A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores

2 OBJETIVO DO CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores OBJETIVO DO CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Compartilhar os principais temas tratados no Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores ocorrido em São Paulo, de 30/05 a 03/06/11. Confira a programação: Datas Áreas Temas 10/08/2011 Matemática Procedimentos metodológicos no planejamento 24/08/2011 Recursos didáticos no Portal 14/09/2011 Metodologia de Resolução de Problemas 05/10/2011 Língua Portuguesa Práticas pedagógicas de oralidade e produção de texto 19/10/2011 Estudos da Sociedade e da Natureza Metodologia científica e da pesquisa como estratégia didática

3 OBJETIVOS DESTA VIDEOCONFERÊNCIA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores OBJETIVOS DESTA VIDEOCONFERÊNCIA Reconhecer a relevância do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem; Compreender os níveis de dificuldade/complexidade nos cruzamentos da Matriz de Referência para Avaliação, relacionando-os à proposta de plano de aula; Refletir sobre os procedimentos metodológicos que norteiam o planejamento e as concepções teórico-metodológicas que representam;

4 VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Diferentes momentos do planejamento: O que os alunos sabem? Mobilizar os alunos para a aprendizagem ANTES Atividades Confirmação ou não das hipóteses dos alunos. DURANTE Avaliação (replanejamento) DEPOIS Fonte:

5 VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Ao planejar, o educador deve considerar: Quando realizar cada ação Quais conhecimentos novos/esperados os alunos desenvolverão A organização dos alunos Os materiais necessários O tempo de duração Como avaliar

6 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Competência – 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade. Habilidade: H27. Resolver situações-problema de adição ou subtração envolvendo medidas ou valores, abordando os diferentes significados (juntar, alteração de um estado inicial - positiva ou negativa, comparação, mais de uma transformação - positiva ou negativa). Eixo: Reconhecer as diferentes situações em que se aplicam a adição ou a subtração (campo conceitual aditivo) e realizar os cálculos adequados. Sequência didática: 2 Aulas

7 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA - AULA 1
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA - AULA 1 Estratégias: Para iniciar a aula perguntarei aos alunos: “Vocês têm em casa tudo o que desejam: TV, geladeira, fogão e móveis?”,”E se fossem comprá-los hoje, teriam condições de afirmar a economia que fariam, de acordo com a forma de pagamento (a vista ou a prazo) e com a loja/comércio?” Registrar as colocações dos alunos na lousa; Organizar os alunos em duplas para pesquisa de preços e as formas de pagamento em panfletos de dois comércios locais, com registro em tabela;

8 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Produto Loja 1 Loja 2 Preço a vista Preço a prazo A opção da compra pela dupla foi pela Loja ___, preço _________________, porque______________________________________________________________________________________________________________________ Qual a diferença entre o preço à vista e o a prazo? Espaço para a dupla registrar os cálculos realizados:

9 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Circular entre as duplas, para problematizar e registrar os raciocínios utilizados; Socializar os registros de cada dupla, registrando na lousa em uma grande tabela; Realizar intervenções e problematizações para atendimento ao objetivo; Lançar novo desafio às duplas: elaboração de uma situação-problema envolvendo comparações entre medidas ou valores para outra dupla resolver; Exposição das resoluções das duplas;

10 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA – AULA 2
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA – AULA 2 Retomar os conhecimentos dos alunos sobre as diferentes relações (“a menos”, “a mais” e “diferença”) da comparação e alguns procedimentos adotados, convidando os alunos para registrarem suas hipóteses; Questionar os alunos: “Estão prontos para o desafio de hoje?”, ” Vocês terão 20 minutos para ler e registrar a forma como resolveram três situações-problemas”; Apresentar na lousa cada uma das situações-problema:

11 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Noel comprou um fogão de 4 bocas, acendimento automático, na Loja 2, pagando R$ 138,00 a mais que Helena. Helena comprou o mesmo fogão na Loja 1 por R$650,00. Qual o preço que Noel pagou no fogão? Raul quis surpreender a esposa: comprou uma geladeira e pagou R$1625,00. Pagou R$ 215,00 a mais que Elizabete, que comprou o mesmo produto, a vista, em outra loja. Qual o valor pago por Elizabeth na geladeira? Laís comprou um jogo de sofás, 2 e 3 lugares na Loja 1 por R$800,00. Ana comprou este jogo na Loja 2 e pagou a prazo, no valor de R$ 960,00. Nesta compra, quantos reais Ana gastou a mais que Laís?

