lugares de nosso município, fazendo com que os alunos conheçam sua cidade e a história da mesma. Neste livro virtual, está uma breve passagem por alguns campos relevantes que constituem Guarapuava. Buscamos juntamente com nossos alunos escrever de forma coletiva um texto onde as pessoas possam conhecer nossa cidade. Além da escrita do livro virtual em sala de aula, também fizemos vários passeios por lugares históricos e turísticos da cidade. Conversamos com alguns vereadores e fizemos entrevistas com moradores. Nós alunos e professores dos 3º anos do Colégio Aliança sentimo-nos honrados em poder conhecer e fazer parte desta história de conquistas e lutas do povo guarapuavano.

4 CAPÍTULO I RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA
Nossa cidade era habitada por índios que viviam da coleta de frutas, de pesca e da caça de animais. Existia uma grande quantidade de lobos e por isso os índios chamavam esta região de: GUARÁ (lobo), PUAVA ( bravo). GUARAPUAVA é de origem tupi. Quando os portugueses chegaram aqui, por medo dos índios, levantaram um cercado bem alto, um soldado ficava de atalaia, ou seja, de vigia. O cercado recebeu o nome de Fortim Atalaia, que deu origem ao povoado de Atalaia, distrito de Castro, sendo o primeiro fundado nos campos guarapuavanos. Em 11 de novembro de 1818 a pedido do Padre Chagas, D. João VI criou a igreja Matriz, a Freguesia de Nossa Senhora de Belém e permitiu que os moradores do povoado do Atalaia se transferissem para o local indicado pelo Padre Chagas. Assim, em 9 de dezembro de 1819 foi instalada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém. Este pequeno povoado foi início da cidade de Guarapuava. Nossa cidade foi elevada à vila em 17 de julho de 1852, desmembrando-se de Castro e podendo eleger sua Câmara Municipal de Guarapuava. Somente a partir de 12 de abril de 1871, através da lei provincial nº271, foi denominada de cidade de GUARAPUAVA. A Câmara Municipal ficou assim constituída: Presidente: Manuel Marcondes de Sá. Vereadores: Antonio de Sá Camargo, Francisco da Rocha Loures, Joaquim José de Lacerda. Suplentes: Hermenegildo Alves de Araújo, Francisco José dos Santos de Siqueira Cortes. O primeiro prefeito de Guarapuava foi Pedro Lustosa de Siqueira (1892 – 1984). As primeiras famílias de Guarapuava foram formadas e influenciadas, em grande parte, por tropeiros vindos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul que usavam a cidade como rota e chegaram na região já nos primórdios de sua colonização. Eram na sua maioria descendentes de poloneses, italianos, ucranianos e alemães.

5 ÍCONES DA HISTÓRIA DE GUARAPUAVA
LOBO-GUARÁ A imagem do pacato lobo, na paisagem dos Campos de Guarapuava, demonstra a riqueza da biodiversidade local, que mesmo explorada há décadas, pelo homem, ainda é forte.

6 CACIQUE GUAIRACÁ O Cacique Guairacá ficou conhecido pela expressão: “CO IVI OGUERECÔ IARA”, que significa ”Essa terra tem dono”, quando o cacique teria se revoltado contra os espanhóis, que escravizavam os Guarani. TROPEIROS Levando as tropas de muares pelo sul e sudeste do Brasil, os tropeiros foram disseminadores de hábitos e costumes, marcando fortemente a cultura e municípios, como Guarapuava.

7 CAVALHADAS As cavalhadas representam uma tradição. Ela lembra a luta entre cristãos e mouros, durante as guerras da Reconquista, isto é da expulsão dos mouros. NATUREZA Guarapuava tem belas paisagens, como a Serra da Esperança, o Vale do Jordão, os Campos, as pastagens, as cachoeiras e as cavernas, completam esse rico cenário.

