A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto Para avançar os slides, utilize as setas ou o mouse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto Para avançar os slides, utilize as setas ou o mouse."— Transcrição da apresentação:

1

2 ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto Para avançar os slides, utilize as setas ou o mouse

3 ITANHAÉM Ou Villa de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, a segunda cidade criada em terras brasileiras, foi fundada por Martim Afonso de Souza em 22 de abril de No início apenas um pequeno núcleo armado, para marcação de posse e defesa da capitania contra os espanhóis assentados na ilha de Santa Catarina. Recebeu o foral de vila em De 1624, até 1711, foi sede da então capitania de Itanhaém, desmembrada da de São Vicente, por questões judiciais. Foi nessa cidade que nasceu, em 14 de outubro de 1853, o pintor Benedicto Calixto de Jesus, que se notabilizaria por seus quadros históricos e religiosos, também por suas conhecidas marinhas, além de livros e estudos históricos.

4

5 Observem agora, neste mapa, de acordo com estudos de Calixto, como seria a primitiva vila, no início da colonização. Digno de nota, também, é a posição do leito do rio Itanhaém, que naquela época chegava aos pés do morro Itaguaçu (morro do convento).

6

7 Algumas fotos antigas da cidade.

8 Foto (c. 1913) da construção da estrada de ferro, inaugurada em No início era a Estrada de Ferro Santos a Juquiá, de propriedade da São Paulo Railway, adquirida em 1920 pela Sorocabana.

9 O convento de N.Sª. Da Conceição (c. 1920)

10 Vista do centro histórico da cidade (c. 1920)

11 O largo da matriz (cerca de 1950) Casa onde residiu B.Calixto

12 O morro do convento visto da estação da EFS (1969)

13 1955

14 2006

15

16 Vista interna da matriz, com o altar- mór ao fundo

17 Quadro de Benedicto Calixto no interior da matriz de Sant’ana

18 Outros dois altares da igreja, cuja inauguração remonta a 1761

19 Antiga Casa de Câmara e Cadeia

20 Casario da praça

21

22 O convento visto da torre da matriz

23 O antigo cruzeiro aos pés da rampa do convento

24 A rampa, vista do antigo leito da estrada de ferro

25 Convento de N.Sa. Da Conceição (1640)

26 Interior da capela

27 O altar, possivelmente original

28 Imagem de N.Sa. do Amparo No início do povoado, a Câmara encomendara à Corte, uma imagem da padroeira da vila, N.Sª. da Conceição. Só que a imagem veio trocada. A da Conceição fora para São Vicente, e a do Amparo viera para Itanhaém. Mais tarde, verificado o engano, os padres quiseram fazer a troca, mas foram impedidos pela população, que já ficara devota dessa imagem.

29 Os fundos do convento, em tela de B. Calixto

30 As ruínas da parte antiga do convento, destruídas por um incêndio ocorrido em 1833

31

32

33 Praia do Sonho

34 Praia dos Pescadores

35 Escultura “Mulheres de Areia” na praia dos Pescadores, tendo ao fundo a ilha das Cabras

36 Barra do rio Itanhaém, tendo ao fundo os morros de Sapucaitava e Piraguava

37 Morro do Paranambuco

38 A “Cama de Anchieta”

39 Portinho dos Pescadores

40 Ruínas da estrada de ferro...

41 CRÉDITOS PPS criado e montado pelo fotógrafo Gilberto Calixto Rios Fotos do próprio autor e do site oficial da cidade: Fontes históricas: “A Villa de Itanhaém” - Benedicto Calixto de Jesus; “Capitanias Paulistas” - idem Música de fundo: “Itanhaém, o que é que você tem?” canta: Rosaly - autores: Pascoal e Carlos Alievi – (esta música foi enviada pela amiga Gui Ferreira Oliva) Quadro de fundo na abertura: “Porto de Sapucaetava” B.Calixto Mais sobre Benedicto Calixto em Visite nossa página na Web: © Gilberto Calixto Rios - SP 03/2009


Carregar ppt "ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto Para avançar os slides, utilize as setas ou o mouse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google