A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teutônia: "A cidade que canta e encanta“ Uma cidade se constrói pela força e união de seu povo. É um município brasileiro localizado na região central.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teutônia: "A cidade que canta e encanta“ Uma cidade se constrói pela força e união de seu povo. É um município brasileiro localizado na região central."— Transcrição da apresentação:

1 Teutônia: "A cidade que canta e encanta“ Uma cidade se constrói pela força e união de seu povo.
É um município brasileiro localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul, no Vale do Taquari com habitantes, (senso IBGE 2007). Progressão automática ou manual

2 Teutônia é a cidade que canta e encanta a todos.
Essa força e união são visíveis em vários setores, principalmente na cultura. Teutônia é a cidade que canta e encanta a todos. Bairro Canabarro

3 Sua história começa com a imigração alemã, iniciada em 1824, através da criação da Colônia Alemã de São Leopoldo e a chegada dos primeiros colonizadores.

4 Antes disso, a região foi ocupada por indígenas da tribo Guaianazes, pertencentes à nação Tupi-Guarani. O município foi emancipado em 24 de maio de 1981, criado pela Lei 7.542, de 5 de outubro do mesmo ano, e instalado oficialmente em 31 de janeiro de 1983.

5 A área do município compreende 179km². Gentílico: Teutoniense
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.816, conforme o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). Gentílico: Teutoniense

6 O relevo do município é marcado por áreas onduladas.
A maior altitude é de 600 metros, no Morro da Harmonia. O clima é subtropical. O território do município é banhado pelos Arroios Boa Vista e Posses, os quais deságuam no Rio Taquari.

7 Localização:- Microrregião: Lajeado-Estrela
Mesorregião: Centro Oriental Rio-Grandense Altitude da Sede: 100 m Distância da Capital: 110 km Aspectos Físicos Teutônia limita-se com os municípios de Imigrante, Westfália, Estrela, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama, Poço das Antas, Barão, Boa Vista do Sul e Maratá.

8 Rodovia que corta a cidade, extremamente arborizada

9 DISTÂNCIAS EM KM: Porto Alegre Lajeado Caxias do Sul Estrela Bento Gonçalves Encantado Santa Cruz do Sul Rio Grande Florianópolis São Paulo

10 A Educação ocupa um lugar especial, o município conta com:
14 Escolas Municipais de Ensino Fundamental 11 Escolas de Educação Infantil 02 Escolas Estaduais de Ensino Fundamental 01 Escola Estadual de Ensino Médio 02 Escolas Particulares de Ensino Médio e Técnicos

11 Na área da saúde, o município possui: 01 Hospital;
04 Unidades Básicas de Saúde; 01 Unidade Móvel de Saúde e 01 Posto Ambulatorial. Bairro Canabarro - Teutônia-RS

12 A produção de lenha (acácia e eucalipto) também merece destaque.
Economia: Teutônia é a segunda economia entre os 39 municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), de acordo com o índice de retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A base da economia é o Agronegócio, com uma produção bastante diversificada. Na Pecuária destaca-se a bovinocultura leiteira, a avicultura, a suinocultura e a criação de aves de postura. A principal cultura é o milho, seguida de produtos de subsistência como feijão, aipim, batata e hortaliças. A produção de lenha (acácia e eucalipto) também merece destaque. Uma característica das propriedades rurais é o Minifúndio, com a média de 8,8 hectares por propriedade. O Setor Industrial é liderado pela Indústria Alimentícia e pela Indústria Calçadista, seguidas pelos setores de esquadrias, moveleiro, metalúrgico e lapidação de pedras.

13 o incentivo e promoção do esporte e também o apoio ao
A cultura constitui um retrato e a representação da origem, história, tradições e valores de um povo. Por isso, a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Teutônia busca a valorização e o incentivo aos mais diversos segmentos artístico-culturais das etnias que fazem parte da história Teutoniense, além de apoiar os grupos de Melhor Idade, o incentivo e promoção do esporte e também o apoio ao segmento do turismo.

14 Dentre as diversas manifestações e riquezas culturais, Teutônia é conhecida pelo excelente trabalho desenvolvido na música. Atualmente, o município conta com mais de 40 sociedades organizadas de canto coral, além da música instrumental, representada pela Orquestra Municipal de Teutônia e Conjunto Instrumental 25 de Julho.

15 A Secretaria da Cultura fomenta a arte, a música e a dança por meio de incentivos e programações. Exemplos disso são: a Orquestra Municipal, o Coral Municipal, os diversos Grupos de Danças Folclóricas, o Teatro e o Centro Cultural 25 de Julho, uma Associação que oferece oficinas dos mais variados instrumentos musicais, além de artes plásticas, desenho, pintura, dança e LIBRAS*- LÍNGUA OFICIAL BRASILEIRA DOS SURDOS. (São pessoas ouvintes aprendendo a linguagem das mãos para poder se comunicar com os surdos).