8 MUSEUS DE GUARAPUAVA Museu Municipal Visconde de Guarapuava Criado em 17 de abril de 1948, funciona em um casarão colonial, construído em 1839, por mãos de escravos. O museu constitui um valioso acervo de arquitetura urbana e histórica de Guarapuava. Foi inaugurado dia 9 de dezembro de 1997, no Parque das Araucárias. O museu reúne coleções do Profº. Dr. João José Bigarella e do autodidata Hipólito Schneider. Museu de Ciências Naturais

9 Museu de Arte Sacra Dom Frederico Helmel
Está localizado no 1º andar, na rua Visconde de Guarapuava, na casa Paroquial. Museu Casa da Leitura e da Memória Está localizada no Distrito da Palmeirinha, consistindo em um complemento lógico da Casa da Leitura, considerando-se as peculiaridades que o Distrito possui relativas à história de Guarapuava e do Estado do Paraná. Museu Histórico da Cooperativa Agrária de Entre Rios Ferro de passar roupa Máquina de costura Museu criado para preservar a memória da colonização de Entre Rios pelos suábios do Danúbio. Local em permanente exposição de fotos, objetos e documentos.

10 CÁPITULO II NOS PRIMEIROS TEMPOS
No início, o comércio guarapuavano foi alimentado por mascates, que batiam de porta em porta vendendo produtos.Depois foram surgindo os pequenos comerciantes, que vendiam de tudo: tecidos, chapéus, álcool, querosene, fumo e armas. Em 1860 foi fundada a primeira firma comercial, por Frederico Guilherme Virmond Junior e seus cunhados, chamou-se sociedade Sá Virmond e Cia. A Casa Missino trouxe para Guarapuava o primeiro gramofone, a primeira máquina de fazer sorvete e os primeiros automóveis, os Fordinhos Pé de Bode. As Casas Comerciais mais antigas, que resistiram ao tempo e continuaram em atividade até os dias atuais são: Panificadora Triunfante Casa Gelinski Farmácia Trajano Casa Haik. As cooperativas que atuam em nosso município são: Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava ( COAMIG). Possui uma usina de pasteurização de leite e de industrialização de lacticínios. Cooperativa Agrária Mista de Entre Rios Ltda. Possui a maior maltaria da América do Sul, a AGROMALTE e participa com 43% do capital da COOPERSUL (Cooperativa Central de Agropecuária dos Campos Gerais).

11 O ENSINO EM GUARAPUAVA ENSINO SUPERIOR
O Ensino Fundamental Público é ofertado em 67 escolas, das quais, 24 são estaduais e atendem a alunos do 6º ao 9º ano. A rede municipal conta com 43 escolas de 1º ao 5º ano. O ensino Superior conta com quatro instituições. ENSINO SUPERIOR Universidade Estadual do Centro- Oeste (UNICENTRO). Teve início em 1º de março de 1970, com a instalação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (FAFIG). No dia 9 de dezembro de 1998 foi criado o Centro de Desenvolvimento Educacional e Tecnológico de Guarapuava (CEDETEG). É composto por um conjunto de entidades de ensino, Pesquisa e Assistência que, juntos, atuam em atividades de desenvolvimento. Complexo de Ensino Campo Real (CESCARELI) Com a consolidação do projeto pedagógico e a excelência alcançada nesses anos, o Complexo de Ensino Campo Real passou a figurar entre as mais conceituais instituições de Ensino Superior da região.

12 HOSPITAIS DE GUARAPUAVA
Nosso município conta com os hospitais: Hospital de Caridade de São Vicente de Paulo Santa Tereza Estrela de Belém A secretaria Municipal de Saúde conta ainda com: unidades de Programa Saúde da Família e unidades 24 horas, unidades com atendimento volante, no interior do município, clínicas odontológicas, equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, centro Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária e Centro de Saúde da mulher. ALGUNS BANCOS DE GUARAPUAVA A primeira Casa Bancária de Guarapuava foi a Casa Missino. A Caixa Econômica Federal, instalou-se no dia 4 de abril de O Banco do Brasil instalou-se no dia 19 de janeiro de Banco Bamerindus, instalado em 22 de maio de 1961, deu lugar ao HSBC. O Banco Bradesco iniciou suas atividades em 10 de agosto de O Unibanco em 7 de novembro de 1969; Banco Itaú, comprou o Banco Banestado. O Banco Real instalou-se em 28 de agosto de 1974.

