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Informática Aplicada a Radiologia. Informática: É a ciência que estuda a informação dentro dos meios eletrônicos como os computadores e seu processamento.

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1 Informática Aplicada a Radiologia

2 Informática: É a ciência que estuda a informação dentro dos meios eletrônicos como os computadores e seu processamento. A informática abrange todos os equipamentos, programas e procedimentos da área de processamento de dados.

3 Informática Aplicada a Radiologia Introdução ao Processamento de Dados

4 BITS É a unidade básica do computador usada para guardar informação. O computador utiliza dois caracteres, ou símbolos fundamentais, e estes símbolos são interpretados como 0 e 1, e são chamados de “dígitos binários”, ou simplesmente, Bit. CARACTERES Caracter é todo tipo de letra, sinal, número ou símbolo ocupado pelo cursor, que por sua vez é criado pelo conjunto de oito bits e que ocupará na memória o espaço equivalente a um byte.

5 Introdução ao Processamento de Dados BYTE Assim como tem o metro para medir a distância e a grama para o peso, para medir a quantidade de memória que possui um disco ou a memória RAM de um computador, precisamos de uma unidade de medida, e esta unidade de medida é o byte. CaractereConf. em bytes a b

6 HARDWARE E SOFTWARE Introdução ao Processamento de Dados

7 HARDWARE O HARDWARE diz respeito aos componentes físicos do computador, seus circuitos, dispositivos e unidades periféricas. São as partes mecânicas e eletrônicas do computador. É geralmente ligado à Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU), que executa o processamento de dados e de entradas e saídas de dados. O HARDWARE diz respeito aos componentes físicos do computador, seus circuitos, dispositivos e unidades periféricas. São as partes mecânicas e eletrônicas do computador. É geralmente ligado à Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU), que executa o processamento de dados e de entradas e saídas de dados. Entre eles podemos destacar alguns como exemplos: Entre eles podemos destacar alguns como exemplos: Teclado; Teclado; Impressora; Impressora; Monitor de Vídeo, etc. Monitor de Vídeo, etc.

8 UCP (Unidade Central de Processamento) parte principal do computador O cérebro do computador é sua unidade central de processamento ou CPU. Esta unidade é constituída por um circuito eletrônico integrado que possui a função de executar as instruções Lógicas e Aritméticas que lhe são passadas através de programas, sendo a parte principal do computador; Nos computadores de grande porte, a UCP é chamada de processador; já no microcomputador, é chamada de microprocessador.

9 As principais funções da UCP são: Leitura dos componentes de entrada e saída de dados (impressora, mouse, monitor, teclado, etc.) Leitura dos componentes de entrada e saída de dados (impressora, mouse, monitor, teclado, etc.) A execução de função aritmética (soma, divisão, multiplicação, etc.) A execução de função aritmética (soma, divisão, multiplicação, etc.) UCP (Unidade Central de Processamento)

10 Memória Dispositivo de Saída Dispositivo de Entrada Unidade de Controle Unidade de Aritmética e Lógica O computador possui alguns componentes básicos, CPU, a memória (RAM e ROM e os periféricos. Placa-mãe

11 UCP (Unidade Central de Processamento) Placa-mãe Chips como estes compõe o processador, e que junto a um emaranhado de Circuitos Eletrônicos e outras peças elétricas, compõem o que chamamos de Placa-mãe do computador;

12 UCP (Unidade Central de Processamento) Como a CPU é a parte mais importante do computador, é comum que o nome do processador acabe dando nome ao próprio computador. Exemplos de processadores: Computador Modelo (Velocidade Mhz) PENTIUM III500, 600, 750, 900 e 1000 PENTIUM IV900, 950, 1000 CORE 2 DUO 3.4 e 2Gb Dual core 3.4 e 2Gb

13 Memória Memória No computador, memória é uma parte separada da CPU, embora elas fique bem próximas. É um dispositivo onde são armazenadas as informações. Temos dois tipos de armazenamento de memória: Armazenamento temporário: como o nome já diz, os programas e resultados são armazenados temporariamente. Armazenamento permanente: neste tipo não são perdidas as informações. O disco rígido e o disco flexível se enquadram nesta categoria.

