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 SEJA BEM VINDO(A)! Seja bem vindo(a) ao curso nutrição infantil! Este curso tem como objetivo ensinar sobre nutrição infantil.

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2  SEJA BEM VINDO(A)!

3 Seja bem vindo(a) ao curso nutrição infantil! Este curso tem como objetivo ensinar sobre nutrição infantil.

4 Você conhece a forma correta de alimentar uma criança? Sabe como deve ser a nutrição infantil? Quais nutrientes são necessários para a manutenção da saúde das crianças? Essa e outras respostas você aprenderá neste curso. Em caso de dúvidas:

5 São tantas opções, tantos alimentos que prometem oferecer vitaminas, sais minerais, cálcio, ferros, mas será mesmo que fazem tudo o que prometem? A resposta é não, pois nada substitui alimentos naturais como frutas, verduras ou sucos feitos da própria fruta.

6 Vou explicar melhor. Entre um suco em pó, ou em caixa, ou feito da própria fruta, certamente o mais saudável é o suco feito da própria fruta, pois retém mais nutrientes e vitaminas.

7 Alimentos industrializados perdem parte de seus nutrientes, possuem conservantes e podem estar contaminados pela falta de higiene.

8 Eu por exemplo, já comprei um suco de caixa que tinha uma lagartixa dentro. Isso mesmo uma lagartixa! Só após eu tomar quase todo é que veio a lagartixa dentro do copo! Por isso nem todos produtos industrializados são tão higiênicos.

9 Se fosse com você o que você faria? E se fosse com uma criança que possui um organismo mais frágil que o dos adultos?

10 Muitas vezes nem tudo é o que parece. Nem todos alimentos realmente são tão nutritivos como muitos pensam. Até porque se fossem tão saudáveis, não existiriam tantas pessoas com anemia.

11 Por isso prefira dar as crianças alimentos saudáveis!

12 O que são alimentos saudáveis para crianças? São alimentos que garantem a saúde das crianças, como frutas e verduras. As crianças se tornam adultos fortes e saudáveis. Vou detalhar mais sobre esse assunto.

13 A nutrição infantil deve ser assim: 1. Dar leite materno até os 6 meses de idade;

14 2. Após os 6 meses oferecer outros alimentos, mas continuar oferecendo leite materno até os 2 anos de idade. 3. A partir dos 6 meses alimentar a criança com legumes, frutas, papinhas, vitaminas, sucos e cereais.

15 4. Começar alimentando com papinhas e alimentos moles, já que a criança ainda está em fase de crescimento dentário e ainda está se acostumando com a alimentação da família.

16 5. Quanto mais colorida for a alimentação mais saudável será para a criança.

17 6. Uma alimentação variada garante as vitaminas e outros nutrientes necessário para um crescimento forte e saudável.

18 7. Estimular o consumo de frutas, verduras e legumes, mesmo que a criança ainda não esteja acostumada. Você pode variar o tipo, trocando um morango por uma uva, até que a criança se acostume com o sabor de alimentos saudáveis.

19 8. Deve-se evitar oferecer açúcar, café, frituras, refrigerantes, doces, salgados e outros alimentos inadequados para a saúde das crianças. Além disso, usar pouco sal.

20 9. A higiene é fundamental para manter a qualidade dos alimentos. 10. Deve-se usar alimentos novos e conservados.

21 11. os alimentos devem ser preparados pouco antes do consumo; nunca oferecer restos de uma refeição, pois podem causar doenças, como dor de barriga.

22 12. Deve-se lavar bem as mãos e os alimentos que serão consumidos, assim como os utensílios onde serão preparados e servidos.

23 13. Os alimentos devem ser guardados em local fresco e protegidos de insetos e outros animais. 14. É importante não forçar a criança comer alimentos que ela não quer, ofereça outros alimentos que sejam saudáveis e apetitosos.

24 Comidas nutritivas e atraentes são ótimas opções para as refeições das crianças. Usar alimentos como frutas, verduras, cuscuz, macaxeira, cenoura, beterraba, em receitas atraentes contribuem para uma alimentação saudável. Agora você vai aprender a fazer receitas com alimentos nutritivos.