13 MEIOS DE TRANSPORTE Por muito tempo o transporte era feito por cavalo e somente em 1912 chegou o transporte rodoviário com a diligência do Sr. Frederico Forbeck. Em 1964 iniciou o transporte coletivo urbano. O transporte aéreo foi inaugurado em 07 de dezembro de O aeroporto de Guarapuava chama-se Tancredo Thomaz de Faria. DILIGÊNCIA

14 CAPÍTULO III ECONOMIA PRINCIPAIS ATIVIDADES AGRÍCOLAS
Guarapuava tornou-se, após os anos 50, o grande produtor e exportador de grãos como: soja, milho, trigo, aveia, cevada.Também de erva-mate e batatas. Planta-se também feijão. PRINCIPAIS ATIVIDADES DA PECUÁRIA O rebanho guarapuavano apresenta-se com mais variadas raças européias e indianas: charolês, nerole, Jersey, holandês, gir dentre outras. Na criação de eqüinos merecem destaque o cavalo árabe e o crioulo. Os ovinos e caprinos apresentam alto índice de qualidade. PRINCIPAIS ATIVIDADES EXTRATIVISTAS Em Guarapuava as riquezas minerais mais importantes são lugares do município onde as águas são termais. Existem grandes jazidas de pedras granitos que são usadas em construções. A extração de ervas nativas e a madeira, em grande quantidades, desmatam muitas regiões do município. Porém, já se observa uma mudança, para melhor, quanto a preservação da natureza. Um exemplo é a proteção aos mananciais e a conservação do solo.

15 CAPÍTULO IV PONTOS TURÍSTICOS
PARQUE DAS CRIANÇAS Área verde com espaços para recreação e prática de esportes.

16 PARQUE DO LAGO E USINA DO CONHECIMENTO
Lugar amplo, com flores, onde as pessoas realizam caminhadas ou simplesmente sentam para conversar.

17 PARQUE DAS ARAUCÁRIAS O Parque das Araucárias é uma área de preservação ambiental próximo à cidade. SALTO SÃO FRANCISCO É uma atração inigualável. Pequenas cachoeiras se formam antes do salto, entre elas a dos “Cavaleiros”, onde muito antigamente os tropeiros faziam suas paradas para refrescar o corpo e se abastecer de água. Ele mede 196 metros de altura.

18 RIO JORDÃO A 10 minutos do Centro, encontra-se um vale coberto de matas. Uma opção para quem quer escapar da rotina urbana. CATEDRAL A primeira construção feita em Guarapuava, ainda antes da instalação da Freguesia, foi a Igreja Matriz, hoje Catedral de Nossa Senhora de Belém. A construção da igreja iniciou-se em 1841, em estilo barroco, de acordo com a planta deixada pelo Padre Chagas.

19 CAPÍTULO V MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA
Guarapuava é um município brasileiro,situado na região centro-sul do estado do Paraná. Faz parte de um entroncamento rodo-ferroviário no corredor do Mercosul, entre as cidades de Foz do Iguaçu (oeste) e Curitiba (leste). Formada pelos municípios de Guarapuava (sede), Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Inácio Martins, Pinhão, Candói, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão, Campina do Simão, Turvo e Laranjeiras do Sul. LIMITES DE GUARAPUAVA: Norte: Campina do Simão e Turvo. Sul: Pinhão. Leste: Prudentópolis e Inácio Martins. Oeste: Candói, Cantagalo e Goioxim. DISTRITOS URBANOS Guarapuava (sede), Carro Quebrado, Boqueirão, Morro Alto e Jordão. DISTRITOS RURAIS Palmeirinha, Guará, Guairacá e Entre Rios.

