A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“STRESS E ATITUDES DIANTE DA MORTE EM PROFISSIONAIS NA ÁREA DE CUIDADOS PALIATIVOS” Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“STRESS E ATITUDES DIANTE DA MORTE EM PROFISSIONAIS NA ÁREA DE CUIDADOS PALIATIVOS” Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 “STRESS E ATITUDES DIANTE DA MORTE EM PROFISSIONAIS NA ÁREA DE CUIDADOS PALIATIVOS” Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva

2 Introdução O ambiente hospitalar constituir um meio que favoreça o adoecimento dos profissionais da saúde em função da presença de inúmeros fatores que podem ser considerados estressores, sobretudo, no caso de pacientes em cuidados paliativos, cujo contato constante com a morte pode desencadear reações e atitudes negativas. Objetivos Avaliar a presença de indicadores de stress e atitudes diante da morte junto a profissionais que atendem pacientes em cuidados paliativos. Método Participaram 14 profissionais da saúde do Hemocentro e Hospital de Clínicas em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da universidade responsável pelas instituições. Os instrumentos utilizados foram: 1.TCLE; 2. Roteiro para caracterização dos participantes; 3. Inventário de Sintomas de Stress de Lipp; 4. Escala de Perfil de atitudes perante a morte- DAP-R.

3 Resultados e Discussão Os resultados parciais mostram que os profissionais lidam frequentemente com a morte de pacientes e todos relataram não ter recebido treinamento sobre o tema, apontando a falta de suporte para lidar com a morte(36%) como uma das principais dificuldades encontradas no trabalho. Quanto ao enfrentamento da morte, verificou-se que 49,4% dos profissionais demonstraram ter medo da morte e 53% evita este tema. Por outro lado, 49,4% encaram a morte como algo natural no ciclo da vida, 58,6% possui a crença em uma continuidade mais feliz após a morte e 40% dos participantes demonstraram encarar a morte como um alívio ao sofrimento. Considerações Finais O trabalho apresenta dados relevantes sobre o stress e a dificuldade de profissionais que atuam na área de cuidados paliativos em lidar com a morte, podendo subsidiar futuras intervenções junto a esses profissionais.


Carregar ppt "“STRESS E ATITUDES DIANTE DA MORTE EM PROFISSIONAIS NA ÁREA DE CUIDADOS PALIATIVOS” Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google