A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 Tipos de Levantamentos Dados SecundáriosDados Primários Primeiro contato com o problema, conhecer o objetivo e levantar hipóteses a serem confirmadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 Tipos de Levantamentos Dados SecundáriosDados Primários Primeiro contato com o problema, conhecer o objetivo e levantar hipóteses a serem confirmadas."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 Tipos de Levantamentos Dados SecundáriosDados Primários Primeiro contato com o problema, conhecer o objetivo e levantar hipóteses a serem confirmadas dados inéditos Descreve as situações de mercado, indicando respostas aos questionamentos do tema/assunto estudado, através de levantamento de dados inéditos Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa “Desk Research”

3 3 Pesquisa Qualitativa Principais características levanta / detecta e aprofunda os conteúdos dos temas abordados ; compreensão em profundidade das relações com o tema estudado, através da análise qualitativa (SUBJETIVA); não tem representatividade amostral Resultado identificam tendências aprofundamento das informações verbalização do público alvo Coletas entrevistas em profundidade discussões em grupo

4 4 Principal Técnica Discussão em Grupo RoteiroMediador Observar e manter o “foco” Organizar a discussão Não pode ser analisado estatisticamente Pesquisa Qualitativa

5 5 Roteiro Criatividade para atender aos objetivos  Não-estruturado ou Parcialmente estruturado  Sentido exploratório, abordagem em profundidade  Segmentação por comportamento, atitudes, consumo, etc.  Traz à tona os conteúdos pertinentes ao objeto/tema investigado

6 6 Pesquisa Quantitativa Principais características: quantifica o tema / objetivo pesquisado representa o universo através da amostra resultados podem ser projetados para a população Resultado: análise quantitativa apresenta totais/n os absolutos, médias e percentuais dos resultados obtidos Coletas individuais; e familiares/domiciliares, através de entrevistas: - pessoais, - por telefone, - por correspondência, - internet, etc.

7 7 Entrevista pessoal. Técnica QuestionárioEntrevistador Treinado Claro/Objetivo Obter maior quantidade de informações com o mínimo de questões

8 8 Levantamento Telefônico Baseado em lista telefônica, “mailing”, ou qualquer outro tipo de listagem representativa ao universo pesquisado. Pequeno número de perguntas Dificuldade de coletar dados pessoais Recusas Universo limitado à posse de telefone

9 9 Correspondência / Internet Método mais barato / custo mínimo Aplicação de questionário compacto/curto Baixo retorno (cerca de 10%) Incentivo Limitação

10 10

11 11 Instrumentos de Coleta Qualitativa Quantitativa -roteiro -questionário perguntas abertas questionário: - estruturado - semi-estruturado

12 12 Questionário Completo Completo conter perguntas sobre as informações a serem obtidas e com objetivo definido Concreto Concreto claro e objetivo Discreto Discreto não constranger o entrevistado Secreto Secreto compromisso com a confidencialidade não identificar o entrevistado

13 13 Questionário Seqüência estruturada de perguntas coletar informações exatas organizar e sistematizar a coleta padronizar facilitar a crítica e ao processamento dos dados

14 14

15 15 Filtro: pergunta eliminatória -> seleciona o universo a ser pesquisado e organiza os entrevistados segundo características impostas pelo estudo. Ex: Ontem, segunda-feira, o(a) sr(a) ouviu rádio? ( )Sim - PROSSIGA( ) Não - ENCERRE Se sim: Qual rádio o(a) sr(a) ouviu ontem, segunda-feira? 1. ( ) nonono 2.( ) papapa 3.( ) xuxuxux Tipos de Perguntas

16 16 1.Aberta: perguntas exploratórias, com maior nível de questionamento, onde o entrevistado responde com suas próprias palavras sobre o assunto investigado. Ex: Tipos de Perguntas P17.) Na sua opinião o que está faltando para que a empresa do Grupo IBOPE na qual você trabalha seja reconhecida como Socialmente Responsável? ______________________________________________

17 17 2. Fechadas: são fornecidas alternativas pré-definidas para as respostas. Podem ser apresentadas em escalas e são utilizadas para avaliar a aceitação, intensidade, preferência, imagem, etc. Tipos de Perguntas Ex: P4. ) Pensando na Responsabilidade Social nas empresas, qual destas áreas você considera que precisa de maior atuação? (UMA OPÇÃO - RU) 1 ( ) saúde 2 ( ) educação 3 ( ) dependência química 4 ( ) violência 5 ( ) meio ambiente RU = resposta única RM = resposta múltipla