14 Memória Memória A memória de um computador também é considerada como interna e externa. Memória Principal Memória Principal A memória interna é geralmente chamada de memória principal. Existe dois tipos de memória: ROM ( Memória Somente de Leitura): já vem gravada de fábrica com alguns programas básicos. Nesse você não pode mexer, apenas consultar. RAM (Memória de Acesso Aleatória): é a memória que usamos para guardar os nossos dados e programas. Nessa nós podemos gravar.

15 Memória Memória Memória Auxiliar Memória Auxiliar É também conhecida como memória externa. Ao contrário da memória RAM, a memória auxiliar permite que os dados sejam armazenados de forma permanente. Exemplos de memórias auxiliar: Disco Rígido; Disco Rígido; Disco Flexível; Disco Flexível;

16 Periféricos No computador, tudo que não fica diretamente ligado à CPU é chamado de periférico. Os periféricos mais usados no computador são o teclado, o mouse (para Entrada), o monitor e a impressora (para a Saída). Periféricos de Entrada Periféricos de Entrada Os periféricos de entrada permitem que o homem transmita dados para o computador.

17 Teclado O teclado é o dispositivo de entrada mais direto. Através dele fornecemos ao computador quaisquer dados que queiramos. Basta, para isso, digitar as letras e os caracteres correspondentes. As principais teclas utilizadas são: DEL/DELETE: Possui a função de apagar dados; SHIFT: Possui a função de fixação de letras maiúsculas, além disso, possui também a função de obter alguns caracteres posicionados na parte superior das teclas;

18 Teclado As principais teclas utilizadas são: CRTL: Gera comandos especiais quando utilizado em conjunto com outras teclas. Ex.: CRTL+ALT+DEL; CAPS LOCK: Quando esta tecla estiver acionada, qualquer caractere digitado no computador será interpretado como maiúscula. ESC: O uso desta tecla varia entre um programa e outro, mas geralmente é usada para abandonar um programa; TAB: É usada principalmente em programas editores de texto, pois sua função é avançar a tabulação; ALT: Esta tecla funciona como uma segunda tecla de controle do computador; ENTER: As teclas ENTER e RETURN, possui a função de confirmar a entrada de dados no computador

19 Mouse O Mouse (Rato) é um dispositivo de entrada do computador com botões de controle (geralmente dois ou três botões). Possui este nome porque sua forma é semelhante à de um rato. Para quem tem pouco espaço cria-se uma adaptação do mouse. No trackball, a bolinha fica em cima e você faz movimentos, mexendo-a com o dedo. Trackball

20 Scanner É um equipamento de entrada de dados que digitaliza as informações recebidas, transferindo-as para o computador. Existem basicamente dois tipos de Scanner: de mão: utilizado para leitura de códigos de barra em produtos; de mesa: utilizado para trabalhos gráficos;

21 Modem/ADSL Modem é um dispositivo que permite a comunicação com outro computador através do uso de uma linha telefônica comum; ADSL é a sigla para "Linha Digital Assimétrica para Assinante". Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. Computador A (envia a mensagem) Sinal digital Transformação dos sinal digital em sinal analógico pelo modem A Linha Telefônica Transformação dos sinal analógico em sinal digital pelo modem B Computador B (envia a mensagem) Sinal digital

22 Periféricos Periféricos de Saída Periféricos de Saída Entre os periféricos de Saída mais usados estão o vídeo e a impressora. Mas em compensação, existem diversos tipos de vídeos e impressoras.

23 Vídeo O vídeo é onde são mostradas as informações, permitindo a comunicação direta do usuário com o sistema do computador. Os três aspectos mais importantes sobre um vídeo de computador são: tamanho, resolução e número de cores. Quanto ao tamanho, eles podem ser de 7 até 29 polegadas. Os mais utilizados são os de 15. Os monitores de vídeo apresentam diferentes resoluções gráficas. Isto acontece em função do número de pontos ou Pixels (Picture Elements) que contém a tela do computador. Quanto maior o número de pontos, mais bem definida é a imagem.

24 Vídeo Quanto às cores, encontramos monitores de vídeo: Policromáticos: é capaz de apresentar imagens em várias cores. Ex: 4, 16, 256, , 16 milhões, 24 milhões e 32 milhões de cores. Monocromáticos: utiliza apenas uma cor sobre um fundo. Ex: preto/ branco.

