A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores 1

2 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores OBJETIVO DO CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Compartilhar os principais temas tratados no Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores ocorrido em São Paulo, de 30/05 a 03/06/11. Confira a programação: 2 DatasÁreasTemas 10/08/2011 Matemática Procedimentos metodológicos no planejamento 24/08/2011Recursos didáticos no Portal 14/09/2011Metodologia de Resolução de Problemas 05/10/2011Língua Portuguesa Práticas pedagógicas de oralidade e produção de texto 19/10/2011 Estudos da Sociedade e da Natureza Metodologia científica e da pesquisa como estratégia didática

3 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores Reconhecer a relevância do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem; Compreender os níveis de dificuldade/complexidade nos cruzamentos da Matriz de Referência para Avaliação, relacionando-os à proposta de plano de aula; Refletir sobre os procedimentos metodológicos que norteiam o planejamento e as concepções teórico-metodológicas que representam; OBJETIVOS DESTA VIDEOCONFERÊNCIA 3

4 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Diferentes momentos do planejamento: O que os alunos sabem? Mobilizar os alunos para a aprendizagem ANTES Atividades Confirmação ou não das hipóteses dos alunos. DURANTE Avaliação (replanejamento) DEPOIS 4 Fonte:

5 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Ao planejar, o educador deve considerar: Quando realizar cada ação Quais conhecimentos novos/esperados os alunos desenvolverão A organização dos alunos Os materiais necessários O tempo de duração Como avaliar 5

6 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Competência – 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade. Habilidade: H27. Resolver situações-problema de adição ou subtração envolvendo medidas ou valores, abordando os diferentes significados (juntar, alteração de um estado inicial - positiva ou negativa, comparação, mais de uma transformação - positiva ou negativa). Eixo: Reconhecer as diferentes situações em que se aplicam a adição ou a subtração (campo conceitual aditivo) e realizar os cálculos adequados. Sequência didática: 2 Aulas 6

7 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA - AULA 1 Estratégias: Para iniciar a aula perguntarei aos alunos: “Vocês têm em casa tudo o que desejam: TV, geladeira, fogão e móveis?”,”E se fossem comprá-los hoje, teriam condições de afirmar a economia que fariam, de acordo com a forma de pagamento (a vista ou a prazo) e com a loja/comércio?” Registrar as colocações dos alunos na lousa; Organizar os alunos em duplas para pesquisa de preços e as formas de pagamento em panfletos de dois comércios locais, com registro em tabela; 7

8 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA ProdutoLoja 1Loja 2Preço a vistaPreço a prazo A opção da compra pela dupla foi pela Loja ___, preço _________________, porque________________________________________________________ ______________________________________________________________ Qual a diferença entre o preço à vista e o a prazo? Espaço para a dupla registrar os cálculos realizados: 8

9 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Circular entre as duplas, para problematizar e registrar os raciocínios utilizados; Socializar os registros de cada dupla, registrando na lousa em uma grande tabela; Realizar intervenções e problematizações para atendimento ao objetivo; Lançar novo desafio às duplas: elaboração de uma situação-problema envolvendo comparações entre medidas ou valores para outra dupla resolver; Exposição das resoluções das duplas; 9

10 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA – AULA 2 Retomar os conhecimentos dos alunos sobre as diferentes relações (“a menos”, “a mais” e “diferença”) da comparação e alguns procedimentos adotados, convidando os alunos para registrarem suas hipóteses; Questionar os alunos: “Estão prontos para o desafio de hoje?”, ” Vocês terão 20 minutos para ler e registrar a forma como resolveram três situações-problemas”; Apresentar na lousa cada uma das situações-problema: 10

11 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Noel comprou um fogão de 4 bocas, acendimento automático, na Loja 2, pagando R$ 138,00 a mais que Helena. Helena comprou o mesmo fogão na Loja 1 por R$650,00. Qual o preço que Noel pagou no fogão? Raul quis surpreender a esposa: comprou uma geladeira e pagou R$1625,00. Pagou R$ 215,00 a mais que Elizabete, que comprou o mesmo produto, a vista, em outra loja. Qual o valor pago por Elizabeth na geladeira? Laís comprou um jogo de sofás, 2 e 3 lugares na Loja 1 por R$800,00. Ana comprou este jogo na Loja 2 e pagou a prazo, no valor de R$ 960,00. Nesta compra, quantos reais Ana gastou a mais que Laís? 11

