A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EFEITOS DA VIBRAÇÃO SOBRE OS SERES HUMANOS. A vibração é um movimento oscilatório de um corpo, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EFEITOS DA VIBRAÇÃO SOBRE OS SERES HUMANOS. A vibração é um movimento oscilatório de um corpo, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos."— Transcrição da apresentação:

1 EFEITOS DA VIBRAÇÃO SOBRE OS SERES HUMANOS

2 A vibração é um movimento oscilatório de um corpo, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento. Como todo corpo com movimento oscilatório, um corpo que vibra, descreve um movimento periódico, que envolve um deslocamento num certo tempo. Daí resulta a velocidade, bem como a aceleração do movimento em questão. Vibração

3 Outro fator importante é a freqüência desse movimento, isto é, o número de ciclos (movimentos completos) realizado num período de tempo. No caso de ciclos por segundo, utiliza-se a unidade Hertz (Hz). Vibração

4 Ao contrário de muitos agentes ambientais, a vibração somente será problema quando houver efetivo contato físico entre um indivíduo e a fonte, o que auxilia no reconhecimento da exposição. Vibração

5 Vibrações transmitidas ao corpo humano são classificadas em 02 tipos, de acordo com a região acometida:  Vibrações de corpo inteiro: - Baixa freqüência e alta amplitude. - Faixa: 1 a 20 Hz e até 80 Hz. - São especificas para atividades de transporte. - São afetos à norma ISO  Vibrações de extremidades: - Segmentais localizados ou de mãos e braços. - Faixa: 6,3 a 1250 Hz. - Origem: ferramentas normais. - ISO 5349.

6 Vibrações no corpo inteiro Todo o corpo pode ser interpretado como um sistema mecânico (massa e mola, por exemplo), lembrando-se que, na prática, existe também o amortecimento. Assim, todo corpo possui uma freqüência natural de oscilação, podendo ser quantificada com um pequeno estimulo no sistema. No entanto, este corpo poderá estar sujeito a forças externas, vibrações de outras fontes que podem entrar em contato com o mesmo, provocando uma ressonância.

7 Para uma melhor compreensão de como o corpo humano é mais sensível a determinadas faixas de freqüências de acordo com os segmentos corporais, utiliza-se um modelo mecânico simplificado, que mostra as faixas de freqüências naturais de partes importantes do corpo, conforme ilustrado a seguir: Vibração e o corpo humano

8 Vibrações sobre o homem Cabeça (axial) 25 Hz Globo ocular Hz Ombro Hz Pulmão Braço Hz Coluna (axial) Hz Mão e punho Hz Paredes do tórax 60 Hz Braço e mão Massa abdominal Hz Perna dobrada 2 Hz Perna em pé 20 Hz

9 Vibrações sobre o homem Principais sintomas da vibração: Sensação geral de desconforto4 – 9 Hz Sintomas na cabeça13 – 20 Hz Maxilar 6 – 8 Hz Influência na linguagem 13 – 20 Hz Garganta 12 – 19 Hz Dor no peito 5 – 7 Hz Dor abdominal 4 – 10 Hz Desejo de urinar 10 – 18 Hz Aumento do tonus muscular 13 – 20 Hz Influência nos movimentos respiratórios 4 – 8 Hz Contrações musculares 4 – 9 Hz

10 Vibrações sobre o homem Efeitos da vibração no corpo humano: Biomecânicos: - Ressonância de partes do corpo. Fisiológicos: - Freqüência cardíaca. - Freqüência respiratória. - Circulação do sangue. - Vasoconstrição. - Sistema nervoso central.

11 Vibrações sobre o homem Efeitos da vibração no corpo humano: Patologias: - Doenças Músculo-esqueléticas. - Falta de circulação. - Síndrome da vibração na mão.

12   Síndrome de Raynaud   Acrocianose   Síndrome Cervicobraquial   Moléstia de Dupuytren   Lesões do Ombro 5.1 Síndrome do Manguito Rotatório 5.2 Tendinite Calcificante 5.3 Bursite.   Epicondilite medial e lateral   Osteonecrose Doença de Kiembock do Adulto   Artroses – Punho e Cotovelo. Principais Enfermidades

13   Acomete todos os dedos da mão.   Palidez inicial.   Cianose tardia.   Sensação de frio, dormência e dor.   Com o reaquecimento a cianose é substituída por hiperemia. 6.Formigamento.   Latejamento.   As crises são precipitadas pelo frio e aliviadas pelo aquecimento.   É causada por espasmo das artérias digitais, devido a vibrações localizadas. Síndrome de Raynaud Carcteriza-se por: Crises de palidez e cianose dos dedos.  Episódios Típicos:

14 Acrocianose A causa é lesão vascular e/ou nervosa provocada por trauma de vibração localizada. É caracterizada por cianose persistente das mãos e diminuição da temperatura local. A pele é fria e úmida, não há palidez. A coloração azulada se intensifica com o frio e se torna avermelhada com a exposição ao calor. Pode haver diminuição da sensibilidade..