12 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Convidar as duplas para compartilharem sua forma de resolução, chamando a atenção para diversidade de procedimentos e de registro; Retomar a diversidade de procedimentos e as ideias envolvidas na comparação, registrando na lousa e no caderno: a decomposição aditiva ou subtrativa, a técnica operatória, e o uso do algoritmo.

13 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Noel comprou um fogão de 4 bocas, acendimento automático, na Loja 2, pagando R$ 138,00 a mais que Helena. Helena comprou o mesmo fogão na Loja 1 por R$650,00. Qual o preço que Noel pagou no fogão? Dupla 1 – cálculo mental Se a Helena pagou 650 reais e o Noel pagou 138 reais a mais no fogão, pegamos as centenas, depois as dezenas e as unidade. Então, pegamos 600 reais, somamos com 100, dando 700. Depois somamos 50 com 30 e por último 8 reais. Noel pagou 788 reais no fogão. Dupla 2 – Decomposição aditiva Dupla 3 – Técnica operatória 788 Ao comparar os dois valores, a relação entre eles é “a mais”.

14 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Raul quis surpreender a esposa: comprou uma geladeira e pagou R$1625,00. Pagou R$ 215,00 a mais que Elizabete, que comprou o mesmo produto, a vista, em outra loja. Qual o valor pago por Elizabeth na geladeira? Dupla 5 – Decomposição subtrativa Dupla 6 – Técnica operatória 1600 – 200= 25 – 15= 1410 Ao comparar os dois valores, mesmo com a informação “a mais” no enunciado do problema, a relação entre eles é “a menos”.

15 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Laís comprou um jogo de sofás, 2 e 3 lugares na Loja 1 por R$800,00. Ana comprou este jogo na Loja 2 e pagou a prazo, no valor de R$ 960,00. Nesta compra, quantos reais Ana gastou a mais que Laís? Dupla 4 – Decomposição subtrativa Dupla 7 – Técnica operatória 900 – 800 = 160 Ao comparar os dois valores, mesmo com a informação “a mais” no problema, a relação entre eles é “diferença”.

16 A HABILIDADE 27 NA MATRIZ DE REFERÊNCIA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores A HABILIDADE 27 NA MATRIZ DE REFERÊNCIA Nível 3: Planejamento e estratégias para a resolução de problemas Grau 2: Argumentação / decisão

17 PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Neste plano de aula, você consegue identificar os procedimentos metodológicos? Confira nas próximas telas:

18 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Levantamento dos conhecimentos prévios
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Levantamento dos conhecimentos prévios Ao elaborar os planos de aula, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos? Quais atividades foram propostas para levantá-los? Os conhecimentos dos alunos foram considerados na sequência didática? As estratégias permitiram ao aluno avançar e aprender, aproximando os saberes?

19 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Mobilização
Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Mobilização Foram planejadas estratégias visando despertar a curiosidade do aluno para o conhecimento? A proposta apresenta desafios que favoreçam o “querer aprender” por meio da reflexão/ação?

20 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Problematização
Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Problematização O plano de aula apresenta desafios aos alunos? As respostas estão pré-definidas e permitem a efetiva participação do aluno? Para solucionar o desafio o aluno pode recorrer à outras fontes, confrontar hipóteses?

21 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Sistematização
Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Sistematização O plano de aula prevê sistematização dos conhecimentos ou considera os conhecimentos prévios dos alunos e a consulta à diferentes fontes como garantia de aprendizagem? Há estratégias planejadas para o registro e a organização do conhecimento? Há comunicação do que foi aprendido no decorrer da sequência proposta?

22 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Avaliação
Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Avaliação Todas as atividades propostas visam desenvolver as habilidades estabelecidas? Há atividades que permitam avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos? As estratégias favorecem a análise de como os alunos aprendem? Reflexão: Com que frequência devo avaliar? O que devo avaliar? Para que devo avaliar? O que fazer com os resultados das avaliações?

23 Setor de Educação de Jovens e Adultos
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores Agradecemos pela participação e aguardamos sua presença na videoconferência de 24/08/11 Setor de Educação de Jovens e Adultos FUNDAÇÃO BRADESCO


Carregar ppt "CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google