25 Brigadeiro de macaxeira Ingredientes: 3 xícaras (chá) de macaxeira 3 colheres (sopa) de margarina 10 colheres (sopa) de açúcar 2 xícara (chá) de leite em pó 5 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 xícara (chá) de chocolate granulado

26 Cozinhe a macaxeira e amasse. Em uma panela derreta a margarina, acrescente a macaxeira e misture bem. Junte os demais ingredientes e cozinhe até desprender do fundo da panela. Modele os brigadeiros e passe no chocolate granulado. A macaxeira é um alimento leve, saudável e não engorda.

27 Beijinho de macaxeira Ingredientes: 3 xícaras (chá) de macaxeira 3 colheres (sopa) de margarina 10 colheres (sopa) de açúcar 2 xícara (chá) de leite em pó 6 colheres (sopa) de coco ralado 1 xícara (chá) de coco ralado para polvilhar

28 Cozinhe a macaxeira e amasse. Em uma panela derreta a margarina, acrescente a macaxeira e misture bem. Junte os demais ingredientes e cozinhe até desprender do fundo da panela. Modele os beijinhos e polvilhe coco ralado.

29 Docinho de cenoura Ingredientes  2 cenouras ralada no ralo grosso  2 xícara (chá) de água  3 xícaras (chá) de leite em pó  3 colheres (sopa) de Maizena  1 xícara (chá) de açúcar  2 colher (sopa) de margarina  Açúcar para cobrir  Margarina para untar

30 Bata no liquidificador todos os ingredientes até que estejam homogêneos. Transfira para uma panela, junte a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo até aparecer o fundo da panela. Despeje em um prato levemente untado. Deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe no açúcar. A cenoura possui vitamina a.

31 Bolinho de maçã Ingredientes 1 maçã descascada e sem miolo 4 batatas pequenas (200 g) descascada e cortada em cubos 2 ovos pequenos Sal a gosto 2 colheres (sopa) aveia em flocos ½ xícara de óleo para fritar canela e açúcar

32 Triture a maçã e a batata no liquidificador, junto com os ovos, sal e aveia. Leve para assar em óleo quente. A maçã é nutritiva, contribui para processos de regime, pressão alta e colesterol alto.

33 Você observou que o bolinho de maçã levou aveia em vez de trigo? A aveia é uma opção para quem deseja substituir o trigo em bolos. A aveia faz bem ao intestino e coração.

34 Outra opção é usar trigo integral, que possui fibras e combate a obesidade infantil. Um bolo de aveia ou trigo integral é mais saudável para o organismo infantil.

35 Bolo de aveia  ½ xícara (chá) aveia em flocos finos  ½ xícara (chá) trigo  ½ xícara (chá) açúcar  1 pitada de sal  1 ovo  ½ xícara (chá) leite  ½ xícara (chá) óleo  ½ xícara (chá) chocolate (opcional)

36 Misture todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Leve ao fôrno médio 180° graus por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito saia limpo. BOLO INTEGRAL Use a mesma receita de bolo de aveia mas substitua a aveia por trigo integral.

37 Bolos de aveia, maçã, beterraba, banana, trigo integral, cenoura, entre outros, auxiliam na saúde e até mesmo em doenças como anemia. Uma criança com anemia que não consegue comer beterraba, pode ser oferecido bolo de beterraba ou cenoura.

38 Sucos, vitaminas, doces são ótimas sobremesas que atraem as crianças e fazem bem a saúde. Por isso faça receitas que levem frutas e verduras e que possam ser atraentes para as crianças.

39 Uma dica é triturar as verduras no feijão e começar a dar frutas após os 6 meses, para que as crianças se acostumem com os alimentos saudáveis. Mas lembre-se que você deve dar alimentos moles, respeitando os dentes que ainda estão nascendo.

40 Se a criança recusar uma fruta, então ofereça outra de igual valor nutritivo. Se a criança não querer deixar de comer doces e salgados, então ofereça em pequenas proporções e sempre ofereça frutas e sucos para acompanhar o lanche.