18 18 Categorias sucessivas de respostas,que qualifica o grau de importância/relevância do tema Utilizada para avaliar aceitação, qualidade, etc. Para uma empresa que escolhe atuar na área de educação, qual o grau de importância para cada uma das seguintes ações: (ENTREVISTADOR LEIA CADA UMA DAS FRASES) Muito importante Importante Pouco importante Nada importante Ex: Pergunta Fechada – Escala

19 19 3. Escala de Ordenação :aponta a ordem de importância para o tema estudado EX: “RANKING” P3) Desta lista, qual o principal motivo que leva as empresas a atuarem de forma socialmente responsável em primeiro lugar? E em segundo lugar? E em terceiro? 1 Auto-promoção 2 Isenções tributarias 3 Sentem-se socialmente cobradas/Modismo 4 Faz parte da missão da empresa 5 Atuar na redução das desigualdades sociais Pergunta Fechada - Escala

20 20 Tipos de Perguntas 4. Dicotômicas: tem como resposta “Sim”e “Não”. Objetiva dividir os entrevistados em dois grupos. Ex: P1.) Você já ouviu ou não o termo Responsabilidade Social Empresarial? 1. ( ) Sim 2. ( ) Não

21 21 Tipos de Perguntas 5. Encadeadas: a segunda pergunta depende da resposta da primeira. Ex: Você participa em algum projeto Social fora do IBOPE? ( )Sim( ) Não Se sim, em qual área? 1. ( ) saúde 2.( ) educação 3.( ) violência 4.( ) meio ambiente 5.( ) inclusão social

22 22

23 23 Pré-Teste Pesquisa Piloto Experimentação do questionário Entendimento Formulação das perguntas Pulos Adequação ao objetivo Ordenação das perguntas PreenchimentoComplementação

24 24

25 25 Entrevistador Elo importante da corrente Facilidade de comunicação Observador Detalhista Consciencioso Persistente Tato / “Jogo de cintura” Paciente Dinâmico Letra legível Educado/gentil/respeitoso Senso crítico Boa instrução Fator determinante para o sucesso da coleta

26 26 A entrevista  Saudação educada /gentil: o entrevistador é a imagem da Empresa  Leitura correta e pausada da pergunta conforme estiver formulada  Entonação de voz: ênfase nas palavras mais importantes mantendo a imparcialidade  Nunca “traduzir” a pergunta: em caso de dúvida, repetí-la  Resposta “Não sei” – diferenciar o desconhecimento real do desinteresse  Anotar com exatidão as declarações do entrevistado. Se não entender, peça para que ele repita a resposta  Ler todas as alternativas ao entrevistado, mesmo que ele comece a responder antes de terminar a pergunta  Identificação do Entrevistador e da Empresa  Informação clara do objetivo da pesquisa  Não dar exemplos e muito menos opiniões pessoais

27 27

28 28 Apresentação Pessoal / Objetivo Bom dia / boa tarde / boa noite.... Meu nome é , trabalho no (a) (CITE O NOME DA SUA EMPRESA). Estou fazendo um trabalho voluntário para o Instituto Paulo Montenegro e Recursos Humanos sobre Responsabilidade Social Empresarial e sobre a Responsabilidade Social no IBOPE. Para ficar a vontade, você não será identificado.

29 29 Perfil do Entrevistado LOCALIDADE CÓDIGO São Paulo1 Rio de Janeiro2 Curitiba3 Porto Alegre/Florianópolis4 Belo Horizonte5 Brasília6 Salvador7 Recife8 Fortaleza9

30 30 P1 Você já ouviu ou não o termo Responsabilidade Social Empresarial? 1 ( ) Sim 2 ( ) Não 3 ( ) Não sabe /Não Opinou ESPONTÂNEA

31 31 P2 ***CARTELA 1*** Com base nesta cartela, favor apontar as três alternativas mais importantes que descrevem a Responsabilidade Social Empresarial. 1 (X) Realizar doações financeiras/materiais para instituições 2 ( ) Realizar doações financeiras/materiais para pessoas 3 ( ) Promover participação de seus funcionários em ações voluntárias 4 (X) Atuar nas carências da sociedade em complementação as ações do governo 5 ( ) Promover ações educacionais 6 ( ) Cumprir a lei pagando seus impostos 7 ( ) Cumprir as leis trabalhistas 8 (X) Promover a contratação de funcionários portadores de deficiências 9 ( ) Promover eventos culturais 10 ( ) Incentivar a preservação do meio ambiente 11 ( ) Nenhuma ESPONTÂNEA 12 ( ) Não sabe / Não opinou ESPONTÂNEA

