A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013."— Transcrição da apresentação:

1

2 Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013

3 Atualmente, o bairro rural de Peirópolis é considerado como um verdadeiro Complexo Científico Cultural, contendo como principal atração científica e turística um sítio paleontológico com um centro de pesquisas e um rico museu abrangendo réplicas de dinossauros em tamanho real. Em seu acervo paleontológico há fósseis de 80 milhões de anos e outros vertebrados pré-históricos, painéis explicativos sobre a evolução da vida dos animais e vegetais que habitaram a região há milhões de anos e uma paisagem caracterizada pela beleza e tranquilidade (MUSSIO, 2008).

4 Antes da visita... Pesquisa sobre o bairro na sala de informática: imagens, curiosidades, história sobre o distrito de Peirópolis. Sites:

5 Saída da escola Chegada a Peirópolis “... os modos de realizar as atividades, os recursos mobilizados pelos participantes, os materiais utilizados serão diferentes segundo as características da situação da atividade desenvolvida” (KLEYMAN, 2005, p.25).

6 Visita monitorada ao museu do Dinossauro

7

8

9 Lanche coletivo após a visita ao interior dos museus Visita monitorada ao museu do Dinossauro

10 Trabalhando em sala de aula após a visita... Discussão oral sobre a visita à Peirópolis; Produção de texto: “Um dia em Peirópolis”. Pintura rupestre na praça (com papel pardo e giz de quadro negro).

11 Pintura rupestre na praça

12

13 Apresentações dos trabalhos em sala de aula Pintura rupestre na praça

14 Entusiasmo e alegria na apresentação dos trabalhos...

15 Trabalhos de expressão artística realizados

16 Expressão artística...

17

18

19

20 Percebemos que a alfabetização é muito mais do que decodificar códigos verbais e não verbais. Constitui-se como uma das armas mais poderosa que se tem para a transformação social. É a mais abrangente e compreensível forma de comunicação; assim, ao possibilitar o domínio da escrita, pela prática que tiveram na visita em Peirópolis e nas demais visitas realizadas, os alunos desenvolveram, consideravelmente, sua autonomia, sua socialização e o respeito aos seus valores pessoais, aos do outro e aos valores culturais da cidade de Uberaba. Depoimento das pibidianas.

21 REFERÊNCIAS BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, Disponível em: livro051.pdf Acesso em: 01mai KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Universidade de Campinas. São Paulo, Disponível em:. Acesso em: 10 jun FREIRE, Paulo & MACEDO, Donaldo (1990). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, MUSSIO, A. C. PEIRÓPOLIS (antiga CAMBARÁ) Município de Uberaba, MG. Estações Ferroviárias do Brasil. Uberaba, Disponível em:. Acesso em: 10 jun TAVARES, Maria Tereza Goudard. A cidade e a alfabetização das crianças das classes populares: algumas considerações. [200?]. Disponível em: ezatavarest06.rtf‎ Acesso em: 02 mai Música: Camaleão / Grupo Paramgolè

22


Carregar ppt "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google