A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Overclock e Necessidades de Refrigeração  Overclock  Watercooling.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Overclock e Necessidades de Refrigeração  Overclock  Watercooling."— Transcrição da apresentação:

1 Overclock e Necessidades de Refrigeração  Overclock  Watercooling

2 Overclock Como fazer um overclock Limites do overclock Erros e anomalias Refrigeração do Pc Watercooling e os seus componentes Introdução :

3 Overclock : Consiste em alterar as propriedades e configurações de hardware, coloca-lo a rodar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante para obter maior desempenho. No inicio da era “informática” quem praticava o overclock só fazia alterações no hardware. Hoje em dia, muitas pessoas recorrem exclusivamente a software. Processadores, placas gráficas, memórias, drives cd’s.

4 Overclock : Reduz o tempo de vida útil dos computadores. As hipóteses de queimar o processador, memórias e motherboard são grandes. Deixa o computador instável, a ponto de ficar lento.

5 Como fazer overclock : “Frequency / Voltage control” ou “CPU Frequency control”

6 Aumentar o FSB (Front Side Bus) 1MHz de cada vez. Normalmente o FSB dos computadores está entre 100 MHz e 1000 MHz. Como fazer overclock:

7

8 Guardar alterações efectuadas na BIOS Reiniciar Verificar velocidade do processador (Cpu-z) Verificar estabilidade do Pc (Super PI) Como fazer overclock:

9

10

11 Temperatura máxima atingida: - Basta fazer combinações entre o FSB e o Vcore até chegarem a um ponto estável em que a tºc ronde os 60º. Limitação do hardware: - Pode ir de uma placa gráfica ou disco rígido que destabilize por completo o sistema até uma motherboard que não permita aumentar o FSB mais que X. Limites do overclock:

12 Erros e anomalias: Quando o Sistema Operativo está a ser carregado o computador bloqueia sem dar nenhuma mensagem de erro. Esse erro deve-se ao CPU não aguentar o Overclock. O computador não realiza o boot e não da o respectivo bip sonoro. O CPU não aguenta o OC, ou a motherboard não aguenta o FSB. Erros relativos à memória, quer no funcionamento do Sistema Operativo quer na inicialização do mesmo. As memórias não aguentam o OC. Erros relativos ao disco: dados corrompidos; Boot disk Fail; ficheiros inexistentes; Sistema Operativo corrompido; O CPU não aguenta ou então o FSB está demasiado elevado.

13 Blue Screans, outros erros na execução de programas, erros do Sistema Operativo, freezes, O CPU não aguenta. Dispositivos não disponíveis, placa de som a funcionar mal, outras placas PCI com erros. O Bus PCI está demasiado elevado. Jogos dão erros, freezes nos jogos e erros relativos aos drivers da placa gráfica. O BUS AGP está demasiado elevado. Erros e anomalias:

14 A refrigeração através de ar é mais comum, visto que a maioria dos computadores é equipada com ventoinhas para arrefecer os dissipadores de calor e faz barulho durante horas a fio. Por outro lado, o arrefecimento a ar não tem que ser tão ruidoso. Quanto maior for a ventoinha, mais eficiente se torna e por isso não precisa de rodar com tanta velocidade. Os adeptos de jogos de computador que apreciem o silêncio devem escolher as ventoinhas maiores para reduzir ao máximo o ruído. O melhor dos sistemas de arrefecimento funcionam a água. Cada vez mais fabricantes estão a produzir sistemas, e estes são cada vez mais simples de instalar no computador. Refrigeração:

15 Surgiu dentro da comunidade overclock Tudo era feito artesanalmente, os blocos eram feitos com placas de cobre, onde depois cada um fazia os canais à sua maneira, os radiadores usados eram de automóveis e as bombas de aquários. O watercooling é a designação usada para identificar um sistema de refrigeração a água. Watercooling:

16 Sistema composto por um kit que permite ter agua em circulação num circuito fechado / isolado. Constituído por uma bomba, um radiador, um reservatório, e um bloco (ou mais), tudo ligado com tubos que fazem circular a água fria para o bloco instalado no processador. É necessário refrigeração a ar dentro da caixa, especialmente para remover o calor que se vai gerando dentro do computador. Watercooling:

17 Tem como missão refrigerar a água. Pode ser montado tanto no interior como no exterior da caixa, havendo quem o coloque no interior da parte de trás da caixa (quando existe espaço), ou nesse mesmo local, mas no exterior da caixa. Existem várias dimensões, desde os radiadores onde apenas se pode colocar uma ventoinha até radiadores que podem levar três ou mais ventoinhas. Watercooling (radiador):

18

19 É o equipamento que substitui o dissipador, isto se compararmos o watercooling ao aircooling. É o componente que mais influencia o resto do sistema. Existem blocos para todos os CPU’s, e até mesmo para discos rígidos, chipsets da motherboard, memórias da placa gráfica. Watercooling (Bloco):

20

21 É responsável por fazer circular a água no sistema. Há ter em consideração a potencia de bombeamento da mesma e o ruído produzido. Nunca por uma bomba a funcionar sem água no sistema. Watercooling (Bomba):

22

23 É o local onde vai ficar armazenada alguma água. Um dos cuidados a ter é o local onde colocamos o reservatório, pois deve ficar num sitio de fácil acesso para o caso de ser necessário acrescentar mais água. Cada vez mais existem fabricantes de hardware especializados nesta matéria, existindo reservatórios para todos os gostos e situações. Watercooling (Reservatório):

24

25 Apresentam uma parte fundamental para que um sistema deste tipo possa funcionar. Não comprar um tubo que seja muito flexível porque apesar de ser mais fácil de manusear também tem o inconveniente de dobrar com maior facilidade e algumas vezes vincar, o que dificulta a circulação da água. Watercooling (Tubos e conectores):

26

27 Watercooling (Outros acessórios):

28

29

30 Elaborado por: Tiago Sousa 12º C FIM


Carregar ppt "Overclock e Necessidades de Refrigeração  Overclock  Watercooling."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google