A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O rio Douro é um rio que nasce em Espanha e desagua no Porto, em Portugal. Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O rio Douro é um rio que nasce em Espanha e desagua no Porto, em Portugal. Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém."— Transcrição da apresentação:

1

2 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha e desagua no Porto, em Portugal. Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém do celta dur (água). Outra diz que, nas encostas escarpadas, um rio banhava margens secas e inóspitas. Nele rolavam, noutros tempos, brilhantes pedrinhas que se descobriu serem de ouro. Daí o nome dado a este rio: Douro (de + ouro). Já outra versão diz que o nome do rio deriva do latim duris, ou seja, 'duro', atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos, e das paisagens que atravessa, nomeadamente as altas escarpas das Arribas do Douro, no trecho Internacional do rio, entre Miranda do Douro e Barca d'Alva (Figueira de Castelo Rodrigues). A derivação por via popular do seu nome sugere romanticamente uma ligação a "Rio de Ouro (D'ouro)", mas tal não tem aderência histórica.

3 É o segundo maior rio de Portugal com um comprimento total de 927 km; em território português, este rio tem apenas 210 km de comprimento e é navegável ao longo de todo esse percurso, graças às cinco barragens que são, hoje em dia, também uma atracção devido ao seu desnível. A Barragem do Carrapatelo tem um desnível no nível da água de 35 metros, um dos maiores desníveis da Europa. Foi este rio, em tempos muito estreito e perigoso, que trouxe prosperidade à região, visto que era através dele que se fazia o transporte do precioso néctar, o Vinho do Porto. Em séculos passados este rio representava um desafio e um perigo para os que nele navegavam. Estava repleto de fortíssimas correntes e pedras meias submersas. Nessa altura apenas um pequeno barco de madeira – o Rabelo – conseguia navegar nestas águas e fazer o transporte do vinho desde o Vale do Douro até à foz, em cujas margens se situam as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

4 Texto tirado de: Imagens tiradas de: Google Imagens Trabalho realizado por: Tomás Pereira de Almeida Feito no dia: 15/01/2012


Carregar ppt "O rio Douro é um rio que nasce em Espanha e desagua no Porto, em Portugal. Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google