A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR 2004 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR 2004 1 METODOLOGIA DOS DESAFIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR 2004 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR 2004 1 METODOLOGIA DOS DESAFIOS."— Transcrição da apresentação:

1 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR METODOLOGIA DOS DESAFIOS PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Clovis Leopoldo Reichert e Janete Sander Costa PPGIE – Doutorado em Informática na Educação

2 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Cenário mundial em constante mudança; Necessidade de atualização profissional e educação continuada; Exigências de elevados níveis de qualificação e novas competências profissionais para o mundo do trabalho; Atuação autônoma e responsável na solução de problemas; Contextualização

3 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR A Metodologia dos Desafios é uma proposta pedagógica elaborada por uma equipe multidisciplinar do SENAI, para trabalhar processos de aprendizagem colaborativa com a perspectiva da identificação e da resolução de problemas a partir da realidade do aluno, para o desenvolvimento de competências no ensino profissional. A Metodologia dos Desafios é uma proposta pedagógica elaborada por uma equipe multidisciplinar do SENAI, para trabalhar processos de aprendizagem colaborativa com a perspectiva da identificação e da resolução de problemas a partir da realidade do aluno, para o desenvolvimento de competências no ensino profissional. O que é a Metodologia dos Desafios?

4 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR O que é a Metodologia dos Desafios? A Metodologia dos Desafios privilegia a construção coletiva de conhecimentos a partir do questionamento, problematização, discussão, apresentação de dúvidas e troca de informações no contexto de uma comunidade de aprendizagem colaborativa. O modelo aqui apresentado parte do pressuposto de que a interação e o diálogo de muitos com muitos constituem a essência do processo educativo.

5 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Metodologia dos Desafios: aprender e ensinar Aprender é, neste modelo, envolver-se na troca coletiva e comunitária, contribuindo e recebendo, refletindo e instigando os colegas, buscando colocar em funcionamento uma inteligência coletiva. Ensinar é, neste modelo, propor, orientar, motivar e animar a discussão dentro da comunidade. A disponibilização de material didático previamente elaborado (seja no ambiente web ou em outros formatos tradicionais) são necessários à fundamentação dos conhecimentos. Processos de aprendizagem e construção colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais interativos requerem novas formas de avaliação e aferição.

6 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR A metodologia foi pensada para EAD, com recursos de interação e comunicação, para a formação de profissionais, sujeitos autores, com atuação autônoma e responsável no mercado de trabalho. O conjunto de Desafios visa proporcionar a construção das competências previstas para o curso. Os Desafios são estruturados em introdução contextualizada descrição do Desafio apresentação das Atividades pontos-chave de fundamentação do problema. Metodologia dos Desafios: características

7 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Os Desafios de cada módulo são apresentados aos alunos num crescente de complexidade, passando a exigir e produzir autonomia dos alunos. Os primeiros Desafios do módulo são conduzidos de forma mais diretiva (são fornecidos o problema, a situação, os dados de fundamentação e as ferramentas de comunicação para interação). Os alunos são organizados em grupos em interação constante. O último Desafio, de conclusão do Módulo, requer ação plena do aluno conforme a Metodologia da Problematização. O aluno identifica situações- problema concretas de sua realidade para serem problematizadas e solucionadas seguindo as etapas do Arco de Maguerez. Metodologia dos Desafios: características

8 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR R E A L I D A D E Observação da realidade e identificação do problema Pontos-chave Teorização Hipóteses de solução Aplicação à realidade Etapas do Arco de Maguerez

9 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR n n Com base em um tema ou unidade de estudo, a equipe de desenvolvimento do curso faz a observação da realidade concreta do local de trabalho; n n Ao olhar para a realidade, identificam-se questões gerais que ajudem a focalizar e a não fugir do tema; n n A identificação das dificuldades, carências, discrepâncias, de várias ordens, são transformadas em problemas, ou seja, são problematizadas; n n Estes problemas serão apresentados como Desafios na estrutura do curso, que serão estudados e solucionados por cada aluno individualmente; n n Os problemas são analisados com o grupo para seu aprofundamento e/ou síntese. E1 - Observação da Realidade e identificação do problema

10 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR n n Inicialmente são identificadas as possíveis causas do problema em estudo ou os fatores relacionados. Quais os possíveis determinantes maiores do problema, que abrangem os próprios fatores já identificados. n n Identificam-se também as variáveis menos diretas, menos evidentes, mais distantes, mas que interferem na existência do problema em estudo, em busca de sua solução. n n Com base nessa análise reflexiva, realiza-se a síntese dos pontos essenciais que deverão ser estudados sobre o problema. n n São listados então os tópicos que deverão ser estudados (textos, informações diversas, textos, vídeos, etc). n n São esses pontos-chave que serão estudados conforme a necessidade e os conhecimentos prévios de cada aluno. E2- Pontos-chave

11 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR n n Esta é a etapa do estudo, da investigação propriamente dita. Os alunos se organizam tecnicamente para buscar as informações que necessitam sobre o problema. n n Estas informações podem estar no texto do ponto-chave já definido, nas normas de segurança da empresa, na biblioteca (livros, revistas especializadas, etc) n n Também podem ser consultados especialistas no assunto (colegas com mais experiência, por exemplo) n n As informações obtidas são tratadas, analisadas e avaliadas quanto às suas contribuições para resolver o problema. Tudo isso possibilitará algumas conclusões, que permitirão o desenvolvimento da etapa seguinte. E3- Teorização

