A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO."— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO

2 Potencial de Eletrodo ou ORP ( Oxidation Reduction Potential), é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquir elétrons e, desse modo, ser reduzido. Cada espécie tem seu potencial intrínseco de redução.elétronsreduzido O potencial é considerado positivo quando a reação que ocorre no eletrodo (em relação ao de referência) é a redução, e negativo quando é a oxidação.oxidação Quando os metais reagem, têm tendência a perder elétrons, sofrendo oxidação e, conseqüentemente, corrosão. Assim, em presença de ar e umidade, nota-se que o ferro se oxida.

3 É, portanto, de grande ajuda para o estudo ou previsão de alguns processos corrosivos, dispor os metais em uma tabela que indique a ordem preferencial de cessão de elétrons. Esta tabela é conhecida por Tabela de Potenciais de Eletrodo. A imersão de um metal sob a forma de lâmina, placa, bastão, fio ou tela, nas soluções eletrolíticas, determinam o estabelecimento de uma diferença de potencial entre as duas fases, a sólida e a líquida.

4 Esta diferença de potencial é simultânea, de natureza elétrica e de natureza química e, por isso, denomina-se diferença de potencial eletroquímica. TABELA GALVÂNICA A tabela galvânica estabelece a diferença de potencial existente entre um eletrodo metálico e a água salgada, ou seja, apresenta a resistividade de um metal ou liga à oxidação provocada por um eletrólito.

5 O mais resistente é denominado catodo em relação aos que se seguem. Por exemplo: a platina é catodo em relação ao ouro (anodo), enquanto este é catodo em relação à grafite (anodo) e assim por diante. TABELA GALVÂNICA Tendo como Eletrólito a Água do Mar PlatinaAço (ALSI) 430 Ativo OuroAço (ALSI) 410 Ativo GrafiteFerro fundido PrataAço liga TitânioAço baixo teor liga

6 MonelAço doce BronzeCádmio CobreLigas de Alumínio LatãoAlumínio IconelZinco NíquelLigas de Magnésio EstanhoMagnésio A medição de ORP é muito utilizada em processos industriais, em tratamento d'água e em laboratórios. Uma grande aplicação para esta tecnologia é o controle de cloro na água potável, industrial, de torres de resfriamento ou de efluentes.cloro

7

8


Carregar ppt "Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google