A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013

4 Qual a função social da escola? O que a nossa sociedade exige ou espera da escola?

5

6 Na foto, em 1924, a escola registra a presença dos seus alunos! Vejamos o que ocorreu, na mesma escola, 34 anos depois...

7

8

9 O que as fotos nos dizem? Aconteceram mudanças? Quais? E na sala de aula? O que podemos supor? Por outro lado, que mudanças aconteceram no mundo nesse período? E até os dias de hoje?

10 Em 2013, 55 anos depois da última foto...e quase um século depois da primeira podemos afirmar com segurança: -O mundo mudou. Vivemos atualmente na Sociedade da Informação. Também chamada de Sociedade do Conhecimento. Fim do Século XX - origem no termo Globalização. Novos paradigmas de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação (adquirida de forma cada vez mais rápida) e também na participação social.

11 Por outro lado... na escola...

12 Ensinar é um desafio tão ANTIGO...e ao mesmo tempo tão NOVO!

13 Como ensinar? Como a criança aprende? Qual a função social da escola? O que a nossa sociedade exige ou espera da escola?

14 A sociedade contemporânea exige letramento

15

16

17

18 Qual é o desafio da escola? Proporcionar aos alunos o domínio da língua culta Como garantir isto?

19 Ato de ler Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida em que se vive... Marisa Lajolo A mediação do outro é muito importante para consolidação e o domínio da leitura.

20 Ler é construir significados com possibilidade de: Compreensão Interpretação Aplicação Autonomia Independência na leitura Com vistas a

21 Sociedade A função social da escola Sala de aula Escola Plano de aula/ ensino Projeto político pedagógico Projeto de sociedade

22 Aprendizagens Na família Nos grupos sociais No trabalho Ao conhecimento sistematizado COMO? Seleção e organização de situações planejadas. O QUE ensinar? Seleção de conteúdos relevantes socialmente e significativos para o aluno. Em que CONDIÇÕES? Organizando o tempo, o espaço e o trabalho na sala de aula, diversificando as formas de atendimento. ACESSO PARA Vida social Só na escola

23 Qual a função social da escola? Habilidades Atitudes Construir saberes Vida em sociedade: - Justa - Participativa - Solidária - Melhores condições de vida pessoal, familiar e grupal - Melhores condições econômicas - Construindo novos saberes Conteúdos A todos os alunos ENSINAR O quê? Como? A quem? Para quê?

24 Exige planejamento Não se restringe à programação do conteúdo a ser ministrado em cada disciplina. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui a discussão sobre a função social da escola, suas metas e seus objetivos. A escola, por sua vez, faz parte do sistema educacional que determina expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de conhecimento.

25 Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano (Foto de Renata Ursula) Para ele, a educação deve servir a um projeto de sociedade como um todo.

26 O que aprender na escola? Bernardo Toro propõe – 7 códigos da modernidade: 1.Domínio da leitura e da escrita. 2.Capacidade de fazer cálculo e resolver problemas. 3.Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados e situações. 4.Capacidade de compreender e operar o seu entorno. 5.Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação. 6.Capacidade de acessar informações. 7.Capacidade de trabalhar em grupo.

27 Do que estamos falando? Da faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – saberes, habilidades e informações – para atuar com pertinência e eficácia nas situações de vida, garantindo: ensino por competências contextualizado em todas as séries e disciplinas

28 Escola de sucesso é aquela onde toda criança aprende. Onde são formados os cidadãos -uma vida em sociedade mais justa e participativa. para

29 Qual a responsabilidade da escola hoje? - É o pólo articulador do direito social à educação. - A LDB responsabiliza a escola pela aprendizagem bem sucedida do aluno. - Como garantir isso? - Só a escola é responsável por isso?

30 De forma alguma. Educação – é responsabilidade de todos e precisa da participação de todos: - do poder executivo; - da escola - direção, coordenação pedagógica, professores, pais e comunidade; - da sociedade civil.

31 Algumas das atribuições dos Conselhos de Educação que garantem essa participação: 1 1 Propositivas: das diretrizes para os planos municipais de educação; de critérios para avaliação institucional das escolas; de medidas de melhoria de fluxo e de rendimento escolar; de medidas para formação, atualização e aperfeiçoamento de professores (formação continuada e em serviço) 2 2 Consultivas: padrões mínimos de qualidade; pareceres sobre planos de aplicação de recursos do salário educação; pareceres sobre planos de expansão da rede municipal; propostas de convênios com setores públicos e privados; planejamento de políticas públicas.

32 3 3 Relativas à participação social: acompanhamento e controle social na área de gestão e execução do planejamento das políticas públicas para educação; acompanhamento e controle da aplicação de recursos públicos; para envolver a sociedade nas questões educacionais; manter constante intercambio com os órgão gestores da educação: manifestando posições, sugerindo correções de rumo, alternativas de solução

33 Princípios básicos norteadores indispensáveis para toda e qualquer ação: respeito mútuo e cooperação; objetivo comum: um ensino de qualidade. Definir estratégias de fortalecimento do próprio conselho municipal em parceria com o CEE e com a Secretaria de Educação com reuniões sistemáticas, fóruns, encontros de estudos com especialistas, pesquisadores e pensadores da educação que orientem e respaldem suas ações.

34 ¨ ¨Começar pela vida real¨ (profa. Suely) ¨Não se inventa o CM, se constrói ¨(profa. Suely) ¨Os entraves não são maiores do que os nossos sonhos ¨(Leda – CM de Canaã de Carajás) ¨O amor invade a gente e o mundo vai ficando diferente.¨ (letra de uma das músicas cantadas). Para concluir

35 Para você, um abraço especial! Para você, um abraço especial! Assessoria Pedagógica Vera Lucia Wey

36 Para você, um abraço especial! Para você, um abraço especial!


Carregar ppt "Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google