16

17 CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO

18

19 Em 2009, foi implantado pela Secretaria da Cultura o projeto “Cultura em Ação”, o qual consiste em apresentações artístico-culturais realizadas mensalmente no Centro Cívico da Prefeitura Municipal.

20 Neste projeto, a Secretaria dá oportunidade para que as entidades culturais do município possam mostrar à população os trabalhos desenvolvidos.

21

22 O Departamento de Turismo divulga o município e incentiva as atividades da Associação da Rota Germânica. A partir do ano de 2009, por iniciativa da Secretaria, a Rota passou a ser regionalizada, com a participação do município de Westfália.

23 Encontra-se sob a coordenação da Secretaria da Cultura e Turismo, o Museu Municipal Henrique Üebel, o qual conta com objetos que fazem parte da história de Teutônia, e possui em seu acervo a peça que dá nome ao museu: os instrumentos musicais utilizados pelo “Homem Orquestra Henrique Üebel”.

24 MUSEU MUNICIPAL HENRIQUE UEBEL
Ainda, o local conta com exposições temáticas alusivas às datas significativas do ano, nas quais o visitante pode realizar um resgate dos valores de determinadas épocas de nossa história.

25 A Secretaria de Cultura também atua junto aos grupos de “Melhor Idade”, que somam 15 em todo o município. A cada mês acontecem reuniões e há os momentos de integração, como o anual piquenique da melhor idade, com gincana de integração, o Baile dos Namorados e o Encontro Municipal do Idoso. BAILE MUNICIPAL DOS IDOSOS

26 Anualmente, a Secretaria da Cultura promove encontros e palestras sobre qualidade de vida, atividades de integração sobre assuntos de interesse do grupo.

27 Confraternização dos idosos

28 DANÇAS DA “MELHOR IDADE”

29 No esporte e lazer, acontecem grandes eventos em nível nacional e internacional, como a quebra de recorde de skate (Downhill Speed), passeios ciclísticos, campeonatos de futebol e demais esportes. Muito fomentado junto aos jovens, o esporte é considerado uma das maneiras de colaborar na formação de cidadãos.

30 Os clubes de futebol recebem incentivos para manter a tradição do esporte nas comunidades, como forma de integração e lazer. Também há a escolinha de futebol (Juventus) subsidiada pelo município para desenvolver o esporte com centenas de crianças .

31 Em 2009, a Secretaria a Cultura lançou o Concurso de Fotografias de Teutônia, com o que objetivo de valorizar as diferentes visões sobre o município, a partir dos diferente ângulos e paisagens . São utilizadas em calendários de eventos, cartões-postais, pastas e material de divulgação do município. Casas de Enxaimel O imigrante alemão Johan Rudolf Schonhorst foi o pioneiro na construção em estilo enxaimel.

32

33

34 Grandes eventos também marcam a atuação da equipe da Cultura
Grandes eventos também marcam a atuação da equipe da Cultura. Destacam-se os eventos no Natal, na Páscoa, Encontro de Carros Antigos, Teutomoto, Escolha da Rainha do Município, shows e espetáculos, além da Festa de Maio, que acontece a cada dois anos, celebrando o aniversário de Teutônia.

35 Encontro de Carros Antigos,

36 As ações fomentadas pelo poder público buscam uma convivência pacífica e harmoniosa com a diversidade cultural do município de Teutônia. MAIS INFORMAÇÕES: Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Endereço: Av. 01 Oeste, 878, Sala 18, Bairro Centro Administrativo Horário de Funcionamento:7h30min às 11h30min e 13h às 17h e/ou Telefones: e/ou

37 HOSPEDE-SE: HOTÉIS E POUSADAS:
BAVIERA PARK HOTEL – – POUSADA DA LAGOA – – HOTEL TIROL – HOTEL UNIÃO – POUSADA FLORIFLOR – HOTEL DO GRINGO – LAGOA DA HARMONIA

38 No Vale do Taquari, um povo hospitaleiro e alegre espera por você
Teutônia é uma cidade que se orgulha de encantar seus moradores e turistas! No Vale do Taquari, um povo hospitaleiro e alegre espera por você

39 FIM Fontes: Fotos: Música -Interprete: Formatação: Google
Wikipédia – A enciclopédia livre Prefeitura Municipal de Teutônia: Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Teutônia;IBGE Fotos: Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Teutônia Fotos do I Concurso de Fotografias de Teutônia Música -Interprete: Andre Rieu – Blue Danube, Formatação: José Carlos Suman - Botucatu – SP FIM


Carregar ppt "Teutônia: "A cidade que canta e encanta“ Uma cidade se constrói pela força e união de seu povo. É um município brasileiro localizado na região central."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google