A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DIGESTIVO. O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DIGESTIVO. O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DIGESTIVO

2 O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas células. Ao conjunto de alterações sofridas pelos alimentos no interior do sistema digestório dá-se o nome de digestão. Tal processo é realizado por enzimas e os principais nutrientes obtidos são: ácidos graxos, aminoácidos, glicose, frutose e glicerol

3

4

5 fígado

6 pâncreas

7 GLÂNDULAS ANEXAS salivares fígado pâncreas DENTES LÍNGUA VESÍCULA BILIAR

8 CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS PLÁSTICOS OU CONSTRUTORES FORMAM O NOSSO ORGANISMO, PROMOVENDO O SEU CRESCIMENTO E A SUBSTITUIÇÃO DAS PARTES QUE ELE SOFRE. ENERGÉTICOS FORNECEM ENERGIA PARA A REALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DO ORGANISMO E PARA SUA MOVIMENTAÇÃO.

9 REGULADORES ATUAM REGULANDO AS REAÇÕES QUÍMICAS QUE OCORREM DENTRO DAS CÉLULAS OU NO MATERIAL INTERCELULAR. SÃO RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO HARMÔNICO DO ORGANISMO

10 SISTEMA DIGESTIVO boca, faringe, esôfago, estômago intestinoD e G

11 PROCESSOS DA DIGESTÃO PROCESSOS MECÂNICOS MASTIGAÇÃO___OCORRE NA BOCA E É FEITA PELOS DENTES, QUE FRAGMENTAM OS ALIMENTOS, E PELA LÍNGUA, QUE OS MISTURA COM A SALIVA. DEGLUTIÇÃO È O ATO DE ENGOLIR OS ALIMENTOS PELA FARINGE. MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS SÃO CONTRAÇÕES ONDULATÓRIAS E INVOLUNTÁRIAS DO ESÔFAGO, DO ESTÔMAGO E DOS INTESTINOS, QUE DESLOCAM O ALIMENTO AO LONGO DO CANAL ALIMENTAR. DEFECAÇÃO É A ELIMINAÇÃO DE FEZES.

12 PROCESSOS QUÍMICOS SÃO OS PROCESSOS QUE QUEBRAM OS ALIMENTOS EM PARTÍCULAS MENORES, GRAÇAS À AÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ESPECIAIS DENOMINADAS ENZIMAS.

13 INSALIVAÇÃO É A AÇÃO DA SALIVA SOBRE OS ALIMENTOS E OCORRE NA BOCA. ALIMENTOS QUE CONTÉM AMIDO (PTIALINA)(PÃO,MACARRÃO ETC..) COMEÇAM A SER DIGERIDOS NESTA ETAPA.

14 QUIMIFICAÇÃO É A AÇAO QUE O SUCO GÁSTRICO PRODUZIDO POR ALGUMAS CÉLULAS DO ESTÔMAGO, REALIZA SOBRE OS ALIMENTOS JUNTAMENTE COM O ÁCIDO CLORÍDRICO FORMANDO UMA MASSA PASTOSA CHAMADA QUIMO QUE É AOS POUCOS LANÇADA NO INTESTINO ATRAVÉS DO DUODENO.

15 QUILIFICAÇÃO REALIZA-SE NO INTESTINO DELGADO SOBRE A AÇÃO DE DIVERSOS SUCOS. APARTIR DAÍ OS ALIMENTOS TRANSFORMAS-SE NUM LÍQUIDO CHAMADO QUILO, QUE É ABSORVIDO POR MICROSCÓPICAS ESTRUTURAS PRESENTES NO INTESTINO CHAMADAS DE VILOSIDADES. DAÍ ENTRAM NA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E CAIS EM TODAS A S CÉLULAS DO CORPO.

16 O que é digestão ? É o conjunto de reações químicas por meio das substancias complexas macro moleculares são transformadas em outras mais simples,de moléculas menores.

17 Partes do tubo digestivo : A boca : É uma cavidade natural,forrada por uma mucosa, que atua como porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. é onde localizam-se os dentes,a língua e desembocam as glândulas salivais.

18 Primeiras transformações : São as mecânicas e químicas,necessárias a digestão, a primeira,pela ação dos dentes e da língua,durante a mastigação ; Segunda pela atividade enzimática da ptialina (ou amilase salivar) enzima presente na saliva

19 Glândulas salivares : Possuímos três tipos de glândulas salivares : as parótidas,as submandibulares e as sublinguais.elas são responsáveis pela produção diárias de cerca de um litro e meio de saliva,que, juntamente com a mastigação,realiza a primeira etapa da digestão. Os alimentos que contém moléculas de amido (pães,massas, batatas,farinhas etc.),sob a ação da ptialina,são quebrados em moléculas menores (maltose).

