A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º trimestre Peixes Anfíbios Répteis. Critérios de avaliação Reconhecer as características e adaptações dos peixes à vida aquática. Caracterizar a reprodução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º trimestre Peixes Anfíbios Répteis. Critérios de avaliação Reconhecer as características e adaptações dos peixes à vida aquática. Caracterizar a reprodução."— Transcrição da apresentação:

1 3º trimestre Peixes Anfíbios Répteis

2 Critérios de avaliação Reconhecer as características e adaptações dos peixes à vida aquática. Caracterizar a reprodução dos peixes. Demonstrar compreensão do funcionamento corporal de peixes ósseos e cartilaginosos, diferenciando-os. Reconhecer as características dos anfíbios. Reconhecer os principais grupos dos anfíbios. Reconhecer as características dos répteis. Descrever características dos répteis relacionadas à conquista do ambiente terrestre.

3 Répteis Os répteis são animais que rastejam e estão representados por cerca de 7mil espécies, entre as quais se destacam o jacaré, a tartaruga, o lagarto e a serpente. Esses animais foram os primeiros vertebrados a se adaptar completamente à vida no ambiente

4 Revestimento e proteção Os répteis possuem uma pele grossa que pode apresentar-se com escamas ou placas duras, que os protegem contra a perda de água, são heterotérmicos pois, não são capazes de controlar a temperatura do corpo. Não há glândulas na pele e, da mesma forma que nos artrópodes, alguns répteis sofrem o fenômeno da muda para crescer.

5 Esqueleto e locomoção O esqueleto dos répteis é ósseo, a musculatura dos répteis é bem desenvolvida, mas a locomoção é prejudicada pela ausência de pernas nas serpentes, e por pernas muito curtas nos demais répteis que são presas nos lados do corpo.

6 Alimentação e digestão A maioria dos répteis são carnívoros. Os intestino dos répteis termina numa cloaca, orifício único para a saída de fezes, urina e ovos.

7 Respiração, circulação e excreção A respiração dos répteis é pulmonar. A pele, seca e grossa, não ajuda na respiração, mas os pulmões são mais eficiente que os dos anfíbios essa característica possibilitou a viverem no ambiente terrestre. A circulação é fechada e o coração apresenta dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido.

8 Sistema nervoso, órgãos dos sentidos e temperatura do corpo. O sistemas nervoso dos répteis é dorsal. O sentido do olfato é bem mais desenvolvido do que o do paladar e o da audição. Nas serpentes peçonhentas, com exceção das corais e de algumas outras, há um par de órgãos termorreceptores, as fossetas loreais, capazes de perceber variações mínimas de temperatura. Uma serpente pode sentir o calor de um rato num lugar escuro antes de atacá-los. Os répteis são animais heterotérmicos ou ectotérmicos. Para se aquecer, precisam se expor ao sol.

9 Fosseta loreal

10 Reprodução A reprodução é sexuada e os sexos são separados, existem répteis ovíparos ovíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe. A maioria dos peixes, répteis e invertebrados e todas as aves são ovíparos

11 Reprodução Vivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa placenta que lhe fornece nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e retira os produtos de excreção. São vivíparos a maior parte dos mamíferos e alguns peixes, répteis e anfíbios.

12 Reprodução Ovovivíparos o embrião desenvolvem-se dentro do corpo da mãe, mas alimentam-se do próprio ovo em que estão contidos.

13 Répteis Os répteis já possuem pulmões com uma superfície interna razoável e não dependem mais da pele para respirar, a conquista definitiva do ambiente terrestre dá-se pelos ovos com casca e com estrutura que permitem a sobrevivência do embrião dentro do ovo por vários dias. Característica do ovo: possui casca resistente e porosa, permite a entrada e saída do ar; impedindo que o ovo seque.


Carregar ppt "3º trimestre Peixes Anfíbios Répteis. Critérios de avaliação Reconhecer as características e adaptações dos peixes à vida aquática. Caracterizar a reprodução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google