A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clovis Leopoldo Reichert e Janete Sander Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clovis Leopoldo Reichert e Janete Sander Costa"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DOS DESAFIOS PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Clovis Leopoldo Reichert e Janete Sander Costa PPGIE – Doutorado em Informática na Educação

2 Contextualização Cenário mundial em constante mudança;
Necessidade de atualização profissional e educação continuada; Exigências de elevados níveis de qualificação e novas competências profissionais para o mundo do trabalho; Atuação autônoma e responsável na solução de problemas;

3 O que é a Metodologia dos Desafios?
A Metodologia dos Desafios é uma proposta pedagógica elaborada por uma equipe multidisciplinar do SENAI, para trabalhar processos de aprendizagem colaborativa com a perspectiva da identificação e da resolução de problemas a partir da realidade do aluno, para o desenvolvimento de competências no ensino profissional.

4 O que é a Metodologia dos Desafios?
A Metodologia dos Desafios privilegia a construção coletiva de conhecimentos a partir do questionamento, problematização, discussão, apresentação de dúvidas e troca de informações no contexto de uma comunidade de aprendizagem colaborativa. O modelo aqui apresentado parte do pressuposto de que a interação e o diálogo de muitos com muitos constituem a essência do processo educativo.

5 Metodologia dos Desafios: aprender e ensinar
Aprender é, neste modelo, envolver-se na troca coletiva e comunitária, contribuindo e recebendo, refletindo e instigando os colegas, buscando colocar em funcionamento uma inteligência coletiva. Ensinar é, neste modelo, propor, orientar, motivar e animar a discussão dentro da comunidade. A disponibilização de material didático previamente elaborado (seja no ambiente web ou em outros formatos tradicionais) são necessários à fundamentação dos conhecimentos. Processos de aprendizagem e construção colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais interativos requerem novas formas de avaliação e aferição.

6 Metodologia dos Desafios: características
A metodologia foi pensada para EAD, com recursos de interação e comunicação, para a formação de profissionais, sujeitos autores, com atuação autônoma e responsável no mercado de trabalho. O conjunto de Desafios visa proporcionar a construção das competências previstas para o curso. Os Desafios são estruturados em introdução contextualizada descrição do Desafio apresentação das Atividades pontos-chave de fundamentação do problema.

7 Metodologia dos Desafios: características
Os Desafios de cada módulo são apresentados aos alunos num crescente de complexidade, passando a exigir e produzir autonomia dos alunos. Os primeiros Desafios do módulo são conduzidos de forma mais diretiva (são fornecidos o problema, a situação, os dados de fundamentação e as ferramentas de comunicação para interação). Os alunos são organizados em grupos em interação constante. O último Desafio, de conclusão do Módulo, requer ação plena do aluno conforme a Metodologia da Problematização. O aluno identifica situações-problema concretas de sua realidade para serem problematizadas e solucionadas seguindo as etapas do Arco de Maguerez.

8 R E A L I D A D E Etapas do Arco de Maguerez Teorização Pontos-chave
Hipóteses de solução Observação da realidade e identificação do problema Aplicação à realidade R E A L I D A D E

9 E1 - Observação da Realidade e identificação do problema
Com base em um tema ou unidade de estudo, a equipe de desenvolvimento do curso faz a observação da realidade concreta do local de trabalho; Ao olhar para a realidade, identificam-se questões gerais que ajudem a focalizar e a não fugir do tema; A identificação das dificuldades, carências, discrepâncias, de várias ordens, são transformadas em problemas, ou seja, são problematizadas; Estes problemas serão apresentados como Desafios na estrutura do curso, que serão estudados e solucionados por cada aluno individualmente; Os problemas são analisados com o grupo para seu aprofundamento e/ou síntese.

10 E2- Pontos-chave Inicialmente são identificadas as possíveis causas do problema em estudo ou os fatores relacionados. Quais os possíveis determinantes maiores do problema, que abrangem os próprios fatores já identificados. Identificam-se também as variáveis menos diretas, menos evidentes, mais distantes, mas que interferem na existência do problema em estudo, em busca de sua solução. Com base nessa análise reflexiva, realiza-se a síntese dos pontos essenciais que deverão ser estudados sobre o problema. São listados então os tópicos que deverão ser estudados (textos, informações diversas, textos, vídeos, etc). São esses pontos-chave que serão estudados conforme a necessidade e os conhecimentos prévios de cada aluno.

11 E3- Teorização Esta é a etapa do estudo, da investigação propriamente dita. Os alunos se organizam tecnicamente para buscar as informações que necessitam sobre o problema. Estas informações podem estar no texto do ponto-chave já definido, nas normas de segurança da empresa, na biblioteca (livros, revistas especializadas, etc) Também podem ser consultados especialistas no assunto (colegas com mais experiência, por exemplo) As informações obtidas são tratadas, analisadas e avaliadas quanto às suas contribuições para resolver o problema. Tudo isso possibilitará algumas conclusões, que permitirão o desenvolvimento da etapa seguinte.

12 E4- Hipóteses de Solução
Todo o estudo realizado deverá fornecer elementos para os alunos, critica e criativamente (responsavelmente), elaborarem as possíveis soluções. O que precisa acontecer para que o problema seja solucionado? O que precisa ser providenciado? O que pode realmente ser feito? Nesta metodologia, as hipóteses de solução são construídas após o estudo, como fruto da compreensão profunda que se obteve sobre o problema, investigando-o de todos os ângulos possíveis.

