A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hoje (22/05/2011) é um dia de celebrar a santidade de Deus. A vitória do amor de Deus no coração de uma criatura tão pequenina e frágil, como foi Irmã.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hoje (22/05/2011) é um dia de celebrar a santidade de Deus. A vitória do amor de Deus no coração de uma criatura tão pequenina e frágil, como foi Irmã."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Hoje (22/05/2011) é um dia de celebrar a santidade de Deus. A vitória do amor de Deus no coração de uma criatura tão pequenina e frágil, como foi Irmã Dulce. Um dia de muita emoção para nossa arquidiocese e todos os católicos baianos.

4 Agradecemos de coração, comovidos, ao Papa Bento XVI, por ter elevado aos altares alguém que aqui viveu, amou a nossa gente, especialmente aos mais sofridos, aos quais deu a maior prova de amor, disse Dom Geraldo, na sequência da cerimônia. A Bem Aventurada Dulce dos Pobres é a primeira beata nascida na Bahia.

5 A confirmação se deu com a leitura da Carta Apostólica, enviada pelo Vaticano, pelo representante do Papa Bento XVI, na cerimônia, Dom Geraldo Majella Agnelo: "Concedemos que a venerável serva de Deus Maria Rita de Sousa Brito Lopes, a qual profundamente confiante na divina providência dedicou-se a cuidar dos doentes, seja chamada de hoje em diante com o nome de Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

6 Logo depois foi descerrada uma grande imagem da agora beata Dulce dos Pobres. Em seguida, a contrita miraculada (nome dado à pessoa que recebe um milagre), a funcionária pública sergipana Cláudia Cristiane Santos de Araújo, acompanhada por sua família e a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Ponte, depositou flores junto à imagem, em sinal de agradecimento. Também foi apresentada uma relíquia da beata (fragmento ósseo do corpo de Dulce dos Pobres).

7 A cerimônia de beatificação de Irmã Dulce começou às 14h deste domingo. A temperatura em Salvador seguia amena, com céu nublado e sequentes pancadas de chuva. Entretanto, o público esperado não deixou de comparecer ao Parque de Exposições e, em meio a cânticos religiosos. À frente, numa área reservada para as autoridades, permanece Maria Rita, ao lado da atriz Miriam Rios e do empresário Ângelo Calmon de Sá, presidente do Conselho Administrativo das obras. Próximo a eles estavam Cláudia Cristiane e familiares. Hoje é um dia especial. Estamos todos muito felizes, resumiu Maria Rita.

8 Dulce dos Pobres, que nasceu em 1914 no bairro do Barbalho, em Salvador, foi reconhecida como beata por decreto assinado pelo papa Bento XVI em Dezembro de Conforme decreto que elevou irmã Dulce à condição de beata deveu-se ao milagre atribuído à freira que teria intercedido em favor de Cláudia Cristiane dos Santos, que sofrera uma forte hemorragia durante o parto do segundo filho, Gabriel, e a quem os médicos deram como desenganada.

9 Irmã Dulce Passou mais de uma década invadindo e sendo expulsa de lugares até conseguir, em 1949, convencer a administração do Convento Santo Antônio a transformar a área destinada ao galinheiro em posto de atendimento médico. Foi apelidada de Anjo Bom da Bahia.

10 Hoje, trabalham nas Osid - entidade sem fins lucrativos, financiada por recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), doações e venda de lembrancinhas - 4 mil pessoas. Em 2010, a instituição prestou 5,6 milhões de atendimentos gratuitos a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais e crianças e jovens.

11 Canonização. Para que Irmã Dulce seja considerada a santa é necessária a comprovação, pelo Vaticano, de mais um milagre atribuído a ela. A Osid tem mais de 5 mil relatos de graças, coletados desde a morte de Irmã Dulce, em Segundo o assessor de memória e cultura das Osid, Osvaldo Gouveia, cerca de 90% das histórias envolvem curas.

12 Segundo o postulador da causa no Vaticano, o frei italiano Paolo Vilotta, é necessário que a graça a ser estudada tenha ocorrido após a assinatura da beatificação de Dulce pelo papa Bento XVI, em 10 de dezembro de Além de não poder ser explicada pela ciência, ela deve obedecer a três requisitos: perfeição (a graça precisa ser completa), instantaneidade e durabilidade - o problema não pode voltar.

13 Sua festa litúrgica também será: 13 de agosto. A data relembra o dia em que ela recebeu o hábito da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Naquele momento, adotou o nome de Dulce, em homenagem à mãe, que morreu quando ela tinha 7 anos.

14 24/05/2011


Carregar ppt "Hoje (22/05/2011) é um dia de celebrar a santidade de Deus. A vitória do amor de Deus no coração de uma criatura tão pequenina e frágil, como foi Irmã."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google