20 Os principais rios de Guarapuava são:
HIDROGRAFIA Os principais rios de Guarapuava são: Jordão (formado pelo Ribeirão das Pedras e o Rio Bananas). Rio Pinhão; Rio Coutinho; Rio Campo Real; Rio das Mortes; Rio Piquiri; Rio São João. As principais serras são: Esperança, São João e Araras. Serra da Esperança – Morro do chapéu

21 Conclusão Ao finalizarmos este trabalho podemos dizer que os objetivos foram alcançados. Durante o período de realização do livro, visitamos os pontos turísticos de Guarapuava onde tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de nossa cidade. O trabalho de pesquisa em livros, internet, acervos fotográficos, mapas permitiram ampliar nossos conhecimentos e nos trouxe subsídios que usamos no livro virtual. Foi um momento onde a aprendizagem ocorreu de forma significativa e divertida. Feliz o povo que preserva sua memória, feliz a criança que conhece e respeita! (Rosana Ap. Schwartz)

22 BIBLIOGRAFIA MARCONDES, Gracita GRUBER. GUARAPUAVA HISTÓRIA DE LUTA E TRABALHO TEXTOS HISTÓRICOS. GUARAPUAVA, UNICENTRO,1998. VAZ, Terezinha AGUIAR. GUARAPUAVA, HISTÓRIA E POESIA.1998.

23 ANEXOS FICHA DE ENTREVISTA 1. Qual é o seu nome? Edir
2. Qual a sua idade? 67 anos 3. Há quanto tempo você mora neste município? 4. Como foi a sua infância e sua juventude quanto a: a) diversão: roda, estilingue, esconde-esconde e cobra cega.. b) roupas: boca de sino, camisa xadrez. c) costumes: d) meios de transportes: carroça, cavalo, charrete e cargueiro. e) Festas típicas: baile, quadrilha, serenata e festa junina. 5. Quais foram as mudanças mais marcantes que ocorreram no município? Carro, TV, avião, telefone, etc... 6. Quais os principais problemas enfrentados pelos cidadãos do município? Falta de estrada, falta de meio de transporte etc...

24 1. Qual é o seu nome? Edson Luiz Gomes de Lima 2. Qual a sua idade? 47 anos 3. Há quanto tempo você mora neste município? A vida toda. 4. como foi a sua infância e sua juventude quanto a: a) diversão: Andar de carrinho de rolimã. b) roupas: Coloridas. c) costumes: d) meios de transportes: Andava a pé. e) Festas típicas: Festas nas igrejas. 5. Quais foram as mudanças mais marcantes que ocorreram no município? Fundação de Universidade e fim das florestas nativas. 6. Quais os principais problemas enfrentados pelos cidadãos do município? Falta de emprego, violência e ruas esburacadas.

25 Qual é o seu nome? Paula F. da Silva 2. Qual a sua idade? 28 anos 3. Há quanto tempo você mora neste município? 18 anos 4. Como foi a sua infância e sua juventude quanto a: a) diversão Boneca, caçador e futebol. b) roupas Moletom e jeans. c) costumes Não lembro. d)meios de transportes Ônibus. e) festas típicas Festas de escola, de igreja, baile e danceteria. 5. Quais foram as mudanças mais marcantes que ocorreram no município? O parque do lago mudou, reformaram prédios estão reformando ruas e na política o atual prefeito já era prefeito em 1993. 6. Quais os principais problemas enfrentados pelos cidadãos do município? Desemprego, sistema de saúde precário, saneamento básico, entre outros, etc.

26 CONHECENDO A QUADRA DO COLÉGIO

27 PARQUE DO LAGO

28 MAQUETES DE GUARAPUAVA

29 PASSEIO NO PARQUE DAS ARAUCÁRIAS

30 PONTOS TURÍSTICOS DE GUARAPUAVA

31

32


Carregar ppt "Projeto Conhecendo Guarapuava"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google