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TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC Prof. Itair Pereira da Silva.

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1 TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC Prof. Itair Pereira da Silva

2 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

3 Abordagem Clássica da Administração Científica Teoria Clássica Ênfase nas tarefas Ênfase na estrutura Taylor Fayol Desdobramentos da Abordagem Clássica:

4 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: Iniciada por Frederick Winslow Taylor, racionalização da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. TEORIA CLÁSSICA: Iniciada por Henri Fayol, aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

5 Frederick Winslow Taylor Nasceu na Filadélfia-USA. Veio de família Quaker de princípios rígidos: disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Em seus primeiros estudos tomou contato direto com os problemas sociais e empresariais decorrentes da revoluão Industrial. Iniciou sua atividade profissional como operário, em 1878 (22 anos), passando por capataz, contramestre, chefe de oficina, e engenheiro, em 1885 (29 anos).

6 Desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Taylor teve inúmeros seguidores, entre eles:  Henry Lawrence Gant;  Frank Bunker Gilbreth;  Harrington Emerson;  Henry Ford – que costuma ser incluído entre eles, pela aplicação destes princípios nos seus negócios;  E outros. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

7 PREOCUPAÇÃO BÁSICA: Aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. É uma abordagem de baixo para cima e das partes para o todo. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA OPERÁRIO SUPERVISOR GERENTE OPERÁRIOS E SEUS CARGOS ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

8 a)Atenção para o método de trabalho; b)Para os movimentos necessários à execução de uma tarefa; c)Para o tempo padrão determinado para sua execução. PREDOMINAVAM:

9 Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos, etc, que constituem a chamada: O R T COMO RESULTADO ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO Tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos.

10 Sistema de pagamento: por peça ou por tarefa. Os patrões: Ganhavam pagando pouco por tarefa. Os operários: reduziam um terço o ritmo de produção das máquinas para compensar o baixo pagamento. DILEMA DE TAYLOR AUMENTAVA A PRODUÇÃO DIMINUIA O PREÇO POR PEÇA Como não decepcionar os patrões, nem seus colegas?

11 1 º PERÍODO DE TAYLOR  Iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho operário.  Preocupava-se exclusivamente com as técnicas de racionalização ( de tornar mais eficientes os processos de trabalho) do trabalho operário, por meio do ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS.  CONCLUIU QUE:

12 1 º PERÍODO DE TAYLOR OPERÁRIO MAIS PRODUTIVO GANHA O MESMO OPERÁRIO MENOS PRODUTIVO CRIAR CONDIÇÕES PAGAR MAIS AO QUE PRODUZ MAIS NECESSIDADE

13 2 º PERÍODO DE TAYLOR  Concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo.  A partir daí, desenvolveu seus estudos sobre a Administração geral, o qual denominou de Administração Científica.

14 2 º PERÍODO DE TAYLOR  Considerava o operário como: irresponsável, vadio e negligente.  Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana, se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial.

15 TAYLOR ASSEGURAVA QUE:  Ocorria vadiagem por parte dos empregados.  Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.  Havia falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Para sanar estes males idealizou a: ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT

16 PARA TAYLOR: O principal objetivo da Administração deve ser:  “Assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado”.  Identidade de interesses entre empregados e empregadores.

17  Operários aprendiam como executar as tarefas por meio de observação; Isso levava a diferentes maneiras e métodos para fazer a mesma tarefa;  O método mais rápido deveria ser encontrado e aperfeiçoado por meio de uma análise científica e do estudo dos TEMPOS E MOVIMENTOS. TAYLOR OBSERVOU QUE:

18 ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos, recebeu o nome de:

19 T AYLOR ( ) Estudo dos T empos e Movimentos Ênfase na Análise e na Divisão de Funções + Sistema de tarifas diferenciadas T aylor => ênfase nas T arefas Teoria da Administração Científica

20 Abor- dagem ÊnfaseTermos mais utilizados ÓticaDesta- que Obra Adm. Cientí- fica Na Tarefa Organização racional; Divisão de tarefas; Simplificação; Especialização; Tempos e Movimentos. De baixo para cima. TaylorPrincípios da Adm. Científica (1911)

21 Fundamenta nos seguintes aspectos: ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT 1.Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. 2.Estudo da fadiga humana. 3.Divisão do trabalho e especialização do operário. 4.Desenho de cargos e de tarefas. 5.Incentivos salariais e prêmios de produção. 6.Conceito do homo economicus. 7.Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc. 8.Padronização de métodos e de máquinas. 9.Supervisão funcional.

22 1. ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS:  Verificou-se que o trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente por meio da ANÁLISE DO TRABALHO. Isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa;  Observou-se a possibilidade da simplificação dos movimentos úteis;  A eliminação dos movimentos inúteis, gerando economia de tempo e esforço dos operários;

23 1. ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS:  A análise do trabalho seguia o estudo dos tempos e movimentos. A determinação do tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, por meio da utilização do cronômetro

24 1. ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS: TEMPO MÉDIO + TEMPO MORTO = TEMPO PADRÃO Padronizava-se assim, o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução.

25 2. ESTUDO DA FADIGA HUMANA:  O estudo dos movimentos baseava-se na anatomia e fisiologia humana. Devido a isso, foram estudados os efeitos da fadiga na produtividade do operário.  A fadiga é considerada um redutor da eficiência.

26 3. DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO  São decorrências do estudo dos tempos e movimentos.  Chegou-se a conclusão de que o trabalho de cada pessoa devia, tanto quanto possível, se limitar à execução de uma única e simples tarefa.  Como resultado o operário perdeu a liberdade e a iniciativa de estabelecer a sua maneira de trabalhar e passou a ser confinado à execução automática e repetitiva.

27 4. DESENHO DE CARGOS E TAREFAS  Na administração científica aconteceu a primeira tentativa de se definir e estabelecer racionalmente os cargos e tarefas.  Tarefa: Toda e qualquer atividade executa por alguém no seu trabalho dentro da organização.  Cargo: Conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica e repetitiva.

28 4. DESENHO DE CARGOS E TAREFAS  A administração científica buscava o desenho de cargos mais simples, gerando maior especialização de cada trabalhador.

29 5. INCENTIVOS SALARIAIS E PRÊMIOS DE PRODUÇÃO  Para alcançar a colaboração do funcionário para as inovações propostas (racionalização de tarefas, padronização do tempo, especialização), Taylor e seus seguidores desenvolveram planos de incentivos salariais e prêmios de produção (Ex: salário por peça).

30 6. O CONCEITO DE HOMO ECONOMICUS  Segundo este conceito toda pessoa é concebida como profundamente influenciada por recompensas salariais, econômica e materiais. Ou seja:  O homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário. Assim,  As recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam profundamente os esforços individuais.

31 7. CONDIÇÕES DE TRABALHO  A eficiência não depende somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições que garantam o bem- estar físico do trabalhador e diminuam a fadiga.

32 7. CONDIÇÕES DE TRABALHO  Com a Administração Científica as condições de trabalho passam a ser consideradas importantes elementos da eficiência.  O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico são valorizados, não porque as pessoas merecem, mas porque são essenciais para a melhoria da eficiência do trabalhador.

33 8. PADRONIZAÇÃO A ORT se preocupava com a padronização dos métodos e processos, como também das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias- primas e componentes, para eliminar o desperdício.

34 9. SUPERVISÃO FUNCIONAL  É a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade).  A supervisão funcional é a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível de supervisores e chefes.


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