41 Regulam a função intestinal. Encontradas em frutas, verduras, trigo integral e barrinhas de cereais.

42 Nem toda gordura é do mal e apesar de ser relacionada como vilã dos alimentos, ela é essencial para o organismo. Não podemos deixar de consumir alimentos com gorduras, pois existem gorduras benéficas.

43 Apesar de a gordura ser essencial para o organismo humano, deve-se evitar oferecer alimentos muito gordurosos para as crianças, como salgadinhos, coxinhas, etc.

44  Existem dois tipos de gorduras: as saturadas (encontradas em carne) e as insaturadas (encontradas em vegetais).

45 As gorduras são fonte de energia, por isso deve ser consumida, mas com moderação. O ideal é consumir alimentos com gorduras insaturadas, até porque as vitaminas lipossolúveis (a, e, d e k) só são absorvidas pelo organismo quando consumimos gorduras. Mas lembre-se as crianças e os adultos devem consumir com moderação.

46 Alimentos como azeite, amendoim, frutas e verduras são opções de alimentos que contém gorduras saudáveis para as crianças.

47  O carboidrato tem a função de dar energia.  Encontra-se em alimentos como pão, bolachas, biscoitos, etc.  Devem ser consumidos com cautela pelas crianças, pois em excesso provoca obesidade.

48 Esta aula de minerais foi retirada da fonte: minerais.htm Os sais minerais desempenham várias funções importantes em nosso organismo. Por esse motivo devemos ter uma alimentação bem variada. Alguns sais minerais, como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio, são necessários ao nosso organismo em quantidades relativamente altas (superiores a 100mg/dia) e por esse motivo são chamados de macronutrientes minerais ou macroelementos. Já outros sais minerais, como o ferro e o zinco, são chamados de micronutrientes minerais, ou microelementos, por serem necessários ao organismo em quantidades relativamente baixas.

49  Esta aula de minerais foi retirada da fonte: minerais.htm  Cálcio: importante constituinte dos ossos e dentes. Atua na coagulação sanguínea, na contração muscular e no funcionamento dos nervos. Encontrado em laticínios e vegetais verdes.  Cloro: encontrado no líquido extracelular, age com o sódio e ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e na manutenção do pH. É um dos componentes do ácido clorídrico do estômago. Pode ser encontrado no sal de cozinha.  Cobalto: constituinte da vitamina B12 participa da produção de hemácias. Esse mineral pode ser encontrado em carnes e laticínios.

50  Esta aula de minerais foi retirada da fonte: escola/conteudo/sais-minerais.htm  Cobre: participa da produção de hemoglobina, na formação da melanina (pigmento que dá cor à pele), e compõe muitas enzimas da respiração celular. É encontrado principalmente no fígado, carnes, frutos do mar, feijão, trigo integral e ovos.  Cromo: importante para o metabolismo energético. Pode ser encontrado em carnes, cereais integrais e levedo de cerveja.  Enxofre: participa da estrutura de muitas proteínas e é essencial para manter a atividade metabólica normal. Esse mineral pode ser encontrado em carnes e legumes.  Ferro: o ferro é importante para o organismo porque é um dos componentes da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias, sendo de fundamental importância para a respiração celular. Pode ser encontrado no fígado, carnes, gema de ovo, legumes e vegetais verdes.

51  Esta aula de minerais foi retirada da fonte: minerais.htm  Flúor: esse mineral compõe os ossos e dentes. Pode ser encontrado na água fluorada.  Fósforo: importante constituinte dos ossos e dentes, componente do DNA e RNA, e essencial para a transferência de energia no interior das células. Encontrado principalmente em leite e laticínios, carnes e cereais.  Iodo: constitui os hormônios da tireoide. Encontrado em frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticínios.

52  Esta aula de minerais foi retirada da fonte: minerais.htm  Magnésio: constituinte de muitas coenzimas e essencial para o funcionamento normal dos nervos e músculos. Esse mineral pode ser encontrado em cereais integrais, vegetais verdes, carnes, ovos, feijão, soja e banana.  Manganês: ajuda na regulação de diversas reações químicas. Pode ser encontrado em cereais, vegetais verdes, gema de ovo e frutas.  Potássio: importante íon encontrado no interior das células, age com o sódio no equilíbrio de líquidos do organismo e influencia a contração muscular e atividade dos nervos. Pode ser encontrado em carnes, leite, frutas, verduras, feijão e cereais.

