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O que é o POC? É um programa institucional que atende acadêmicos das diversas fases dos cursos de graduação da Unisul, bem como estudantes de Ensino Médio.

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2 O que é o POC? É um programa institucional que atende acadêmicos das diversas fases dos cursos de graduação da Unisul, bem como estudantes de Ensino Médio da região, nas questões de Planejamento de Carreira e Orientação Profissional.

3 Como são realizadas estas atividades do POC? De uma forma mais ampla, o POC trabalha com palestras e workshops que discutem questões ligadas à vida profissional. Estas são atividades direcionados aos graduandos da Unisul, voltadas ao Planejamento de Carreira. De uma forma mais específica, são realizados atendimentos individuais e grupais na própria universidade, para aprofundar as discussões tanto para um Planejamento de Carreira quanto para a Orientação Profissional.

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6 A Fase Adulta Para efeitos jurídicos, a idade adulta inicia aos 18 anos. Para os teóricos da Psicologia, essa faixa pode variar. Por convenção, entende-se: – Adulto Jovem (ou Jovem Adulto): Dos 18 aos 39 anos; – Adulto Médio ou Meia-idade: dos 40 aos 59 anos; – Adulto Idoso ou Terceira Idade: A partir dos 60 anos.

7 O Adulto Jovem TAREFAS EVOLUTIVAS: tipo de aprendizagem, ou ajustamento, que deve ocorrer em determinada fase do indivíduo, ou da vida humana. Quando a aprendizagem ocorre, os ajustamentos nas fases subsequentes realiza de modo mais satisfatório. Quando a aprendizagem não ocorre, esse ajustamento se torna mais difícil, e pode deixar de ocorrer.

8 O Adulto Jovem: Tarefas Evolutivas Separação psicológica dos pais – terceira individuação- separação; Fenômeno de independência emocional (e, muitas vezes, sócio-econômica) em relação aos pais; Postura de maior auto-suficiência no mundo adulto Estabelecimento e manutenção de amizades adultas; Desenvolvimento da capacidade de viver intimamente com alguém (afetiva e sexualmente); Formação de uma família própria;

9 O Adulto Jovem – Tarefas Evolutivas Assunção da parentalidade - tornar-se pai e mãe Inserção no mundo do trabalho Formação de uma identidade profissional adulta; Transcendência da moralidade convencional do contrato social, em decorrência de uma conquista cognitiva (pensamento relativista); Tomada de consciência da limitação do tempo e da morte pessoal, de forma integrada.

10 O Adulto Jovem - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DO TRABALHO Trabalho para o Adulto Jovem: Fonte de contato social, meio de sobrevivência, acontecimento social construtor de identidade, papel sublimatório e obtenção de prazer. Encontrar um lugar gratificante no mundo do trabalho Tempo dos primeiros empregos e de ganhar dinheiro. Nível mais baixo de comprometimento, maior inclinação a mudar de emprego; posicionamento mais crítico em relação ao emprego. Conflito trabalho-família. Stress ocupacional Economia formal e economia informal Empregabilidade Desemprego

11 Carreira Segundo Dutra (2002), a carreira está ligada às organizações, sendo um trabalho de ajuda aos sujeitos para avaliarem o seu potencial e traduzi-lo em escolhas futuras. Conforme Soares e Lisboa, “é a continuidade da vida do indivíduo no trabalho para produzir algo; pode ser a sequência do envolvimento deste nas experiências de trabalho ao longo da vida” (2000, p. 36).

12 Trabalho e Empregabilidade O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao Mercado de Trabalho. José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.

13 Pilares da Empregabilidade 1. Adequação da profissão à vocação Uma vez que para tornar-se um bom profissional e um ser humano realizado, o indivíduo deve conciliar a sua função com a capacidade e paixão pelo que faz. 2. Competências preparo técnico; capacidade de liderar pessoas; habilidade política; habilidade de comunicação oral e escrita em pelo menos dois idiomas; habilidade em marketing; habilidade de vendas; capacidade de utilização dos recursos tecnológicos

14 Pilares da Empregabilidade 3. Idoneidade A idoneidade implica confiança de parte a parte e entre outros fatores, podem-se considerar: ética; conduta; correção; respeito. responsabilidade 4. Saúde física e mental Cuidar do equilíbrio, do desgaste exagerado, cuidar do corpo, pessoas saudáveis tem bons relacionamentos e interage de maneira favorável, evitar vícios como fumo, álcool e drogas. Manter sua autoestima e sua capacidade de realizar projetos.

15 Pilares da Empregabilidade 5. Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda A perda do emprego significa a perda da entrada de receita. Você deve fazer uma reserva mês a mês; a reserva é uma defesa, uma garantia que o sustenta. O projeto profissional deve ocorrer paralelamente. Seu negócio próprio de qualquer dimensão, também pode ser uma fonte alternativa de renda. Relacionamentos Quem conhece pessoas, adquire informações importantes e relevantes, uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos. Guarda e cuida deles, retorna as ligações, que podem ser oportunidades de trabalho. Em termos profissionais é muito importante ter uma networking, uma forma de se manter conectado a sua rede de relacionamentos. Mantenha contato com essas pessoas.

16 Instruções gerais para a palestra Tempo total da palestra: de 40 a 50 minutos. Reservar os primeiros 05 minutos para: – Apresentar a equipe para os participantes da palestra – nomes, cursos, semestres – se possível usar um crachá. – Explicar que a atividade a ser desenvolvida com o grupo faz parte do PRODEL e explicar rapidamente este programa. – Informar sobre o tema e os objetivos da palestra. – Informar que ao final da palestra os participantes deverão preencher o Questionário de Aplicação – de forma anônima – como requisito da Universidade para avaliar a palestra e confirmar a sua realização.

17 Instruções gerais para a palestra Reservar os 10 últimos minutos para: – o fechamento assunto e o esclarecimento de dúvidas; – aplicação do Questionário; – Registro fotográfico. Tempo para desenvolver o assunto: de 30 a 40 minutos. Número mínimo de participantes da palestra: 20 pessoas. Locais possíveis: Escolas ou Empresas.

18 Instruções gerais para a palestra Tópicos a serem abordados: – Opções para a qualificação após o Ensino Médio: cursos nos diversos níveis. – Formas de ingressar em cada um dos níveis dos cursos – processos seletivos; – Programas de incentivo do governo para o ingresso e permanência no Ensino Técnico e Superior; – A importância da reflexão sobre si mesmo e seu projeto de vida; – Mercado de trabalho e perfil profissional; – Carreira e Empregabilidade.

19 Bibliografia: PAPÁLIA, D. E. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, EIZIRIK, C. L.; KAPCZINSKI, F.; BASSOLS, A M. S. O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

20 Roteiro para a palestra Equipe: Nome, Curso, semestre e contato ( ) dos participantes. Locais possíveis para a realização da palestra: Datas previstas/pretendidas para a palestra: Metodologia: Descrição detalhada da palestra – Sequência dos assuntos: – Divisão dos assuntos entre os membros: – Material de apoio utilizado:


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