A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUS CRISTO IGREJA HOMEM BÊNÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVIII.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUS CRISTO IGREJA HOMEM BÊNÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVIII."— Transcrição da apresentação:

1 DEUS CRISTO IGREJA HOMEM BÊNÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVIII

2 BÊNÇÃO Abençoar é uma ação divina que dá a vida e da qual o Pai é a fonte. Todo batizado é chamado a ser uma bênção e a abençoar. Eis por que os leigos podem presidir certas bênçãos. Quanto mais uma bênção se referir à vida eclesial e sacramental, tanto mais sua presidência será reservada ao ministério ordenado. LOUVOR A DEUS E PEDIDO PARA OBTER SEUS DONS

3 BÊNÇÃO DO PAI A bênção divina é plenamente revelada e comunicada, na liturgia da Igreja. O Pai é reconhecido e adorado como a fonte e o fim de todas as bênçãos da criação e da salvação. Em seu Verbo encarnado, morto e ressuscitado por nós, ele nos cumula com suas bênçãos, e por meio dele derrama em nossos corações o Espírito Santo DESDE O INÍCIO ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS TEMPOS, TODA A OBRA DE DEUS É BÊNÇÃO

4 A BÊNÇÃO SOLENE CONCLUI A CELEBRAÇÃO DO BATISMO BÊNÇÃOS SACRAMENTAIS O ESPÍRITO SANTO É A COMUNHÃO DE AMOR DE CRISTO E DA IGREJA Na liturgia da noite pascal, quando da bênção da água batismal, a Igreja faz solenemente memória dos grandes acontecimentos da história da salvação que já prefiguravam o mistério do Batismo. As diversas liturgias são ricas em orações de bênção e de epiclese para pedir a Deus a graça e a bênção sobre o novo casal, especialmente sobre a esposa. Na epiclese deste sacramento, os esposos recebem o Espírito Santo como comunhão de amor de Cristo e da Igreja. O Espírito Santo é o selo de sua aliança, a fonte que incessantemente oferece seu amor, a força em que se renovar a fidelidade dos esposos..

5 CRUZ DE CRISTO O SINAL SAGRADO DA BÊNÇÃO A Igreja dá a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o sinal sagrado da cruz de Cristo. Certas bênçãos têm um alcance duradouro: têm por efeito consagrar pessoas a Deus e reservar para o uso litúrgico objetos e lugares. Os sinais essenciais do Sacramento Eucarístico são o pão de trigo e o vinho de uva, sobre os quais é invocada a bênção da Espírito Santo.

6 Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Amazônia do Brasil Economia e Vida Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro CONHEÇA-SE, CONHECENDO A BÍBLIA Formatação: Diácono Eliezer Martins Musical: Capriccio Italiano Op. 45, Tchaikovsky Os textos estão conforme o Catecismo da Igreja Católica (§ 1078s, 1082, 1217, 1245, 1412, 1624,, 1630, 1669, 1671s). Fotos do arquivo particular.


Carregar ppt "DEUS CRISTO IGREJA HOMEM BÊNÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVIII."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google