53  Esta aula de minerais foi retirada da fonte: escola/conteudo/sais-minerais.htm  Selênio: quando associado à vitamina, previne anemia e esterilidade. É encontrado em carnes, moluscos, fígado e leguminosas.  Sódio: esse mineral auxilia no equilíbrio dos líquidos do corpo e é essencial para a condução do impulso nervoso. Pode ser encontrado no sal de cozinha.

54  As vitaminas que devem conter na alimentação infantil são  A, D, E, K e vitaminas do complexo B.

55  vitamina A:  importante para pele, olhos, cabelo e ossos.  encontra-se em alimentos alaranjados como cenoura e em frutas, ovos e fígado de boi.

56  Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12):  oferece energia e nutrição em geral  encontra-se em levedura, leite, ovos, frutas e verduras.

57  vitamina C:  fortalece a saúde, protegendo contra gripes  auxilia na absorção do ferro  encontra-se em laranjas, limão, acerola, melancia, frutas cítricas, etc.

58  vitamina D:  previne contra o raquitismo  ótima para os ossos  encontra-se em peixes, óleo de fígado de bacalhau, etc.

59  vitamina E:  protege contra o envelhecimento precoce  encontra-se em leite, amendoim, gérmen de trigo, etc.

60  Vitamina K:  aumenta a produção de plaquetas, auxiliando na coagulação em feridas  encontra-se em vegetais verdes, leite, gema de ovo etc.

61  A água também é essencial em uma alimentação adequada, podendo ser ingerida também em sucos e vitaminas.

62  Os sucos são fontes de vitaminas, sais minerais e de água. além de nutrir, também hidrata.

63  Opções saudáveis de nutrição para crianças são as verduras e frutas.  Doces de frutas e sobremesas com frutas aumentam o desejo das crianças por uma alimentação saudável.

64  Papinhas são ótimas opções de cálcio e se for papinha de frutas, possui muitas vitaminas.

65  A prevenção é muito importante, pois previne muitas doenças.  O uso de uma alimentação adequada garante uma vida saudável, sendo portanto, essencial ter bons hábitos alimentares a partir do momento em que as crianças deixam de se alimentar com leite materno.

66  Os adultos devem incentivar bons hábitos alimentares para as crianças. as crianças se alimentam de acordo com o que o adulto acostuma a ela se alimentar.

67  Uma alimentação inadequada torna a criança obesa e causa várias danos a saúde da criança.

68  Evitar fast food é um hábito saudável e que deve ser mantido.

69  Doces, salgadinhos, biscoitos, confeitos, devem ser evitados e podem ser substituídos por alimentos mais saudáveis e apetitosos. Exemplo de alimentos que substituem alimentação inadequada: bolo de casca de banana, brigadeiro de macaxeira, vitaminas, sucos, frutas, etc.

70  Fazer substituições de fast food por alimentos saudáveis e apetitosos, portanto é uma ótima opção para a alimentação das crianças.

71  Você já conheceu crianças com doenças do coração, com pressão alta, diabetes ou que tiveram infarto?  Pois saiba que isso já é comum na atualidade.  As crianças também adoecem, não é só os adultos que ficam doentes por causa da alimentação inadequada.

72  Na atualidade é cada vez mais comum crianças com doenças causadas pela alimentação.  A saúde da criança está prejudicada por causa dos maus hábitos alimentares.  Portanto, o adulto deve orientar a criança em sua alimentação para que ela tenha uma nutrição saudável.

73  Ame as crianças e ofereça a elas alimentos que as torne fortes e saudáveis!

74  1. o que é uma alimentação saudável para crianças?  2. cite alimentos saudáveis para crianças?

75  1. São alimentos que garantem a saúde das crianças, como frutas e verduras. As crianças se tornam adultos fortes e saudáveis.  2. manga, tomate, banana, arroz, feijão, cenoura, jerimum, etc.


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