12 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Convidar as duplas para compartilharem sua forma de resolução, chamando a atenção para diversidade de procedimentos e de registro; Retomar a diversidade de procedimentos e as ideias envolvidas na comparação, registrando na lousa e no caderno: a decomposição aditiva ou subtrativa, a técnica operatória, e o uso do algoritmo. 12

13 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Noel comprou um fogão de 4 bocas, acendimento automático, na Loja 2, pagando R$ 138,00 a mais que Helena. Helena comprou o mesmo fogão na Loja 1 por R$650,00. Qual o preço que Noel pagou no fogão? Dupla 1 – cálculo mental Se a Helena pagou 650 reais e o Noel pagou 138 reais a mais no fogão, pegamos as centenas, depois as dezenas e as unidade. Então, pegamos 600 reais, somamos com 100, dando 700. Depois somamos 50 com 30 e por último 8 reais. Noel pagou 788 reais no fogão. Dupla 2 – Decomposição aditivaDupla 3 – Técnica operatória Ao comparar os dois valores, a relação entre eles é “a mais”. 13

14 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Raul quis surpreender a esposa: comprou uma geladeira e pagou R$1625,00. Pagou R$ 215,00 a mais que Elizabete, que comprou o mesmo produto, a vista, em outra loja. Qual o valor pago por Elizabeth na geladeira? Dupla 5 – Decomposição subtrativaDupla 6 – Técnica operatória – 200= – 15= Ao comparar os dois valores, mesmo com a informação “a mais” no enunciado do problema, a relação entre eles é “a menos”. 14

15 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Laís comprou um jogo de sofás, 2 e 3 lugares na Loja 1 por R$800,00. Ana comprou este jogo na Loja 2 e pagou a prazo, no valor de R$ 960,00. Nesta compra, quantos reais Ana gastou a mais que Laís? Dupla 4 – Decomposição subtrativaDupla 7 – Técnica operatória – 800 = Ao comparar os dois valores, mesmo com a informação “a mais” no problema, a relação entre eles é “diferença”. 15

16 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores A HABILIDADE 27 NA MATRIZ DE REFERÊNCIA Nível 3: Planejamento e estratégias para a resolução de problemas Grau 2: Argumentação / decisão 16

17 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores Neste plano de aula, você consegue identificar os procedimentos metodológicos? Confira nas próximas telas: PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA 17

18 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores Ao elaborar os planos de aula, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos? Quais atividades foram propostas para levantá-los? Os conhecimentos dos alunos foram considerados na sequência didática? As estratégias permitiram ao aluno avançar e aprender, aproximando os saberes? PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Levantamento dos conhecimentos prévios 18

19 Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Mobilização Foram planejadas estratégias visando despertar a curiosidade do aluno para o conhecimento? A proposta apresenta desafios que favoreçam o “querer aprender” por meio da reflexão/ação? 19

20 Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Problematização O plano de aula apresenta desafios aos alunos? As respostas estão pré-definidas e permitem a efetiva participação do aluno? Para solucionar o desafio o aluno pode recorrer à outras fontes, confrontar hipóteses? 20

21 Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Sistematização O plano de aula prevê sistematização dos conhecimentos ou considera os conhecimentos prévios dos alunos e a consulta à diferentes fontes como garantia de aprendizagem? Há estratégias planejadas para o registro e a organização do conhecimento? Há comunicação do que foi aprendido no decorrer da sequência proposta? 21

22 Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Avaliação Todas as atividades propostas visam desenvolver as habilidades estabelecidas? Há atividades que permitam avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos? As estratégias favorecem a análise de como os alunos aprendem? Reflexão: Reflexão: Com que frequência devo avaliar? O que devo avaliar? Para que devo avaliar? O que fazer com os resultados das avaliações? 22

23 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores Agradecemos pela participação e aguardamos sua presença na videoconferência de 24/08/11 Setor de Educação de Jovens e Adultos FUNDAÇÃO BRADESCO 23


Carregar ppt "Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google