13 E5- Aplicação à realidade
A quinta e última etapa é a da aplicação à realidade, no campo de atuação de cada aluno. Esta etapa da Metodologia ultrapassa o exercício intelectual, pois as decisões tomadas deverão ser executadas ou encaminhadas. A prática que corresponde a esta etapa implica num compromisso dos alunos com o seu meio. Do meio observaram os problemas e para o meio levarão uma resposta de seus estudos, visando aplicar os conhecimentos na aplicação dos critérios de segurança e qualidade especificados.

14 Interação e Diálogo entre os sujeitos na Metodologia dos Desafios (1)
A Metodologia dos Desafios privilegia a interação entre alunos para a resolução dos desafios propostos. O diálogo, mediado por recursos de comunicação síncrona e assíncrona entre alunos-alunos e alunos-professor, é fator essencial. Em cursos online é fundamental dispor de recursos de comunicação de muitos-para-muitos que permitam e facilitem a interação entre pessoas. Questionamentos, problematização, discussão, apresentação de dúvidas e troca de informações no contexto de uma comunidade de aprendizagem colaborativa caracterizam o modelo pedagógico.

15 Interação e Diálogo entre os sujeitos na Metodologia dos Desafios (2)
Aprendizagem em comunidades virtuais e a construção colaborativa do conhecimento em grupos, privilegiando a interação entre alunos para a resolução dos desafios caracterizam o modelo pedagógico proposto. Elaboração de sínteses, análises, interpretação de dados e pesquisas e formulação de hipóteses são necessárias. . Leitura e estudo individual de conteúdos (normas, apostilas e ambiente) , jogos, exercícios e simulações continuam indispensáveis.

16 Exemplo de aplicação da Metodologia dos Desafios
TGA - Efluentes Líquidos

17 1- Contextualização na Metodologia dos Desafios
.

18 2- A estrutura dos Desafios
.

19 3- A estrutura das Atividades
.

20 4- Os pontos-chave / estudo de caso
.

21 5- Exercícios .

22 Alguns Depoimentos sobre a Metodologia (turma piloto do TGA - SGA / 2002)
“A possibilidade de compartilhar experiências. O processo de construção fica mais interessante e os resultados do trabalho são otimizados” (I.P./MG) “... temos pessoas participando com todo tipo de formação e de diferentes regiões do país, compartilhando experiência.” (V.A.R./RS) “Motiva a utilizar ferramentas de informática e utilização de s; incentiva a criatividade para não deixar a bola parar; troca de experiências.” (M.Z./MG) “Muito bom. Por que? Porque eles estão organizados de maneira a sempre estarem aumentando o grau de dificuldade, forçando nós os alunos, a buscarmos sempre mais informações e dados, apesar do tempo ser basicamente o mesmo. Isso vai demonstrar lá no final, que nós alunos, podemos vencer nossas dificuldades, e sermos capazes de nos superar, cada vez mais. Acho esta forma de ensino muito interessante e válida.” (A.G./SP) .

23 Alguns Depoimentos sobre a Metodologia (turma piloto do TGA - SGA / 2002)
“A minha principal dificuldade esteve voltada ao alinhamento de horários entre mim e a equipe e a minha capacidade de resposta. Com relação a metodologia utilizada para a execução dos trabalhos, estava excelente.” (S.B.S./SC) “Coesão no desenvolvimento dos desafios, pró-atividade de todos, integração, estímulo para o curso.” (L.M.F./SP) “Muito boa. Como (infelizmente) não fomos treinados nem no colégio, muito menos na faculdade, para pensar, creio que muitos de nós tiveram problemas, para ‘reagir pró-ativamente’, nos desafios propostos. Mas esse deve ser o espírito, quem não se recicla, ganha de presente o cartão azul. Eu particularmente (como todo bom físico louco) adoro um desafio, pois é com ele que a gente vai crescer. Isso não significa que está sendo fácil para mim. Tenho aprendido muito, o que é mais importante, situação que está me deixando muito satisfeito.” (A.G. - SENAI/SP) .

24 Conclusões A Metodologia dos Desafios apresenta um sentido pedagógico dos mais elevados, pois busca proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento de forma autônoma e colaborativa. Os desafios podem ser superados na medida em que o aluno desenvolve sua ação, através do estudo , análise, síntese e avaliação. A Metodologia dos Desafios é caracterizada por uma complexidade crescente e de possibilidades ampliadas. Pode ser empregada em cursos a distância e/ou presenciais. .

25 Conclusões Propicia aos alunos a atribuição de novos sentidos a partir da resolução de problemas fundamentados na sua realidade e a construção de conhecimentos de forma autônoma e colaborativa, capacitando-os atuarem com eficiência no seu meio profissional. A Metodologia dos Desafios oferece condições efetivas para um processo de aprendizagem centrado no diálogo e na interação, para a formação do sujeito-cidadão, autor, in(ter)ventor de sua própria história, nessa tão desejada, esperada e propalada sociedade do conhecimento. .

26 Muito Obrigado! Contatos: Clovis Leopoldo Reichert
ou NEAD – Núcleo de Educação a Distância – SENAI/RS PPGIE – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS Janete Sander Costa .


Carregar ppt "Clovis Leopoldo Reichert e Janete Sander Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google