32 32

33 33 P3 ***CARTELA 2*** Desta lista, qual o principal motivo que leva as empresas a atuarem de forma socialmente responsável ? E em segundo lugar? E em terceiro? 1 Auto-promoção 2 Isenções tributarias 3 Sentem-se socialmente cobradas/Modismo 4 Faz parte da missão da empresa 5 Atuar na redução das desigualdades sociais 6 Agregar valor a imagem da empresa

34 34

35 35 P4 ***CARTELA 3*** Pensando na Responsabilidade Social nas empresas, qual destas áreas você considera que precisa de maior atuação? RU (UMA OPÇÃO) 1 ( ) saúde 2 ( X ) educação 3 ( ) dependência química 4 ( ) violência 5 ( ) meio ambiente 6 ( ) inclusão social

36 36

37 37 P5 Para uma empresa que escolhe atuar na área de educação, qual o grau de importância para cada uma das seguintes ações: (ENTREVISTADOR LEIA CADA UMA DAS FRASES) 1. Muito importante2. Importante 3. Pouco importante 4. Nada importante5. Não opinou / Não sabe - espontâneo 1.(1 ) dar bolsas de estudo 2.(3 ) incentivar o desenvolvimento pessoal dos funcionários 3.(4 ) investir na estrutura física e equipamentos de escolas carentes 4.( ) investir na formação dos professores da rede pública 5.( ) desenvolver projetos pedagógicos para utilização em escolas públicas

38 38 P7 As empresas que fazem parte do Grupo IBOPE são mantenedoras do Instituto Paulo Montenegro, que desenvolveu e viabiliza diferentes programas sociais na área de educação.Quais programas você conhece, ainda que de ouvir falar? (ESPONTÂNEA – NÃO LEIA AS ALTERNATIVAS) 1.( ) NEPSO – Faça P 8 2.( ) Estação IBOPE – Faça P 10 3.( ) INAF – Faça P 9 4.( ) Outros­ Especifique - Pule p/ P 11 5.( ) Não sabe / Não opinou - Pule p/ P 11 6.( ) Nenhum - Pule p/ P 11

39 39P8 (Só para quem mencionou o NEPSO na pergunta 7) Com relação ao “Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião”, gostaria que você me dissesse se concorda (totalmente ou em parte) ou discorda (totalmente ou em parte) de cada uma das afirmações que vou ler. 1. Concorda totalmente 2. Concorda em parte 3. Discorda totalmente 4. Discorda em parte 5. Não opinou / Não sabe 1. (2 ) O programa é bastante conhecido internamente pelos funcionários das empresas do Grupo IBOPE 2. ( 1 ) O programa ainda não é conhecido pelos clientes atuais ou potenciais 3. ( 5 ) O programa é reconhecido por especialistas como sendo de excelente qualidade 4. ( 1 ) Tenho orgulho de trabalhar numa empresa que desenvolve e aplica programas como este 5. ( ) O Instituto Paulo Montenegro tem parceiros do mais alto nível para este programa

40 40 P13 De qual forma você participa ou colabora com a Responsabilidade Social Empresarial do IBOPE. (RM) 1.(X ) participando como voluntário nos programas desenvolvidos pelo IPM 2.(X ) gerando resultados com meu trabalho diário, permitindo que a empresa aplique parte deles na manutenção dos programas do IPM 3.( ) não participo 4.( ) não sabe / Não opinou ESPONTÂNEA

41 41 P17 P17.) Na sua opinião, o que está faltando para que a Empresa do Grupo IBOPE na qual você trabalha seja reconhecida como Socialmente Responsável? ______________________________________________ Anotar o que o entrevistado declarou com exatidão Explorar as razões/motivos “...ser mais empenhada/comprometer-se/atuar diretamente nas comunidades mais carentes/ realizar trabalhos em favelas...” LETRA LEGÍVEL


Carregar ppt "1. 2 Tipos de Levantamentos Dados SecundáriosDados Primários Primeiro contato com o problema, conhecer o objetivo e levantar hipóteses a serem confirmadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google