12 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR n n Todo o estudo realizado deverá fornecer elementos para os alunos, critica e criativamente (responsavelmente), elaborarem as possíveis soluções. n n O que precisa acontecer para que o problema seja solucionado? O que precisa ser providenciado? O que pode realmente ser feito? n n Nesta metodologia, as hipóteses de solução são construídas após o estudo, como fruto da compreensão profunda que se obteve sobre o problema, investigando-o de todos os ângulos possíveis. E4- Hipóteses de Solução

13 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR n n A quinta e última etapa é a da aplicação à realidade, no campo de atuação de cada aluno. n n Esta etapa da Metodologia ultrapassa o exercício intelectual, pois as decisões tomadas deverão ser executadas ou encaminhadas. n n A prática que corresponde a esta etapa implica num compromisso dos alunos com o seu meio. Do meio observaram os problemas e para o meio levarão uma resposta de seus estudos, visando aplicar os conhecimentos na aplicação dos critérios de segurança e qualidade especificados. E5- Aplicação à realidade

14 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR A Metodologia dos Desafios privilegia a interação entre alunos para a resolução dos desafios propostos. O diálogo, mediado por recursos de comunicação síncrona e assíncrona entre alunos-alunos e alunos-professor, é fator essencial. Em cursos online é fundamental dispor de recursos de comunicação de muitos-para-muitos que permitam e facilitem a interação entre pessoas. Questionamentos, problematização, discussão, apresentação de dúvidas e troca de informações no contexto de uma comunidade de aprendizagem colaborativa caracterizam o modelo pedagógico. Interação e Diálogo entre os sujeitos na Metodologia dos Desafios (1)

15 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Aprendizagem em comunidades virtuais e a construção colaborativa do conhecimento em grupos, privilegiando a interação entre alunos para a resolução dos desafios caracterizam o modelo pedagógico proposto. Elaboração de sínteses, análises, interpretação de dados e pesquisas e formulação de hipóteses são necessárias.. Leitura e estudo individual de conteúdos (normas, apostilas e ambiente), jogos, exercícios e simulações continuam indispensáveis. Interação e Diálogo entre os sujeitos na Metodologia dos Desafios (2)

16 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Exemplo de aplicação da Metodologia dos Desafios TGA - Efluentes Líquidos

17 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Contextualização na Metodologia dos Desafios.

18 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR A estrutura dos Desafios.

19 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR A estrutura das Atividades.

20 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Os pontos-chave / estudo de caso.

21 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Exercícios.

22 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Alguns Depoimentos sobre a Metodologia (turma piloto do TGA - SGA / 2002). “A possibilidade de compartilhar experiências. O processo de construção fica mais interessante e os resultados do trabalho são otimizados” (I.P./MG) “... temos pessoas participando com todo tipo de formação e de diferentes regiões do país, compartilhando experiência.” (V.A.R./RS) “Motiva a utilizar ferramentas de informática e utilização de s; incentiva a criatividade para não deixar a bola parar; troca de experiências.” (M.Z./MG) “Muito bom. Por que? Porque eles estão organizados de maneira a sempre estarem aumentando o grau de dificuldade, forçando nós os alunos, a buscarmos sempre mais informações e dados, apesar do tempo ser basicamente o mesmo. Isso vai demonstrar lá no final, que nós alunos, podemos vencer nossas dificuldades, e sermos capazes de nos superar, cada vez mais. Acho esta forma de ensino muito interessante e válida.” (A.G./SP)

23 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Alguns Depoimentos sobre a Metodologia (turma piloto do TGA - SGA / 2002). “A minha principal dificuldade esteve voltada ao alinhamento de horários entre mim e a equipe e a minha capacidade de resposta. Com relação a metodologia utilizada para a execução dos trabalhos, estava excelente.” (S.B.S./SC) “Coesão no desenvolvimento dos desafios, pró-atividade de todos, integração, estímulo para o curso.” (L.M.F./SP) “Muito boa. Como (infelizmente) não fomos treinados nem no colégio, muito menos na faculdade, para pensar, creio que muitos de nós tiveram problemas, para ‘reagir pró-ativamente’, nos desafios propostos. Mas esse deve ser o espírito, quem não se recicla, ganha de presente o cartão azul. Eu particularmente (como todo bom físico louco) adoro um desafio, pois é com ele que a gente vai crescer. Isso não significa que está sendo fácil para mim. Tenho aprendido muito, o que é mais importante, situação que está me deixando muito satisfeito.” (A.G. - SENAI/SP)

24 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Conclusões. A Metodologia dos Desafios apresenta um sentido pedagógico dos mais elevados, pois busca proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento de forma autônoma e colaborativa. Os desafios podem ser superados na medida em que o aluno desenvolve sua ação, através do estudo, análise, síntese e avaliação. A Metodologia dos Desafios é caracterizada por uma complexidade crescente e de possibilidades ampliadas. Pode ser empregada em cursos a distância e/ou presenciais.

25 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Conclusões. Propicia aos alunos a atribuição de novos sentidos a partir da resolução de problemas fundamentados na sua realidade e a construção de conhecimentos de forma autônoma e colaborativa, capacitando-os atuarem com eficiência no seu meio profissional. A Metodologia dos Desafios oferece condições efetivas para um processo de aprendizagem centrado no diálogo e na interação, para a formação do sujeito-cidadão, autor, in(ter)ventor de sua própria história, nessa tão desejada, esperada e propalada sociedade do conhecimento.

26 11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR Muito Obrigado!. Contatos: Clovis Leopoldo Reichert ou NEAD – Núcleo de Educação a Distância – SENAI/RS PPGIE – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS Janete Sander Costa PPGIE – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS


Carregar ppt "11º CONGRESSO INTERNACIONAL EAD – ABED SALVADOR 2004 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED SALVADOR 2004 1 METODOLOGIA DOS DESAFIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google