25 Placa de Vídeo Além do monitor de vídeo, você precisará, também, de uma placa de vídeo. O que é uma placa de vídeo? O vídeo não é só aquela televisãozinha. Ele funciona ligado a uma placa que fica dentro do computador. O vídeo e a placa tem que ser compatíveis um com o outro.

26 Placa de Vídeo TipoResolução MáximaMáximo de Cores HCG 720x384 Preto/branco CGA 640x200 4 EGA 640x VGA 640x SVGA 1800x milhões SVGA 3D Existem diversos padrões de placas de vídeo. Estes padrões são:

27 Impressoras É através dela que os dados são fixados ao papel, sendo sem dúvida, a mais importante unidade de saída de dados. Existem vários tipos de impressoras, tanto de baixa velocidade como de alta velocidade. Algumas possuem uma definição maior que as outras, algumas imprimem em preto/branco e outras, colorido. Tipos mais comuns de impressoras: Matriciais: O processo de gravação é feito através de agulhas; Jato de Tinta: Seu sistema de gravação é feito através de borrifação de tinta no papel; Laser: O processo de gravação é feito através de laser;

28 Tipos mais comuns de impressoras: Matriciais: O processo de gravação é feito através de agulhas. Jato de Tinta: Seu sistema de gravação é feito através de borrifação de tinta no papel. Laser: O processo de gravação é feito através de laser. Impressoras

29 Impressoras TIPO VANTAGENS DESVANTAGENS Matricial Baixo custo de Lenta, barulhenta e manutenção. baixa qualidade Imprime diversas vias Jato de Tinta Boa qualidade, preço Custo de manutenção baixo, colorida alto Laser Excelente qualidade Custo de impressão rápida alto

30 Armazenando Informações O computador possui alguns periféricos que foram criados para armazenar os dados de forma segura. Disco Flexíveis Disco Flexíveis O disco flexível é utilizado nos microcomputadores, especialmente, como forma de armazenamento de dados removíveis. O mais usado é memória USB Flash Drive (comumente conhecido como pen drive, ou chaveiro de memória) é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante à de um chaveiro e uma ligação USB. memória flashUSB.

31 Armazenando Informações Disco Rígido Disco Rígido É uma unidade de disco que contém vários discos em um só. Ele é revestido de material magnético, e se localiza dentro do computador. Geralmente o disco é fixo dentro do computador, mas podemos encontrar discos rígidos com tecnologia removível. Sua capacidade de armazenamento varia de 80 GB a 500 GB

32 Armazenando Informações Discos Ópticos Discos Ópticos Tecnologia de armazenamento que faz uso do laser. Ela torna possível armazenar e ler dados de uma superfície polida, utilizando um pequeno emissor de luz. Ex: CD-ROM CD-ROM CD-ROM Os discos ópticos mais utilizados no computador são os CD-ROM, significa Compact Disk. Cada CR-ROM pode guardar em média mais ou menos 700 MB.

33 Armazenando Informações CD-R CD-R Para gravar um CD, é preciso de uma unidade de CD que é conhecida como CD-R. Esta sigla significa grava uma vez. Com uma unidade desta, é possível produzir CDs ( com dados ou até músicas). CD-RW CD-RW Com este tipo de CD e uma unidade de CD-RW, é possível gravar quantas vezes quiser. DVD DVD É uma tecnologia nova, usa um processo semelhante de um CD, porém, grava com maior densidade, permitindo assim um espaço bem maior de armazenamento. Ex: Filmes.

34 Software O Software são os programas que o computador executa, já que o hardware não é capaz de realizar nenhuma tarefa sozinho. Existem vários tipos de softwares, mas costuma-se dividi-los em dois tipos principais: Software Aplicativos: São programas para atender funções mais específicas, como exemplo: Editores de textos (Word), planilhas Eletrônicas (Excel), Banco de Dados, etc... Software Básico: é o conjunto de programas que criam os “softwares aplicativos”. São incluídos nesta classificação os Sistemas Operacionais (Microsoft Windows (95,98,2000,etc..), Microsoft Office (Word, Excel, Access, etc...)).


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