20 A língua : É um órgão musculoso revestido por um tecido de várias camadas a apresenta-se presa pela sua extremidade posterior ao osso hióide. Ela participa da mastigação,mantendo o alimento na linha de ação dos dentes,atua na deglutição (ato de engolir),é fundamental para a articulação das palavras e o órgão responsável pela percepção do paladar

21 Faringe : É um tubo oco que liga a boca ao esôfago e também as fossas nasais á laringe.logo, a faringe é um órgão comum ao sistema digestivo e respiratório. Durante a deglutição o palato é mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para trás,jogando-o dentro da faringe,que se contrai voluntariamente e projeta o bolo alimentar para o esôfago, nesse momento,a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe (glote),impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.

22 Você sabe como ocorre o engasgo? Você talvez já tenha percebido que não podemos respirar e engolir ao mesmo tempo. quando as partículas alimentares entram inadequadamente na laringe, provoca um acesso de tosse cuja a finalidade é expeli-las das vias respiratórias. é o que chamamos de engasgo

23 O esôfago : É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários,que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos (movimentos peristálticos). Podemos concluir que o alimento não cai no estômago diretamente pela ação da gravidade.Se uma pessoa deglutir alguma coisa, mesmo estando de cabeça para baixo, o material deglutido ainda assim será levado ao estômago

24 O estômago : É a parte mais dilatada do sistema digestivo,podemos comportar de dois a quatro litros de alimentos. sua entrada denomina-se Cárdia,onde o esôfago se comunica com o estômago e a outra abertura é o Piloro que se comunica com o intestino delgado. Internamente o sistema o estômago é forrado por uma camada denominada mucosa gástrica,responsável pela produção de muco protetor e onde se alojam as glândulas gástricas, produtoras do suco gástrico, contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas ( pepsina, renina e lipase gástrica.)

25 Em conseqüência da secreção de ácido clorídrico,o pH do suco gástrico fica normalmente entre 1.5 e 2.5. A sensação de queimadura que você sente quando vomita ou regurgita alimento é causada pela acidez do suco gástrico em ação sobre membrana não protegidas.normalmente o muco forma barreira entre o epitélio do estômago e o suco gástrico e impede que o estômago se dirija a si mesmo.

26 Intestino delgado: No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares,iniciada na boca e continuada no estômago,é completada,as moléculas alimentares são então absorvidas no sistema digestivo para o sistema circulatório,pelo qual são enviadas ás células,nesse órgão,atuam Na digestão dos alimentos,o suco gástrico, suco pancreatico e o bile

27 Enzimas composta no suco intestinal: Erepsina- transforma os peptídeos em aminoácidos. Sacarase- transforma a sacarose Maltase- transforma a maltose em glicose Lactase- transforma a lactose em glicose e galactose. Lipase entérica- transforma os lípidios em ácidos graxos e glicerol.

28 suco pancreatico é produzido pelas pâncreas que lança ao duodeno através do canal de Wirsung. as principais enzimas do suco pancreático são: Tripsina- transforma em aminoácidos os peptídeos e quaisquer proteínas que não tenham sido transformada no estômago. Amilase pancreática – transforma o amido em maltose Lipase pancreática- transforma os lipídios em ácidos graxos e glicerol.

29 Produtos finais da digestão : Terminada a digestão restam no intestino substancias mais simples,que constituem os produtos finais do processo no intestino delgado recebem o nome de quilificacão

30 Os componentes do quilo são : *Glicose,frutose e galactose –resultante da digestão dos carboidratos,. *aminoácidos- resultantes da digestão das proteínas. *ácidos graxos e glicerol- resultante da digestão dos lipídios. Os produtos finais da digestão atravessam as paredes do intestino delgado e caem na corrente sangüínea.As vitaminas e sais minerais,então são distribuídos para todas as células do corpo.

31 O intestino grosso : A principal função do intestino grosso é reabsorver água.Suas células epiteliais secretam muco,o qual lubrifica a massa de resíduo alimentar Qual vai perdendo água,resta ainda no interior grosso um material não digestivo.formam-se então as fezes, que devem ser eliminadas do organismo.

32 estomago

33

34


Carregar ppt "SISTEMA DIGESTIVO. O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google