A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síndrome Respiratório Agudo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síndrome Respiratório Agudo"— Transcrição da apresentação:

1 Síndrome Respiratório Agudo
(SRA)

2 Síndrome Respiratório Agudo (SRA) é o nome que a Organização Mundial
de Saúde dá à epidemia que começou por ser Pneumonia atípica. (Em Inglês: Severe Acute Respiratory Syndrome, SARS)

3 A SRA é uma doença respiratória cuja
aparição foi recentemente anunciada na Ásia (Guandong, China), América do Norte e Europa.

4 Sintomas:  Começa geralmente com febres superiores aos 38ºC.
 Outros sintomas: - dor de cabeça; - sensação geral de incomodo; dor no corpo.  Algumas pessoas podem apresentar pequenos problemas respiratórios.  Depois de 2 a 7 dias, os doentes podem apresentar tosse seca e problemas em respirar.  Causa pneumonia atípica nos pacientes infectados.

5 Pneumonia Típica/Atípica
 A pneumonia típica é uma infecção dos pulmões, onde os alvéolos da zona afectada estão cheios de exsudados, bloqueando a transferência de oxigénio. A radiografia mostra uma zona demarcada.  Na pneumonia atípica o tecido que rodeia os alvéolos incha, colapsando os alvéolos, reduzindo a quantidade de sangue que chega a essa área obstruindo a transferência de oxigénio. A radiografia ao peito mostra uma zona escura sem fronteiras definidas.

6 Pneumonia Típica Atípica

7 Como se propaga A principal forma de propagação parece ser o
contacto físico entre pessoas. A maioria dos casos surgiu em: pessoal hospitalar que entraram em contacto com pessoas com este síndrome; - pessoas que vivem com indivíduos infectados; pessoas que tiveram contacto directo com material infectado (por exemplo com secreções respiratórias).

8  As formas potenciais de transmissão da doença são,
entre outras o contacto com a pele ou com objectos contaminados e posterior contacto com olhos, nariz e boca.  A contaminação de um espaço pode ocorrer quando o doente espirra ou tosse. Pequenas partículas infectadas podem cair sobre o próprio ou sobre outras pessoas ou sobre superfícies. É provável que o SRA possa propagar-se mais amplamente por meio do ar ou outras formas que por enquanto se desconhece.

9 A possível causa do SRA Os investigadores detectaram um coronavirus
(“corona” lat= coroa) desconhecido nos indivíduos com SRA. Considera-se que seja este o responsável por esta síndrome. . Coronavirus

10 Recomendações dos serviços de saúde
 Para pessoas que estão a pensar viajar para zonas afectadas pelo SRA (China, Hong-Kong, Singapura, Hanoi e Toronto) e cuja viagem não seja essencial é aconselhado adiarem a viagem até próximo aviso. Para pessoas que já estão a viajar em zonas contaminadas: -É recomendado o lavar frequente das mãos visto ser um veículo de transmissão; -Evitar aglomerados de pessoas.  Para pessoas que pensam estar infectadas com SRA: -Consultar um profissional de saúde informando-o se fez viagens para zonas afectadas ou se esteve em contacto com pessoas com os sintomas.

11 Para mais informações:
- Dr. Chandana Samaranayake MD Clinical Specialist- Protective Measures For Prevention Of SARS Infection


Carregar ppt "Síndrome Respiratório Agudo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google