15 Síndrome cervicobraquial É a raquialgia. Manifestação dolorosa localizada na coluna vertebral. Está associada a vibração de corpo inteiro. Quadro clínico - dor no pescoço, ombro e membros superiores. - perda da força muscular. - tremor das mãos - alterações circulatórias

16 Moléstia ou Enfermidade de Dupuytren Espessamento e retração da palma da mão causando contratura em flexão dos dedos e incapacidade funcional das mãos.

17 1. Síndrome do manguito rotatório ou Síndrome do impacto Dor irradiada para a face lateral do braço. Dor intermitente no ombro que piora com esforços fisicos. Dificuldade ou impossibilidade de elevar e/ou manter o braço elevado. 2. Tendinite calcificante do ombro Inicia-se com crise com dor súbita, contínua e intensa. 3. Bursite do ombro Quadro semelhante à síndrome do impacto. Pode evoluir para a limitação dos movimentos do ombro. Lesões do ombro

18 Epicondilite medial e lateral São chamadas de cotovelo de jogador de golfe e cotovelo de tenista, respectivamente. - Dor no cotovelo, na parte interna ou externa. - Dor à movimentação da mão e punho. - Dor à palpação do epicondilo medial e lateral.

19 Osteonecrose Doença de Kiemböck do adulto. É a necrose asséptica do osso semilunar do carpo. Ocorre dor no punho, intensa e súbita.

20 Artroses do punho e cotovelo Artrose é um processo degenerativo e progressivo das articulações, semelhante ao que ocorre no envelhecimento. Ocorre ocupacionalmente com o uso de ferramentas giratórias e/ou vibratórias. Exemplo: marteletes pneumáticos.

21 Doença Vibroacústica - DVA Ela lesa os seres humanos, principalmente pelos infrasons, isto é, ruídos de freqüência abaixo de 20Hz(RBF), pouco lembrados na saúde ocupacional e na legislação. É uma doença sistêmica, acomete todo o organismo. Foi observada em técnicos de máquinas de navios, profissionais de restaurações e disc-jóckeys. Até o automóvel é fonte significativa de RBF..... ALERTA ! ! ! Pode levar a: espessamento das estruturas cardiovasculares; aumento da irritabilidade e agressividade; depressão e perturbação nos processos cognitivos; aparecimento de tumores; perda de equilibrio frequentes; disfunção da tireóide e envelhecimento precoce.

22 Efeitos gerais da vibração Visão turva: -Diminuição do rendimento no trabalho e aumento do risco de acidentes. -Perda de equilíbrio, simulando uma labirintite. -Falta de concentração. Alteração sistema cardiovascular: -Aumento da freqüência cardíaca. Lentidão nos reflexos. Aparelho digestivo: -Enjôo, gastrites e úlceras.

23 Efeitos gerais da vibração Cinetose - Distúrbio do movimento -Mal estar geral, náuseas e vômitos. Degeneração do tecido muscular e nervoso Principalmente para as vibrações localizadas: -Perda da capacidade de manipular. -Perda do tato das mãos e dedos. -Dificuldades no controle motor.

24 Furadeiras elétricas–manuais: Indústrias metalúrgicas, mecânicas e instaladores. Motosserras: Indústria extrativa madeireira. Furadeiras pneumáticas: Reparo de vias públicas, demolições, construção de túneis e estradas, extração de mármore. Vibração - Fontes

25 Melhora do equipamento, reduzindo a intensidade das vibrações, Instituir períodos de repouso e rotatividade, evitando exposições contínuas, Ao identificar as lesões iniciais, deve-se proceder o rodízio no posto de trabalho ou afastar trabalhador da função. Vibração - Prevenção

26 Vibrações sobre o homem Doenças causadas pela vibração sobre a mão Síndrome de Raynaud

27 Doenças causadas pela vibração sobre a mão Síndrome de Raynaud

28 Doenças causadas pela vibração sobre a mão Acrocianose

29  Conclusão: Apesar da evolução atual em relação as normas “NRs – ISO PPRA – PCMSO – PCA” e outros, temos que levar em conta duas coordenadas: - a subjetividade dos riscos no trabalho e a consciencia do trabalhador no cumprimento das normas básicas de segurança no trabalho, sempre objetivando a prevenção das doenças e dos acidentes de trabalho, que é o foco deste seminário.

30 OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO ! Dr. Adhemar A. M. Craveiro Médico do Trabalho. Unidade de Produção de Jupiá. Companhia Energética de São Paulo – CESP.


Carregar ppt "EFEITOS DA VIBRAÇÃO SOBRE OS SERES HUMANOS. A vibração é um movimento oscilatório de um corpo, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google