A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA: PRINCIPAIS DECISÕES

2 O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas.
Sua importância pode ser medida através de pelo menos 3 indicadores: Custo Faturamento Lucro Em média o transporte representa 64% dos custos logísticos, 4,3% do faturamento, e em alguns casos mais que o dobro de lucro. Administrar o transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de aspectos. As decisões podem ser classificadas em: Decisões estratégicas e decisões operacionais.

3 2. Decisões estratégicas (longo prazo)
2.1 Escolha de modal de transporte Tipos de modais de transporte de cargas: Rodoviário (R): custos fixos baixos e custos variáveis medianos. Ferroviário (F): custos fixos elevados e custos variáveis baixos. Aquaviário (Aq): custos fixos medianos e custos variáveis baixos. Dutoviário (D): custos fixos elevados e custos variáveis baixos. Aéreo (Ae): custos fixos baixos e custos variáveis elevados.

4 Quesitos para avaliar a qualidade do serviço oferecido pelos diversos modais de transporte:
Tempo de entrega médio Variabilidade do tempo de entrega Disponibilidade Frequência Capacitação

5 Fonte: Logística para MBA Executivo em 12 Lições (Peter F. Wanke)
Dimensões Maior Menor Tempo de entrega (inverso da velocidade) D Aq F R Ae Variabilidade do tempo de entrega (inverso da consistência) Disponibilidade Frequência Capacitação Fonte: Logística para MBA Executivo em 12 Lições (Peter F. Wanke)

6 2.2 Propriedade da frota Quesitos que devem ser analisados para decidir se a frota utilizada será a frota própria ou a frota de terceiros: Custo Qualidade do serviço Rentabilidade financeira das alternativas Características da operação e do setor (tamanho da operação; competência gerencial interna; competitividade e competência do setor; existência de carga de retorno; modais a serem utilizados) Modal utilizado

7 3. Decisões operacionais(curto prazo)
3.1 Auditoria de fretes Tem por objetivo a comparação dos fretes pagos atualmente, por produto, por cliente ou por rota, com estatísticas históricas. Softwares de auditorias de fretes tambéms podem ser utilizados para: Elaboração de orçamentos Controle de custos E negociação com fornecedores.

8 3.2 - Consolidação via programação de entregas.
É fundamental para as empresas possuir uma programação de entregas, para evitar níveis altos de custos e para uma melhor coordenação entre os setores envolvidos. Distribuição de um para um: veículo totalmente carregado na fábrica , leva os produtos para o destino. Envolve análise de distância, velocidade, tempo de descarregamento e carregamento e o volume do carregamento Distribuição um para muitos: o veículo é carregado no centro de distribuição com mercadorias para diversas lojas, executando um roteiro pré-determinado. Não se consegue aproveitar o espaço no veículo, pois a carga é montada na sequencia inversa das entregas. O ideal é que o veículo deve ser utilizado plenamente em sua capacidade, trabalhando todas as horas do dia. Existem métodos para estima r a distância percorrida: Perfazendo o trajeto e medindo a distância no odômetro Usar um sistema de informação geográfica com mapas digitais Através de fórmulas


Carregar ppt "O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google